Inspirado por mudanças de trabalho, cidade, independência pessoal, casamento ou crescimento dos filhos, o momento de alugar um imóvel representa uma nova etapa na vida das pessoas. Desse modo, surgem muitas dúvidas para quem está planejando alugar um imóvel. Dentre elas, como ter controle financeiro? Como escolher o imóvel para alugar? Qual garantia de contrato é melhor para mim?

Para responder a essas questões, é muito importante compreender que para cada nova etapa é importante planejar e pesquisar. Assim, você supera os obstáculos com mais eficiência e sucesso.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para facilitar o processo de locação encontrar o imóvel ideal. Confira!

Controle financeiro: pense no seu orçamento e despesas do imóvel

Esta primeira etapa é essencial para evitar dores de cabeça com a falta de orçamento, atrasos de pagamento e colocar em risco outras despesas. Por isso, antes de pesquisar seu imóvel, defina um valor que caiba no seu bolso.

Especialistas indicam que “o valor dos gastos com aluguel, IPTU e condomínio não deve superar 30% da sua renda”. Por isso, negocie e fique atento às despesas médias do imóvel, como taxas de incêndio, gás, luz ou água, quando houver.

Localização: defina seus locais e regiões de interesse

A localização no processo de alugar um imóvel é importante para garantir a acessibilidade – seja sua, da sua família ou dos seus funcionários. Desse modo, verifique as opções de comércio e serviços essenciais próximos, como supermercados, farmácias, escolas e pontos de ônibus.

Qualidade de vida: bairros com grande área verde em Curitiba

Para facilitar a sua pesquisa pelo imóvel, defina seus locais de interesse em dois ou três bairros de preferência.

Contrato de aluguel: atente-se aos reajustes de contrato

Geralmente, um contrato de aluguel tem um reajuste anual ou no momento da renovação do contrato. Por isso, leia com atenção e verifique as informações de reajustes e negociação. Assim, você fica ciente dos próximos valores e não se perde nas despesas.

Leia também: Como funciona a renovação compulsória?

Outra dica na hora de renovar o seu contrato é verificar o índice do IGP-MÍndice Geral dos Preços do Mercado. O valor de reajuste não deve ultrapassar o valor do índice e você pode tentar negociar um valor menor.

Proprietário: mantenha um bom relacionamento com o locador

Manter o bom relacionamento com o locador é crucial para que todo os processos da locação sejam saudáveis. Além disso, manter o bom relacionamento com o proprietário do imóvel irá facilitar negociações futuras e trará mais segurança se você optar por renovar o contrato ou alterar a modalidade de fiança.

Proprietário, leia também: 4 dicas para alugar meu imóvel mais rápido!

Para manter esse bom relacionamento, já na escolha do imóvel, converse com o proprietário, observe se ele é flexível, se faz um bom atendimento e, acima de tudo, se tem respeito na negociação. Assim, você irá fazer a escolha certa.

Alugar uma casaapartamento ou espaço para sua empresa, é uma fase que envolve investimento e muita pesquisa. Portanto, para alugar o imóvel ideal, invista nessas dicas que a Apolar Personnalité preparou para você e saia com as chaves na mão!

Planejando alugar um imóvel? A Apolar tem mais de 47 anos de atividade e é referência em satisfação no mercado imobiliário. Com a Personnalité, alugar o seu imóvel é garantia de vantagens únicas na negociação. Confira os nossos imóveis e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e imóveis para alugar em Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here