menu

O artesanato traz consigo o valor artístico e singular de quando as coisas são feitas com todo o carinho e capricho que cabe nas mãos de um artesão e a com a originalidade intrínseca ao processo criativo das peças, afinal por mais que se pretenda produzir itens idênticos, os produtos artesanais nunca serão iguais entre si.

Quando aliado ao assunto decoração de casa, o artesanato ganha ainda mais em charme. As peças podem ser encomendadas especialmente para o seu lar, traduzindo assim seus sentimentos e desejos.

Rafaella Fernandes Silveira, consultora de estilo da Círculo, uma das maiores produtoras de fios e linhas do país, defende: “A vantagem em investir em objetos artesanais é a garantia de exclusividade. Por ser feito a mão, uma peça nunca fica 100% igual a outra.”

Se você não resiste à delicadeza das peças handmade (feitas à mão) ou gostaria de adotar o estilo na decoração do seu lar, confira as dicas da especialista Rafaella acerca de sete decorações artesanais capazes de tornar sua casa ainda mais encantadora, além de uma seleção de produtos incríveis para você se inspirar ou comprar online.

1. Almofadas

Almofada é um item decorativo extremamente versátil e funcional, visto que traz conforto sem ocupar muito espaço e pode se adaptar ao gosto pessoal de cada um. Em versões artesanais, a almofada ganha um ar de aconchego extra, o que é muito benéfico para os ambientes em que geralmente são utilizadas (quartos e salas).

almofadas

“Almofadas de tricô ou crochê dão um charme especial a qualquer ambiente. Se a pessoa tiver um ambiente sóbrio, pode investir nas almofadas coloridas para trazer leveza para o espaço. Caso queria misturar texturas, as almofadas feitas a mão também podem ajudar, misturando fios mais finos e fios mais grossos. Combinar texturas e cores num mesmo ambiente fica super moderno.”, explica Rafaella.

2. Garrafas decorativas

Além de sustentável, a ideia de renovar a aparência de garrafas usadas abre possibilidade para diversos tipos de criação.

“Envolver garrafas com fios ou tramas de crochê garante requinte ao espaço. A ideia é achar aquela que mais combina com o seu ambiente e mãos à obra! Passar um fixador de crochê com a peça acabada fará com que ela dure ainda mais.”, afirma Rafaella.

garrafas

Além da opção de revestir garrafas com barbante, é possível pintá-la de inúmeros jeitos. Basta colocar a criatividade para funcionar e caprichar nas inspirações e referências antes de criar!

3. Bastidores e quadros artesanais

Com relação aos quadros e bastidores, Rafaella Silveira defende e ensina: “Aquela parede simples e sem vida pode ganhar uma nova cara com bastidores e quadrinhos. Misturar bordado e molduras de crochê dão um resultado lindo. O legal é variar entre técnicas, formas e tamanhos!”

quadros

Essa ideia pode ser até mesmo sua chance de começar um hobby novo ou ainda aprender algo que pode te render uma grana extra.

4. Flores e vasos

Se tem uma decoração que ocupa o papel de decoração mais popular entre as pessoas essas são as flores. Versáteis, estão disponíveis em sua forma natural, mas também em recriações de plástico, tecido e outros materiais.

flores

Sua delicadeza traz boas vibrações e aconchego para os ambientes. Sobre elas, a consultora Rafaella defende:

“Flores são sempre bem vindas, portanto use e abuse das flores! Caso tenha vasos em casa, faça cachepôs de crochê para eles, dando um toque especial na decoração.”

5.Acessórios de cozinha

Investir em itens artesanais são uma ótima pedida para a decoração da cozinha, um cômodo que pode variar bastante em sua linha decorativa, caminhando do estilo mais sóbrio ao vibrante, mas que combina muito com peças artesanais devido a sua finalidade.

toalhas

A dica da especialista Rafaella Silveira é criar uma composição de artigos feitos à mão, combinando sousplat, toalhas de mesa, porta copos e outros elementos. Para não errar: harmonia é a palavra de ordem.

6. Letras decorativas

Outro artigo artesanal simples e charmoso para adotar na sua casa são as letras decorativas. Encontrada em MDF, tecido e até com função de luminária, sua simplicidade traz a vantagem de você mesma poder criar suas letras decorativas em casa, adaptando-a ao seu estilo e gosto pessoal.

letras

As letras decorativas ficam ótimas na decoração de quartos de crianças e adolescentes, assim como em aparadores ou prateleiras na sala e no escritório.

7. Tapetes

Segundo Rafaella, os tapetes são uma ótima opção para completar a decoração de um ambiente e se adaptam aos mais diversos estilos decorativos variando em cor, tamanho e textura.

“Tapetes são itens de decoração indispensáveis e democráticos, que complementam todos os espaço. Eles podem ser grande ou pequenos, simples ou com estampas. Tapetes e passadeiras em crochê são velhos queridinhos das donas de casa.”

tapetes

Para fugir dos tradicionais tapetes de crochê, a consultora dá a dica: “Estilos étnicos, com traços mais geométricos, ou o romântico, com desenhos de flores, são sugestões bem interessantes para o ambiente.”

Por fim, é bacana lembrar o valor único e especial que todo artesanato possui e sobre isso a consultora Rafaella Silveira defende: “Cada item leva um pouco de toque, energia e amor de quem a produz. Grandes marcas estão voltando seu olhar para as pequenas coisas e levando para um público bastante grande o trabalho produzido por pequenas comunidades. Valorizar o artesão, que faz da sua arte sua fonte de renda, é valorizar, entre outras coisas, o ser humano e aquilo que ele possui e faz de melhor.”

Para quem busca peças exclusivas e carregadas de muito capricho, os produtos artesanais são ótimas opções, é só escolher o estilo ou artesão de sua preferência e deixar sua casa ainda mais charmosa!

 

Fonte: Dicas de Mulher

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.