menu

É possível financiar um imóvel tendo empréstimo consignado?

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Está pensando em financiar um imóvel, mas não sabe se o seu empréstimo consignado vai ser um obstáculo? Então, confira o post de hoje.

No momento do financiamento, todo o seu histórico de crédito será analisado para aprovar o valor solicitado. Isto inclui: outros financiamentos, cartões de créditos e qualquer tipo de empréstimo, inclusive o consignado. Ainda é estudado a sua capacidade de pagar o valor proposto pelo financiamento a partir da sua renda mensal. Muitas pessoas têm dúvidas se é possível financiar um imóvel tendo empréstimo consignado. Confira abaixo a resposta desta questão.

O que é Empréstimo Consignado?

A principal diferença desta categoria de empréstimo é a sua forma de pagamento. Todo o mês, o valor da parcela sai diretamente do seu salário ou benefício do INSS, ou seja, enquanto estiver pagando a dívida com o crédito consignado você não pode evitar os descontos que saem automaticamente da sua conta. Este procedimento é um dos motivos que baixam as taxas de juros neste tipo de empréstimo e permite que a pessoa possa fazer o consignado mesmo com o nome sujo.

  1. Quem pode fazer empréstimo consignado?

Qualquer pessoa que possua carteira assinada, aposentada ou pensionista do INSS. Além de funcionários públicos e militares.

  1. É necessário ter conta no banco que vai liberar o empréstimo?

Não, quem pega um consignado não é obrigado a ter conta no banco que vai pegar o valor do empréstimo.

  1. Como funciona o empréstimo consignado?

Se você trabalha com carteira assinada e quer fazer o consignado, é necessário ir ao RH de sua empresa e descobrir quais são as instituições conveniadas. Com os nomes em mãos, entre em contato com as organizações e descubra qual fornece o melhor acordo.

Quem é funcionário público e beneficiários do INSS, pode entrar em contato diretamente com os bancos que oferecem consignados, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Santander. Alguns bancos médios (BV Financeira e Banco BMG, por exemplo) e financeiras também trabalham com este tipo de empréstimo.

O que é Financiamento?

Em um financiamento imobiliário, o banco lhe empresta o dinheiro suficiente para fazer o pagamento do imóvel à vista. Fica a sua responsabilidade pagar o valor das parcelas mensais, acrescidas de juros, seguro e outras taxas pelo tempo que for necessário para quitar a dívida.

Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?

A resposta que todo mundo está querendo saber é: sim, você pode financiar um imóvel tendo um empréstimo consignado. Contudo, isto não significa que você vai conseguir a aprovação do financiamento com um crédito consignado diretamente do seu holerite.

Como falamos acima, na hora do financiamento, o banco – ou instituição financeira – faz uma análise de crédito completa. Isto significa que serão estudados todos os valores que você deve e o quanto que você gasta mensalmente com as suas obrigações. A partir daí, o banco analisa o preço que você tem disponível para pagar as parcelas e se é capaz de quitar a dívida total.

Como conseguir financiar um imóvel com empréstimo consignado?

A análise de crédito foi feita pelo banco – ou instituição financeira – e infelizmente eles não aprovaram seu financiamento? Isto significa que você, provavelmente, não tem renda suficiente para arcar com mais uma dívida. Existem algumas opções para tentar reverter esta situação:

  1. Quitar o empréstimo consignado

Ou pelo menos uma parte dele. Acabando com esta dívida, você libera um valor a mais mensalmente e se livra desta obrigação financeira. Desta forma, a aprovação de um financiamento imobiliário é muito mais tranquila.

  1. Aumente a sua receita

Se você não tem como quitar o empréstimo consignado, esta pode ser uma boa alternativa. Aumentando a sua receita, você deixa mais fácil a aprovação do financiamento, mesmo que haja um comprometimento financeiro por conta do consignado.

Você pode aumentar a sua receita conversando com a sua empresa se há possibilidade de um aumento no salário ou apostando em trabalhos autônomos no seu tempo livre. Trabalhe com esta renda nova por, pelo menos, 3 meses antes de pedir o financiamento. Assim, você consegue comprovar este novo valor por meio de extratos bancários.

  1. Deixe o financiamento para outro momento

Espere você quitar todas as suas dívidas atuais para conseguir ter o poder aquisitivo necessário para um financiamento imobiliário.

Dicas para aumentar sua possível aprovação no financiamento de imóvel

Para ajudar você a conquistar o sonho de comprar um imóvel, separamos algumas dicas para aumentar a chance da aprovação em um financiamento imobiliário.

  1. Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um programa oferecido pela Serasa Experian. Nele, você permite que os bancos e instituições financeiras confirmem que você está com o pagamento das contas em dia. Quando você faz o seu Cadastro Positivo e se mantém livre de dívidas, é mais fácil ser aprovado para empréstimos e financiamentos, inclusive com taxas menores de juros.

  1. Abra uma conta no banco em que vai financiar o seu imóvel

Normalmente, quem tem uma conta no banco em que vai fazer o financiamento imobiliário costuma ter a aprovação mais rapidamente e taxas de juros melhores. Afinal, o banco tem acesso aos valores de entrada e saída da conta de seus clientes e se os pagamentos são feitos em dia. Com estas informações, fica muito mais fácil de avaliar se você é um bom pagador e se tem condição de arcar com as parcelas do financiamento.

  1. Separe os comprovantes de renda

Para ser aprovado para um financiamento, você precisa comprovar que tem dinheiro suficiente para assumir o valor das parcelas, certo? Para deixar todo o processo mais fácil, apresente a declaração do Imposto de Renda, holerites e extrato bancários dos últimos três meses (caso sua conta bancária seja de uma instituição diferente da qual você está tentando financiar o imóvel).

  1. Deposite no banco todo o dinheiro que você ganha

Outra forma de ajudar a comprovar seu orçamento é depositando em uma única conta todo o dinheiro que você ganha. Esta dica é ainda mais essencial para os profissionais autônomos ou com mais de uma fonte de renda.

  1. Cuidado com restrições no seu CPF

Na maioria dos casos, quem está com o nome sujo não tem o financiamento imobiliário aprovado pelo banco. Por isto, se você possui alguma dívida que ainda não foi quitada, corra para regularizá-la o quanto antes.

O seu financiamento está em processo de aprovação? Aproveite o tempo de espera da resposta para encontrar o seu imóvel dos sonhos no site da Apolar.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.