menu

Figura comum na vida de quem procura ou anuncia um imóvel, o corretor tem um papel no mercado imobiliário que vai muito além de acompanhar uma visita, por exemplo. Todo o trabalho é regulamentado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), junto com os Conselhos Regionais (CRECIs). 

 

Além de participar do podcast Mundo Apolar, o presidente do Cofeci, João Teodoro, também conversou com o blog Apolar sobre esse importante trabalho e ainda deu dicas para famílias e investidores!

 

Ouça o podcast Mundo Apolar – Você conhece o COFECI? 

 

Tanto Cofeci quanto os CRECIs têm o papel de fiscalizar o exercício da atividade e fazendo com que o trabalho seja regular, garantindo às famílias e aos investidores toda a segurança na negociação para adquirir, vender ou alugar um imóvel, por meio de profissionais éticos e preparados para a função. Teodoro destacou que todo esse processo sem a participação de um corretor “além de extremamente trabalhoso e desgastante pode ocasionar grandes prejuízos a quem o intenta”. 

 

Para atuar no ramo, o corretor, que exerce uma profissão regulamentada por lei, deve ter o diploma de técnico em transações imobiliárias ou de gestão de negócios imobiliários. “Sua assessoria negocial garante a compradores, vendedores, locatários e locadores, que a transação imobiliária por eles almejada estará resguardada contra erros que lhes possam causar prejuízo de difícil ou impossível reparação futura”, explicou o presidente do Cofeci. A importância do trabalho do corretor de imóveis fica ainda mais relevante quando consideramos a participação de destaque do setor imobiliário no PIB brasileiro. 

Revolução mercadológica

Na análise do presidente do Cofeci, o setor imobiliário passa por uma revolução mercadológica, especialmente por causa da pandemia do Coronavírus. A expectativa é que o aquecimento do mercado continue, com a procura por imóveis que mais se adequem às necessidades das famílias e o déficit habitacional em sete milhões de unidades. 

 

Negociação segura

Teodoro também deu dicas para que famílias e investidores que estão procurando oportunidades no mercado imobiliário. “O risco de prejuízos irreparáveis, além de muitos incômodos para quem se dispõe a negociar imóvel sem a assessoria profissional é muito grande”, reforçou. 

 

Por isso, a principal orientação do presidente do Cofeci é: procurar um bom corretor de imóveis ou uma boa imobiliária. Eles saberão dar as melhores orientações não apenas sobre as condições do imóvel (localização, zoneamento, conservação, avaliação, infraestrutura etc), mas também sobre documentação, financiamento, escrituração, registro, inclusive com o uso de toda a tecnologia hoje disponível para as negociações imobiliárias.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.