menu

Financiamento para compra da casa própria volta a crescer

2 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Os financiamentos para a compra da casa própria pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) cresceram 11,5% de julho para agosto, indicando uma reversão no período de baixas vendas que o mercado imobiliário passou a enfrentar em 2016, quando os bancos reduziram o valor máximo do financiamento e ainda elevaram o valor da entrada.

O quadro começou a mudar quando, no primeiro semestre deste ano, foram liberados os saldos inativos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Muitos trabalhadores depositaram o dinheiro na caderneta de poupança, elevando o saldo dos bancos – especialmente os privados – para o financiamento imobiliário.

Apenas em setembro, os depósitos da poupança superaram os saques em R$ 3,65 bilhões. “Os bancos precisam separar 65% dos depósitos em poupança e investir no crédito imobiliário”, diz o presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz Antonio França.

Foi o que aconteceu, e os bancos, com mais dinheiro nos cofres, voltaram a emprestar em condições mais favoráveis. O Itaú baixou os juros para crédito imobiliário de 10,5% para 10,1% ao ano. O Santander diminuiu para 9,49% ao ano, assim como o Banco do Brasil, para 9,74%, e o Bradesco, 11,40%. Na média do mercado, os menores juros são da Caixa Econômica Federal, de 9,33% ao ano.

Para Flavio Domingos Prando, vice-presidente do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), outros dois fatores também estão impulsionando a busca por financiamentos da casa própria: queda do preço dos imóveis e volta da confiança na economia.

“Quando a gente começa a retomar confiança, seja na manutenção do nosso emprego, seja na manutenção do nosso negócio, isso nos dá coragem na decisão de compra”, afirma Prando.

“E no momento em que a gente começa a ter uma oferta de crédito imobiliário maior, com o impacto da redução dos juros, juntam-se duas coisas positivas que impulsionam o mercado imobiliário”, diz o vice-presidente do Secovi-SP.

Fonte: Metro Curitiba

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.