menu

Mercado imobiliário: qual o melhor momento para comprar seu imóvel?

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Será que este é o momento ideal para comprar a sua casa dos sonhos? Saiba mais

Para saber se o imóvel que você deseja está com um valor adequado é essencial entender como o mercado imobiliário funciona. Pensando em ajudar você, no post de hoje vamos falar sobre qual o melhor momento para comprar seu imóvel.

O mercado imobiliário vem crescendo a cada dia, se tornando um dos mais promissores investimentos no país. Contudo, é preciso ter atenção. Vender e comprar imóveis é um processo que não pode ter erros, já que é um investimento muito alto.

Por que este é o melhor momento para comprar imóvel?

Você está pensando em finalmente comprar um imóvel, mas está receoso porque acredita que este não é o momento certo. Acredite, você não é o único. Com a crise econômica que o Brasil vem enfrentado, boa parte das pessoas que tinham esse objetivo decidiram esperar pela melhora na situação econômica.

Contudo, este clima de insegurança e retração é na verdade uma excelente oportunidade para quem está querendo comprar o seu imóvel. Como o mercado imobiliário segue com grandes estoques de casas e apartamentos (especialistas apontam que nas metrópoles exista uma oferta 80% maior do que a considerada normal), este é o momento ideal para barganhar.

Com a oferta muito maior do que a demanda e com o dinheiro em mãos é possível fazer uma aquisição até 30% abaixo do valor que está sendo divulgado. Isso acontece porque o imóvel à venda, muitas vezes está parado há anos, e o proprietário não aguenta mais arcar com as despesas, como IPTU e taxa de condomínio. Ou seja, para o vendedor é mais vantagem reduzir o valor anunciado e se livrar das dívidas. Vale lembrar que o poder de barganha também vale para prédios e residências novas.

Você sabe como funciona o processo de compra de um imóvel? Não deixe de baixar o nosso guia completo e realize um ótimo negócio:

Um detalhe que precisa ser relembrado: os custos da compra de um imóvel não se restringem apenas ao valor do bem. Junto com ele, vem também todas as despesas com cartório, documentação e advogados – essenciais na análise da situação legal da casa ou apartamento. Além de possíveis despesas com eventuais reformas ou montagens, especialmente se o imóvel for novo (esta opção normalmente vem sem piso, torneira, azulejo e revestimento). Confira abaixo alguns pontos que fazem com que este seja o momento ideal para investir neste bem:

Aumento do poder de negociação

De um lado, os proprietários querendo vender seus imóveis, acabar com as despesas que vem com ele e lucrar com investimento que fizeram. Do outro, um possível morador que tem interesse de compra, mas quer algum desconto para fechar o negócio. Isso tudo significa uma coisa: este é o momento ideal para quem quer negociar ao máximo o valor final do imóvel, ou então, adquirir alguma aquisição vantajosa, como um móvel, um ano de condomínio grátis ou outra barganha conquistada.

O mercado imobiliário se ajustou

Há alguns anos atrás, a aceleração na economia brasileira fez com que a demanda por imóveis no país subisse muito, assim como os preços de venda. Os proprietários preferiam manter o valor como estava, pois, sabia que alguma hora iriam conseguir vender o bem e se capitalizar.

Porém, como este período durou mais do que o esperado, os donos de imóveis tiveram que se adequar aos valores para terem uma maior competitividade no mercado e aquecerem as vendas. Com a crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos, algumas casas e apartamentos estão, inclusive, com um valor abaixo do que valem, ou seja, este é um excelente momento para investir neste bem.

As condições estão facilitadas para comprar um imóvel

Como falamos acima, os preços dos imóveis estão ajustados e os proprietários estão mais suscetíveis a vender. Isto significa que estamos vivendo em um momento que a vantagem é muito mais do comprador do que do vendedor.

Além dos descontos, a crise econômica também fez com que as condições para a compra de um imóvel fossem mais simples. Agora, pode ser uma boa hora para fazer o financiamento que sempre quis, utilizar algum programa social ou até mesmo pedir por mais parcelas e redução das taxas de juros.

Dar uma entrada maior é uma boa estratégia de negociação

Para ter um poder ainda maior de barganha é interessante fazer uma proposta com uma boa entrada e ajustar como será pago o restante do valor. Normalmente, as construtoras e os empresários donos de imóveis tendem a aceitar melhor as negociações nos parcelamentos quando há uma boa garantia na assinatura do contrato, ou seja, bom valor de entrada.

Portanto, se você tiver condições, é uma boa opção utilizar o que você tem guardado para dar uma entrada maior ou então economizar por mais algum tempinho para que possa oferecer um valor mais alto. Desta forma, você consegue garantir condições bem atrativas no financiamento do imóvel dos seus sonhos.

 

Agora que você tem todas as informações necessárias sobre o mercado imobiliário, já é o momento de escolher o imóvel dos sonhos para comprar. Acesse o site da Apolar e confira as diversas opções de casas e apartamentos que oferecemos.

Além da compra, você também pode optar pelo financiamento. Veja o e-book que fizemos explicando corretamente como funciona esse processo:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.