Escolher um imóvel residencial já gera bastante trabalho, imagine então escolher o local para instalar sua empresa? Na hora de escolher onde abrir seu escritório, ou empresa, vários pontos entram em xeque, como localização, estrutura, valor do imóvel e, principalmente, segurança e privacidade. Um erro comum é não avaliar todos esses pontos e dar atenção apenas ao valor do aluguel.

Essas questões são fundamentais para a escolha do imóvel da sua empresa, pois são extremamente influentes quanto ao sucesso ou fracasso do seu negócio.

Segurança

A segurança é um fator de extrema importância para a escolha de qualquer imóvel, tanto residencial quanto comercial. Viver, trabalhar ou simplesmente frequentar um local perigoso é desagradável para qualquer um. Como seus clientes terão confiança em ir até sua empresa se ela não transmite segurança? Ou, como que você poderá concentrar todos seus esforços na sua empresa ou resolver problemas específicos estando preocupado com questões básicas de segurança? 

Segurança e produtividade estão totalmente relacionados. E entender isso é essencial em um mercado altamente competitivo.

Equipamentos danificados são um problema, pois afetam diretamente na produtividade dos colaboradores. Contudo, um equipamento danificado pode ser facilmente consertado. Agora, quando um equipamento é roubado ele precisa ser reposto, por um valor bem mais alto do que o de um reparo.

Por essa razão, é importante atentar-se com o quesito segurança na hora de procurar o imóvel ideal para o seu negócio. E quando falamos de segurança, é importante falar sobre localização, já que um influencia o outro.

Procure por bairros com maior investimento em infraestrutura e segurança, eles podem ser mais caros que os demais, mas é sempre melhor prevenir do que remediar. Além de você ter a segurança de que o seu patrimônio não sofrerá danos, o seu cliente terá mais segurança e confiança para ir até a sua empresa.

Leia também: 3 motivos para você empreender e abrir seu negócio no Ecoville.

Privacidade

O espaço físico do escritório reflete muito na relação interpessoal entre colaboradores e, principalmente, na produtividade deles.

A Steelclase, multinacional americana de mobiliário corporativo, realizou uma pesquisa para compreender a interferência do ambiente de trabalho na produtividade dos colaboradores. E entrevistando mais de 800 profissionais brasileiros que trabalham em escritórios, descobriu que 35% das empresas hoje se organizam pelo formato open office – um espaço aberto, sem divisórias, com a intenção de quebrar a segmentação de funcionários por setor e aproximar todos os colaboradores -, e 36% em uma mistura desse formato com escritórios individuais. “Há um impacto tremendo do ambiente de trabalho no engajamento, produtividade e bem-estar do colaborador”, afirma Flavio Batel, diretor-geral da Steelcase no Brasil.

Leia também: O impacto de escritórios modernos na produtividade.

Segundo o diretor, profissionais que trabalham em ambientes abertos têm insatisfação com a falta de alternativas que o conceito aberto proporciona. É importante que a empresa tenha espaços que possibilitem trabalhar com privacidade em certos momentos. Evitando espaços que ofereçam mais concentração ou espaços para realizar uma atividade isolada, é bem provável que ocorra uma baixa no rendimento da sua equipe.

Dessa forma, é comum pensar que não há como ter privacidade no estilo de escritório Open Space. Mas esta questão pode ser facilmente contornada. É possível ter um ambiente totalmente aberto, mas com soluções que permitem maior privacidade. A inclusão de portas de vidro, painéis deslizantes, separadores de ambiente, ou até mesmo os próprios móveis do escritório podem funcionar para essa finalidade.

Tudo em um só lugar

Buscar sempre melhorar a produtividade da sua equipe, com objetivo de crescimento da sua empresa, é muito importante pensar em privacidade e segurança na hora de escolher o local da sua empresa. Para quem deseja ganhar mais espaço e criar um ambiente agradável e sociável, o estilo Open Space é uma excelente solução para escritórios e salas comerciais. Da mesma maneira, a região do Ecoville, em Curitiba, tem se destacado como uma ótima região para empreender, oferecendo uma excelente infraestrutura, localização privilegiada e alto padrão.

Leia tambémPor que iniciar seu empreendimento no Opus One?

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here