menu

Sobrado geminado: o que devo saber antes de comprar?

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

O sobrado geminado é aquele que, como o nome diz, é um “gêmeo” de outra construção. Isto é, dois sobrados iguais, normalmente divididos apenas por uma parede fixa. Outra característica deste tipo de imóvel é que costumam ser espelhados, então todas as peças de um também existirão no outro, porém em sentido inverso.

A maioria dos clientes que moram em sobrados acabam não abrindo mão, pois eles unem a segurança e o conforto com os espaços amplos, muitas vezes até maiores do que casas térreas (por serem praticamente uma casa sobre a outra). Seu diferencial também está em conseguir dividir as áreas comuns – normalmente no primeiro andar – das áreas privadas – quartos e salas mais íntimos, normalmente no segundo piso.

Sobrado germinado

Como acabam fazendo parte de um mesmo projeto, barateando seu curso, em muitos casos os sobrados geminados acabam sendo uma opção mais econômica que comprar uma nova casa térreo ou apartamento. Isso faz com que eles fiquem no radar de quem busca um novo investimento, porém, cada tipo de construção possui seu benefício e peculiaridade, e é preciso estar de olho para que não ocorram imprevistos e arrependimentos futuros.

Nós da Apolar não buscamos apenas oferecer imóveis para nossos clientes, nós entendemos que o que queremos entregar é um lar, onde cada família possa se desenvolver feliz como a planejado. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para que você encontre a moradia ideal sem que hajam imprevisto. Confira:

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS

Embora possuam instalações independentes, muitas vezes a falta de cuidado com uma rede pode acabar prejudicando a do vizinho, por estarem de alguma forma ligadas.
As unidades interligadas precisam estar com sua manutenção em dia para que não ocorram desperdícios ou vazamentos desnecessários.

No caso da rede hidráulica, é preciso ter muito cuidado com as tubulações, principalmente da parede que divide os dois imóveis. Um vizinho pode acabar pregando um prego e atingindo uma tubulação, por exemplo. Afetando o seu imóvel e o sobrado ao lado. Podem acarretar em estouros e vazamentos.

Para evitar este tipo de falha, é importante ter em mãos a planta hidráulica dos ambientes. Assim você consegue saber onde estão os tubos e encanamentos, e pode desviar deles.
No caso da parte elétrica, ligações mal feitas podem acarretar no vazamento e desperdício de energia. Em diversos casos o que ocorre é o aumento excessivo da conta de luz e a demora de se descobrir qual o real motivo.

Sobrado germinado

DEMARCAÇÃO DOS LIMITES

Normalmente os sobrados geminados acabam tendo paredes para separarem sua área frontal, porém não é regra. Em muitos casos, como os de condomínios fechados, por exemplo, são utilizadas fachadas modernas, sem construções para demarcar as divisões. Nestes casos quem manda acaba sempre sendo o bom senso na hora da utilização diárias dos espaços. Mesmo assim é importante colocar divisórias visíveis como plantas ou até mesmo a forma como é feita a calçada, para que os limites não sejam ultrapassados. Esta é uma forma de prevenir possíveis futuros desgastes com o passar do tempo.

 

MANUTENÇÃO DA FACHADA

A parte mais charmosa em um sobrado é a sua fachada. E se existem sobrados geminados é indispensável que suas manutenções sejam feitas com o mesmo cuidado. Nada mais terrível em um conjunto de 4 sobrados, por exemplo, do que aquele único vizinho descuidado, que deixa seu imóvel com ar de velho e acaba sendo discrepante a diferença no conjunto todo. Limpar, cortar a grama e podar as plantas é um dever de todos. Também é interessante fazerem reuniões para decidirem a cor da pintura das fachadas, caso seja necessário, com o passar do tempo. Tudo para fazer a convivência fluir sem grandes estresses.

BARULHO

Neste caso, quem já morou em apartamento acaba tendo uma vantagem de adaptação sobre quem apenas viveu em casa térreo. É muito importante ter cuidado com ruídos quando se divide uma parede com outro alguém. Festas prolongadas, discussões, risadas e até mesmo a tv em um determinado volume pode acabar tirando o sossego de quem quer o silêncio.
Você pode optar por isolamento acústico, feito com madeira, tapeçaria, espuma ou dry wall, para fugir deste problema. Mais uma vez, o bom senso é sempre o melhor amigo da boa vizinhança.

REFORMAS

Está aí um grande inimigo da boa convivência entre vizinhos. E no caso do sobrado geminado, a existência de uma reforma no vizinho é quase o mesmo barulho que se ter uma dentro da própria casa. Então antes de dar início a barulheira, entre em contato com seu vizinho, converse sobre dias e melhores horários para não atrapalhar e prejudicar o bom relacionamento entre vocês.

Não pense que por ter um sobrado geminado você precisa ter um lar sem personalidade. A decoração vai ajudar muito a dar o toque especial do seu lar. Pintura de cores diferentes podem ser combinadas entre os vizinhos. Mas lembre-se: sempre converse antes de tomar decisões que poderão afetar a todos.

Consulte nosso plantão de vendas para encontrar o imóvel ideal para a sua família e seu bolso. Clique aqui e comece a pesquisa ou aproveite para conhecer os imóveis que estão à venda no Feirão Digital da Apolar.

Sobrado germinado

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.