menu

Garuva

9 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Localizada próximo a grande Curitiba, Garuva é um município pertencente ao estado de Santa Catarina. A cidade é extremamente rica em espaços verdes e isso é justamente o que chama a atenção não somente dos turistas, mas também daqueles que estão em busca de uma nova região para se morar.

 

O local é recheado de opções turísticas, tanto diurnas quanto noturnas. É o lugar ideal para quem busca um ambiente mais tranquilo, longe da agitação das grandes cidades, mas que ainda dê suporte a tudo o que se necessita.

 

As paisagens que cercam o município encantam qualquer um e, definitivamente, fazem valer a pena a visita. Então, durante esta leitura, conheça um pouco mais sobre Garuva e entenda porque essa é uma região tão especial.

 

História de Garuva

Após os anos 1800, a Europa passou a enfrentar uma gravíssima crise econômica e, em razão disso, a maior parte dos trabalhadores viviam em situações críticas. Com o passar dos anos, o cenário parecia nunca melhorar, o que motivou a população menos favorecida a migrar para outras regiões.

 

Então, o Brasil recebeu milhares de europeus que, em maioria, buscavam por oportunidades de trabalho e meios de estabilizar o quadro financeiro de suas famílias. Com isso, a região de Santa Catarina foi um dos principais pontos de chegada dessas pessoas, que dificilmente se deslocavam para outros estados.

 

Na região de Garuva passou a ser planejada e discutida a criação de um novo ponto-forte comercial, onde seria praticada a importação e exportação de produtos diversos. Mas com o passar do tempo, a região deixou de ser tão voltada aos propósitos iniciais, expandindo suas atividades comerciais e atraindo mais moradores até que fosse, finalmente, emancipada.

 

A economia em Garuva

No município de Garuva a economia tende a ir bem, tornando-se uma boa opção para quem busca colocar em prática novas empreitadas comerciais. Devido ao grande vai e vem turístico, a região faz vingar a maior parte dos comércios que se estabelecem na cidade.

 

Quando o assunto é agricultura, Garuva é destaque, tendo essa como a sua principal fonte de receita durante muito tempo. Ainda hoje, a região é muito visada por quem deseja plantar e colher. Além disso, o comércio alimentício é extremamente forte no município, abrindo um leque de opções para aqueles que não perdem a oportunidade de apostar em comidas típicas de outros países.

 

De modo geral, a cidade também oferece um bom suporte a emprego e renda, atraindo novos moradores justamente por conta disso.

 

O que fazer em Garuva?

Para quem deseja visitar a região ou está considerando se instalar no local, é importante entender que este é um ponto riquíssimo em turismo e meio-ambiente. Existem opções de passeios diurnos e noturnos que atendem a todos os gostos, ou seja: se deseja frequentar bons lugares e apreciar uma vista sem igual, Garuva é o lugar!

 

Além disso, a região se destaca pela larga produção de artesanatos de vime, sendo uma boa região para quem se interessa por trabalhos manuais. É comum encontrar feirinhas de artesanato que enchem os olhos de qualquer visitante, onde se desenvolvem boas relações comerciais.

 

Ecologia

Para quem deseja fazer passeios ecológicos e entrar em contato com a natureza, Garuva é com certeza um prato cheio! Diversos rios e nascentes fazem parte do município e, com isso, muitos turistas são atraídos anualmente.

 

Espaços verdes são encontrados em abundância, com uma flora extremamente diversificada para se explorar.

 

Serra do Mar

A Serra do Mar por si só já atrai inúmeros turistas, mas Garuva recebe muitos visitantes devido a isso. O caminho é feito de trem, onde os passageiros podem provar um pouco da culinária local e acompanhar mais sobre a história da região.

 

Os valores para o passeio não são tão elevados e, certamente, é uma parada obrigatória para quem vai passar pelo local. Além disso, a vista é sem igual, sendo ideal para quem não abre mão de boas fotos e, é claro, de momentos inesquecíveis.

 

Comemorações regionais

A região é rica em diversas culturas, devido à imigração que ocorreu na época em que o Brasil incentivava a chegada de estrangeiros. Isso era feito com a intenção de fortalecer a economia e tornar o país mais atrativo quando visto de fora.

 

Com isso, muitas comemorações típicas de outros países passaram a ser celebradas na região, de modo a expressar um pouco da história de cada família que se instalou por lá. Então, para quem deseja experimentar um pouco mais de outras culturas, Garuva traz um verdadeiro leque de opções.

