menu

Hand of dj adjusting sound

Foliões devem redobrar a atenção no trânsito e moderar o consumo de álcool. PMPR e entidades governamentais, atuarão para garantir diversão responsável. No carnaval, a expectativa é que haja grande deslocamento de turistas pelas rodovias paranaenses que levam ao litoral do estado já na sexta-feira, 5. E, para garantir a segurança nas praias, a Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), junto com outras entidades governamentais, alerta os foliões sobre os cuidados necessários que devem ser tomados para que a diversão não se transforme em tragédia.

De acordo com o Tenente-Coronel Nivaldo Marcelos da Silva, comandante do 9° Batalhão da PM e do Verão Paraná pela PMPR, a primeira orientação para quem pretende viajar neste período é verificar as condições do veículo que será utilizado no trajeto. Todos os anos são registrados acidentes nas estradas, muitas vezes fatais, e que poderiam ser evitados com a adoção de medidas de precaução básicas.

Segundo o oficial da PM, é importante que, antes de viajar rumo ao litoral, as famílias certifiquem-se de terem trancado janelas e portões, além de evitar deixar outros utensílios de valor na área externa das casas, como bicicletas ou roupas no varal. “Se deixar a casa sozinha, contar com o apoio de vizinhos e tomar estes cuidados básicos são estratégias que diminuem as possibilidades de furto. Ao chegar ao litoral, as orientações são as mesmas e devem ser usadas no imóvel em que a família se hospedará”, avalia.

Para Isabel Rocha, da coordenadoria de educação para o trânsito do Detran-PR, dirigir sob o efeito do álcool; sobrecarregar o veículo com utensílios, bagagens ou mesmo passageiros; não respeitar a velocidade máxima das vias ou arriscar-se em ultrapassagens perigosas são atitudes que devem ser evitadas. “Estas e outras ações, como o uso do cinto de segurança, são cruciais e podem definir quem sai com vida de um acidente”, alerta.

O melhor horário para fazer a viagem é durante o dia devido às melhores condições de visibilidade. Se o deslocamento for feito por meio de motocicletas, os motoristas devem também lembrar de utilizar capacete. “Quem fará uma viagem longa até o litoral, precisa usar técnicas de direção defensiva: fazer pausas de 2h em 2h horas e poupar o corpo de excessos físicos um dia antes da viagem”, explica Isabel.

Cuidados com residências e pertences pessoais

De acordo com a PMPR, nesta época os oportunistas, travestidos de turistas, se aproveitam e também descem ao litoral para cometer crimes e delitos. Com a descontração do feriado, muitas famílias esquecem de planejar a segurança de suas residências e os mal-intencionados podem se aproveitar disso. “A Polícia Militar sempre aumenta as rondas ostensivas nestes períodos, por já conhecer o comportamento dos criminosos, mas é necessário que todos os cidadãos façam a sua parte”, afirma o Tenente Coronel Nivaldo Marcelosda Silva, comandante do 9°Batalhão da PM e do Verão Paraná pela PMPR.

g1_-_carnaval_-_autoridades
Público deve estar atento durante as festividades, cuidar com pequenos atropelamentos e sempre carregar o documento de identificação (Foto: Polícia Militar do Paraná)

A partir do dia 4, quinta-feira, a PM aumentará o efetivo de policiais, além daquele que já está atuando no Verão Paraná, e passará a fazer mais rondas ostensivas e preventivas com blitzespara testes bafométricos (por meio da Polícia Rodoviária Estadual), e abordagens e fiscalizações nas praias do estado feitas pelo efetivo regular. “Este é um feriado em que acontecem certos abusos relacionados ao álcool e outros exageros, que levam a brigas e confusões. Quem quer se divertir, deve sempre procurar locais seguros, em que haja policiamento”, afirma.

Durante o carnaval, relata o Tenente Coronel Nivaldo, os registros de ocorrências policiais estão normalmente relacionados à perturbação do sossego, brigas e lesões corporais, posse e uso de substâncias entorpecentes e furtos e roubos a residências. “Quando os foliões saírem às ruas, não devem levar pertences pessoais que chamem a atenção, como relógios, joias, celulares, sem esquecer de levar o documento de identificação. O ideal é não portar grandes quantidades de dinheiro e preferir notas de pequeno valor para uso na avenida”, aconselha.

Segundo o Tenente Coronel Nivaldo, a PMPR recomenda que, se possível, os foliões evitem ir às festas carnavalescas nas avenidas beira-mar utilizando-se de veículos devido à alta concentração de pessoas. “Ao estacionar carros e motos próximos às praias durante as festas de carnaval, o veículo estará suscetível a ações de vandalismo ou de avarias causadas pela aglomeração, além de prejudicar a circulação dos foliões e o fluxo do trânsito”, explica.

g1_-_carnaval_-_pmpr

Vale lembrar que se os foliões perceberem atitudes suspeitas ou ilícitas a recomendação é que a PMPR seja acionada, imediatamente, pela central 190 ou que busquem contato com os policiais que estarão por perto: “A PMPR atuará ostensivamente para proteger os foliões, mas é muito importante que o cidadão cumpra seu papel de também fazer este monitoramento e procure as autoridades caso seja necessário”, acredita.

O Tenente Coronel Nivaldo destaca, ainda, a importância de estar atento à segurança das crianças, já que o clima de celebração pode distrair os responsáveis e situações mais graves acontecerem. “A PMPR, junto com o Corpo de Bombeiros, disponibiliza aos pais e responsáveis pulseiras de identificação, que podem ser encontradas nos postos de policiamento móveis, viaturas da PMPR ou com os guarda-vidas”, afirma.

g1_-_carnaval_-_saude

Mas não é só com a segurança pública que o Governo do Estado está preocupado: a saúde dos foliões também é prioridade. Durante todo o carnaval, três barracas de atendimento –em Caiobá, Guaratuba e Ipanema -disponibilizarão preservativos gratuitamente, além de testes rápidos para aferição de doenças como Aids, hepatite B e C. Em cada barraca, profissionais de saúde estarão de plantão para oferecer cuidados emergenciais que exijam pequenos curativos, aferição de pressão e glicemia.

De acordo com Francisco dos Santos, chefe da divisão de DST da SESA, os foliões devem manter atenção em crianças, fazer uso do protetor solar e repelentes com frequência. “Crianças desidratam muito mais rápido, se permanecer na praia, é crucial que os familiares estejam sempre oferecendo líquidos”, finaliza.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/governo-do-parana/noticia/2016/01/carnaval-no-litoral-do-pr-dicas-de-seguranca-para-nao-perder-diversao.html

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.