menu

O que avaliar no contrato de aluguel de imóvel?

3 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Quando há interesse em locar um imóvel, a primeira coisa a se fazer para iniciar a negociação é formalizar um contrato de aluguel. Esse é um dos principais documentos na hora da locação, com o intuito de se manter de acordo com a legislação vigente e evitar complicações futuras. Sem ele, tanto locatário quanto inquilino podem ficar desprotegidos e desamparados pela lei. 

É preciso levar em conta alguns fatores na hora de formalizar um contrato de aluguel, como o tipo e o tempo de locação, cláusulas de renovação e rescisão, garantias, valores e reajustes e as condições de uso do imóvel.

Tipo de locação

É preciso que no contrato esteja especificado qual o tipo de locação para o uso pretendido. Os tipos de locação dividem-se normalmente em locação comercial e locação residencial. Assim, um imóvel locado como residencial não poderá ser utilizado para atividades comerciais. É preciso que isso esteja claro no contrato.

Qual o tempo de locação?

Também muito importante para ser formalizada, o tempo de locação precisa estar especificado no contrato de aluguel. O mais recomendado e vantajoso para o inquilino é optar por contratos com prazos mais longos.

Defina valores e reajustes

Um dos principais tópicos na hora de alugar qualquer o imóvel é em relação a valores. Nesse momento, além de acordado o valor do aluguel, é preciso estabelecer como e quando ocorrerão os reajustes desse valor, evitando surpresas desagradáveis.

Garantia estabelecida

Na formalização do contrato de locação é preciso que esteja especificado a garantia exigida pelo locador. O mais utilizado hoje é através de fiador.

Defina cláusulas de renovação e rescisão

Muito comum na formalização do contrato é não contar com uma cláusula de renovação e rescisão que são situações comuns no aluguel. Nessa cláusula é preciso definir se o inquilino poderá renovar ou não o contrato e o tempo que terá de carência caso o proprietário precise do imóvel. Sobre a rescisão, é preciso que esteja estabelecido quais os valores a serem pagos no caso de quebra de contrato, deixando ambos os lados protegidos.

Definir condições

Se necessário, no contrato de aluguel é possível definir condições para o uso do imóvel, como não fazer modificações estruturais ou definitivas, por exemplo. Embora não sendo obrigatório, essa é uma forma de evitar depreciações no imóvel evitando gastos extras.

Para formalizar um contrato de aluguel é importante contratar uma imobiliária qualificada, prevenindo os envolvidos de possíveis complicações e facilitando os processos burocráticos. Assim, os dois lados tem segurança e tranquilidade ao assinar o contrato final, até mesmo depois, com o acompanhamento e suporte de especialistas.

Com mais de 45 anos de experiência, a Apolar Personnalité possui diversas opções de imóveis e mais de 90 lojas de venda no Paraná e Santa Catarina, além de conexões em Miami e Paris. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.