 

Pesca

Os pescadores que residem na região se encantam com a diversidade e abundância de peixes existentes nos rios que passam por Garuva. Então, se você deseja experimentar um pouco da pescaria durante o seu passeio ou até mesmo ao se instalar por lá, essa é uma ótima ideia!

 

Não é atoa que a região é conhecida como o paraíso das águas, existem localidades diversas para se pescar, tornando possível explorar vários lugares ao longo das visitas. Mas, para quem ainda não se sente confiante para pescar em rios ou lagos, é fácil encontrar pesqueiros aconchegantes para se visitar.

 

Passeios noturnos

Quando falamos sobre passeios noturnos, Garuva também não deixa nenhum morador ou visitante na mão. A região conta com restaurantes para todos os gostos, assim como bares que reúnem públicos diversos.

 

Falando mais a fundo sobre a gastronomia, é fácil provar de comidas diversas, que dão um verdadeiro show de cultura a quem prova. É um ambiente extremamente propício para conhecer e estudar a história européia, até mesmo por meio da alimentação!

 

Como já mencionado, as feirinhas são um verdadeiro sucesso e dentro delas se pode encontrar de tudo um pouco.

 

A valorização de Garuva

É fato que, nos últimos anos, Garuva tem sido cada vez mais valorizada, principalmente devido à segurança e suporte a tudo o que se necessita. Além disso, devido às fortíssimas temporadas de turismo, a região é um prato cheio para quem pensa em investir em imóveis para locação.

 

A região une tudo de mais importante em um único lugar, desde o básico até o lazer, então cada vez mais moradores são atraídos, buscando por paz e comodidade. É comum encontrar imóveis com grandes quintais e com boa localização ainda por preços atrativos, mas é fácil prever que os valores tendem a aumentar gradativamente com o passar do tempo.

 

Como é morar em Garuva?

Para quem está planejando se mudar para a região, é natural que surjam diversas dúvidas. O estado de Santa Catarina é rico em municípios aconchegantes e com boa qualidade de vida. Mas, falando de modo geral, o município se destaca bastante em relação às outras cidades que ficam próximas à ela.

 

Então, pensando nisso, pensamos em listar alguns pontos interessantes sobre o cotidiano em Garuva e, deste modo, matar a sua curiosidade!

 

Região tranquila

Ainda que Garuva seja sim um ponto turístico extremamente forte em Santa Catarina, o local é bem tranquilo para aqueles que desejam se estabilizar por lá. O ambiente tende a ser bastante seguro e, na maior parte das vezes, não é difícil desempenhar atividades básicas.

 

A cidade comporta bem o público que chega e, devido a isso, dificilmente são encontradas aglomerações muito grandes, que incomodem os moradores.

 

Boa situação econômica

Devido ao forte turismo na região, Garuva conta com uma boa situação econômica e, com isso, atrai aqueles que desejam estabelecer negócios próprios ou encontrar novos empregos.

 

Não é difícil começar uma nova carreira por lá e, sem dúvidas, esse é um dos maiores diferenciais. Não se engane: esse cenário não se dá somente quando falamos sobre o período de temporada: Garuva vai bem durante todo o ano!

 

Bom suporte a necessidades gerais

Para as necessidades gerais da população, como por exemplo saúde ou educação, Garuva também desempenha bem seu papel. Não é difícil conseguir atendimento ou vagas em creches ou escolas, o que a diferencia de outros municípios da região.

 

Ou seja: não é difícil se estabilizar na cidade, já que o governo da região cuida bem da maior parte dos aspectos sociais do município.

 

Cotidiano tranquilo

Quando falamos sobre cidades que se localizam no litoral ou próximas a ele, é comum encontrar queixas acerca do acesso dificultado a necessidades cotidianas, como por exemplo mercados ou farmácias. Mas em Garuva, tudo isso costuma ser bastante simples, já que a cidade é relativamente pequena e tudo é fácil de se acessar.

 

Então, para quem deseja estar longe das filas e pretende ter tudo à mão, esse é um bom lugar para se viver.

 

Se você está planejando se mudar para Garuva ou fazer uma visita para conhecer melhor a região, certamente não se arrependerá. É um ambiente rico em natureza, onde se pode levar uma vida tranquila e despreocupada. Até mesmo para quem pretende investir em comércio ou trabalho, esse é um ambiente próspero.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre Garuva, visite a região e experimente tudo de acordo com o seu gosto, afinal, opções não faltam para realizar um passeio inesquecível!

 

Você já visitou Garuva? Compartilhe conosco a sua experiência!

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.