O home office é um dos lugares da casa mais propensos para a desorganização. Documentos e mais documentos acabam se misturando, deixando tudo muito bagunçado. Tem também o problema dos fios dos computadores, que se enroscam com facilidade. É preciso, então, tomar muitos cuidados e deixar tudo bem organizado, para não ter problemas em seu escritório. Confira algumas dicas de como arrumar seu home office!

 

Conciliando o espaço

 home-office-rafaela-oliveira

Normalmente, o home office não possui uma área muito grande. Por isso, é preciso saber lidar com esse espaço, para que os objetos não se acumulem. A personal organizer Rafaela Oliveira dá uma dica para poupar espaço e ainda decorá-lo: “você pode separar uma caixa e dentro, uma pasta sanfonada com toda a papelada, organizada por categorias. Caixas decoradas ou encapadas com papel adesivo são perfeitas para organizar e dar o charme para o ambiente”.

Para aproveitar mais ainda o espaço, Rafaela aconselha setorizar o lugar: “Verifique todos os itens que há no home office e procure destinar lugares específicos para cada categoria. Dessa forma terá uma organização mais precisa. Conte com a ajuda de organizadores de gaveta, caixas e prateleiras”.

home-office-1-claudia-vidal

Luciana Teixeira, também personal organizer, indica os principais móveis e objetos que devem estar presentes no home office para deixá-lo arrumado: “um home office funcional tem pelos menos um gaveteiro pequeno para receber material de escritório e pastas. Normalmente, na primeira gaveta colocamos divisórias próprias para que cada material tenha um lugar específico. Além disso, deve haver uma prateleira ou estante para receber livros e revistas.”

Fios: problema constante

fios-arrumados-claudia-vidal

Os fios no home office são inimigos da organização. Não só fios de tomadas, mas também os que são utilizados com o computador: fones, cabos USB, entre outros. É preciso ter uma atenção especial para que eles não se emaranhem e nem poluam o espaço.
Rafaela Oliveira vê nos organizadores de fios a principal solução: “Organizadores de fios são uma ótima ideia, com ele você consegue prendê-los todos juntos. Não se esqueça de fixar uma etiqueta pequena identificando cada fio”.

Para os cabos que vão junto ao computador, Luciana Teixeira tem uma sugestão caseira e criativa: usar clipes de papel na mesa, servindo como um suporte aos fios. “Uma ideia simples que facilita a vida das pessoas”, comenta Luciana.

Arrumando a mesa

prancheta-home-office-claudia-vidal
A mesa é o elemento mais importante do home office. Portanto, é necessário deixá-la organizada, sem que documentos se acumulem. A dica de Luciana Teixeira é de armazenar os papéis em conjunto: “uma bandeja com papéis e correspondências que ainda precisam ser avaliados e outra bandeja para aquilo que deve ser arquivado e está apenas aguardando essa providência. Sugiro uma bandeja, mas pode ser uma caixa ou até mesmo uma prancheta”.

 

Deixe seu home office organizado