menu

Novo, usado ou na planta: como comprar o imóvel ideal

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Você sabe qual a diferença entre estas opções? Confira no post de hoje.

como comprar o imóvel ideal

A decisão de comprar o imóvel ideal precisa ser pensada com muito cuidado. E uma das principais dúvidas de quem deseja adquirir este bem é se vale mais a pena comprar ele novo, usado ou na planta. Por isso, resolvemos fazer este post em que explicamos as diferenças entre cada um deles.

 

Comprar imóvel na planta

O imóvel na planta é aquele negociado enquanto o empreendimento ainda está em construção. Entre a sua principal vantagem está o fato de que ele pode ser 100% negociado. Este também é um investimento inteligente, pois você compra no papel por um valor e ele pode valorizar em até 20% após o término do projeto.

Eles também podem ser mais maleáveis. Algumas construtoras permitem o comprador a mudar alguns formatos, como derrubar uma parede ou pedir uma varanda maior. Como o imóvel será entregue novo, não há preocupação com a manutenção elétrica, hidráulica ou qualquer reforma deste estilo por um bom tempo.

como comprar o imóvel ideal

 

Contudo, comprar na planta significa gastar com outros tipos de reforma, como aplicação de pisos, armários e papel de parede, então tenha em mente estes custos extras. Outro ponto são os riscos envolvidos. Por exemplo, é comum a construtora atrasar na entrega do empreendimento por conta de imprevistos ocorridos no decorrer do projeto. Por isso a dica é você procurar uma imobiliária de sua confiança para fazer o intermédio com a construtora.

Outro ponto que deve ser analisado é a sua certeza em adquirir o imóvel. Como você não vai conhecê-lo pronto, vale estudar ao máximo sobre o imóvel. Veja a metragem, a disposição dos cômodos, visite o decorado e se necessário converse com um arquiteto ou decorador para tirar as dúvidas.

como comprar o imóvel ideal

 

Comprar imóvel novo

O imóvel novo é aquele que já está pronto, mas nunca foi habitado. Assim como uma propriedade na planta, este tipo não sofre com problemas elétricos, hidráulicos ou qualquer outra reforma deste estilo por um bom tempo. Entre outras vantagens de comprar um imóvel novo, estão: saber exatamente o que você vai adquirir, já que há a possibilidade de conhecer o espaço antes de fechar o contrato e contar com espaços mais modelos.

O lado negativo desta aquisição é que ele normalmente é mais caro do que uma propriedade na planta ou usado. Também há os custos com reformas de pisos, acabamentos e armários.

 

Comprar imóvel usado

como comprar o imóvel ideal

 

Quem procura por algo mais imediato e econômico, o imóvel usado é uma excelente opção. Assim como as outras opções, existem o lado bom e ruim desta escolha. Por isso, é sempre importante ressaltar que qualquer decisão precisa ser analisada com muito cuidado.

A principal vantagem deste tipo de propriedade é a economia que vem com ele. Como ele foi construído em uma outra época do mercado imobiliário, ou seja, a metragem costuma ser maior e os preços costumam ser mais acessíveis, inclusive em bairros valorizados. Este tipo de imóvel pode até ter 80% do seu valor financiado. Você também tem a chance de verificar o espaço da casa e confirmar se é isso mesmo que quer.

Para você não ser surpreendido na hora da compra, alguns pontos devem ser analisados antes da negociação:

– Valor do condomínio: já que normalmente eles não possuem a estrutura de um novo e o seu preço sofreu diversos reajustes ao longo dos anos, é necessário checar o valor atual do condomínio para não se comprometer com algo que não pode pagar.

– Comodidades: se o prédio for muito antigo, ele pode não ter algumas comodidades, como gás encanado, áreas de lazer e sistemas de economia de água e energia elétrica.

– Elétrica e hidráulica: como foram construídos há algum tempo, é necessário verificar como estão os canos e fiações do prédio para evitar problemas.

– Reforma: você provavelmente vai ter que lidar com os custos de uma reforma para deixar a casa do jeito que deseja, então mesmo pagando mais barato no imóvel, coloque esse valor na projeção.

 

Como saber qual escolher?

Para saber exatamente qual opção escolher é preciso analisar todas as características de cada uma das escolhas. Você está querendo economizar? Ou um espaço amplo? A sua prioridade é um apartamento com áreas de lazer e moderno? Todas estas definições vão ajudar você a decidir pelo local ideal.

como comprar o imóvel ideal

 

Por isso, antes de sair na busca pelo imóvel ideal, tire um tempo para você e sua família analisarem tudo aquilo que esperam da propriedade. Anotem tudo aquilo que acham relevante e procurem um corretor para ajudar você a encontrar aquilo que procura.

Independente do tipo de imóvel que você decidir, é importante ter em mente que em qualquer das opções você vai ter os lados positivos e negativos e que tudo depende daquilo que você procura na hora de comprar a sua casa ou apartamento. Para ajudar na sua busca, conte com a experiência dos corretores da Apolar e o nosso variado catálogo de imóveis.

No post de hoje falamos sobre as vantagens e desvantagens de um imóvel novo, usado ou na planta.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.