menu

Como investir em imóveis para alugar

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Você já pensou em comprar um imóvel e o colocar para alugar? Saiba como faze-lo no texto de hoje.

Como investir em imóveis para alugar

O investimento imobiliário é conhecido por muitos brasileiros como uma excelente alternativa para rendimentos financeiros. São muitos os que preferem comprar uma casa ou apartamento ao invés de colocar as economias no mercado de ações ou fundos de investimentos, duas modalidades arriscadas. Pensando nisso, resolvemos explicar como investir em imóveis para alugar.

 

Elabore um plano

O sonho de viver de aluguel exige um primeiro passo essencial para que dê certo: planejamento para adquirir o imóvel. Pesquise por um plano de pagamento que caiba no seu orçamento sem comprometer a sua atual renda fixa.

Guia completo da compra do imóvel

Informe-se sobre a sua cidade

Uma casa que tinha um aluguel de 1 mil reais pode ter seu valor dobrado caso seja construído uma avenida, hospital, ponto de ônibus ou qualquer outra grande empreendimento comercial por perto. Por isso, fique sempre de olho em quais são os planos futuros para a sua cidade e região do seu imóvel e invista em regiões com potencial de crescimento.

 

Aposte em pequenas propriedades

Imóveis menores são mais fáceis de alugar. Especialmente se eles estiverem próximos de universidades ou do centro da cidade. É muito mais vantajoso investir em uma propriedade menor com aluguel mais baixo, do que em um grande bem com alto valor mensal.

 

Viver de imóveis para alugar ou manter a renda fixa?

Como investir em imóveis para alugar

Atire a primeira pedra quem não adoraria viver só com o valor dos aluguéis de seus imóveis. Apesar de ser uma decisão tentadora, ela precisa ser muito bem estudada antes de virar realidade. Calcule todos os rendimentos que você possui com o seu salário e os aluguéis e verifique qual a porcentagem do aluguel na sua renda fixa. Se o valor passar dos 70%, significa que você pode arriscar a viver da forma que deseja. Porém, sempre tenha em mente que alguns gastos e trabalhos extras podem aparecer, como reparos e inadimplência.

 

Como avaliar se investir em imóveis para alugar vale a pena?

Para saber se realmente vale a pena investir no imóvel que você está de olho, separamos três dicas que você deve analisar antes de se comprometer.

 

  1. Imposto de renda

A alíquota do imposto de renda que incide todos os meses sobre o valor dos aluguéis pode ser mais pesada do que aquela que incide sobre os rendimentos de outros investimentos financeiros. Por exemplo, na primeira opção a alíquota pode chegar a 27,5%, enquanto no segundo o máximo que se pode pagar é 22,5% da rentabilidade.

Vale lembrar que a alíquota de um aluguel é em função do valor do seu rendimento, ou seja, descontada a taxa de administração imobiliária. Por exemplo, o seu aluguel é de 1 mil reais, mas você paga 200 reais para a imobiliária, na hora de declarar o imposto de renda, você tem que colocar um rendimento de 800 reais. Outro dado interessante é que existe uma faixa de isenção para aluguéis de baixos valores.

Uma boa forma de potencializar a eficiência tributária do seu imóvel é optar por uma propriedade menor e mais barata, que entre na faixa de isenção ou gere uma alíquota baixa.

 

  1. Conheça as chances de o imóvel ficar vago

Como investir em imóveis para alugar

Um dos maiores riscos que se corre ao investir em imóveis para alugar é ele ficar vago por muito tempo. Por isso, não tenha medo em pedir consultoria para especialistas da área, como corretores da sua imobiliária de confiança. Normalmente, estes profissionais têm acesso a dados sobre a vacância das propriedades da região e também podem te ajudar na divulgação do imóvel, evitando a ociosidade dele.

 

  1. Estude a qualidade do imóvel escolhido

Comprar um imóvel é um investimento alto e ninguém quer sair perdendo dinheiro, não é mesmo? Por isso, ao escolher a propriedade – seja comercial ou residencial – é essencial que você preste atenção em todos os detalhes. Normalmente, os investidores tomam todo o cuidado ao analisar o interior da casa ou apartamento. Contudo, não se esqueça também de fazer uma vistoria em todo o prédio e vizinhança. Por exemplo, taxa de condomínio alta e fachada danificada afugentam os possíveis locatários.

Novamente, os anos de experiência de um corretor imobiliário e a credibilidade de uma imobiliária fazem diferença. Estes profissionais conseguem prever possíveis problemas muito mais facilmente do que os novos investidores. Então, não se acanhe em contratar o especialista para conhecer o imóvel que você pretende investir.

Você já colocou alguma de suas propriedades para alugar? Participe da conversa com a gente e nos conte como foi a sua experiência e se tem alguma dica valiosa para compartilhar.

Financiamento de Imóveis: saiba como fazer

E se você está procurando um imóvel para investir, conte com os profissionais capacitados e experientes da Apolar para lhe ajudar nesta jornada.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.