menu

Por que ter plantas no escritório aumenta a produtividade?

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

As pessoas têm poder para modificar os ambientes, isso é fato, mas será que o processo pode ser reverso? O ambiente também pode influenciar no desempenho e produtividade das pessoas?

Passamos de pelo menos 8 horas no trabalho, o que torna ele praticamente como a sua segunda casa. Então, é mais do que natural sermos influenciados pelo ambiente no que tange a desempenho, produtividade, satisfação, motivação, engajamento e sociabilidade entre os colaboradores. A psicologia comportamental (behaviorismo) também considera o ambiente como fator comportamental e, segundo ela, existem dois opostos ao se tratar as relações que os indivíduos estabelecem: o organismo – ou seja, cada um de nós – e o contexto ou ambiente. Isso significa que tudo que interfere no comportamento é organismo ou ambiente.

Isso mostra que não é só o espaço físico que influencia no desempenho e produtividade das pessoas. Outros elementos moldam a forma que os colaboradores agem no ambiente de trabalho, como as pessoas, a cultura organizacional, a qualidade de vida, os benefícios e incentivos que a empresa oferece e até a estética do ambiente, entre outros.

Sim, a estética do seu negócio tem grande influência na produtividade da equipe e no relacionamento com o cliente. Ou seja, relação direta com o sucesso da sua empresa.

Criatividade não é um dom

Nossa mente funciona com estímulos. Dessa forma, o tipo de ambiente também facilita o desenvolvimento e realização do potencial criativo do indivíduo. E as cores têm um papel fundamental nesse contexto.

A cor é responsável por ajudar ou atrapalhar o desempenho dos funcionários, pois tem o poder de trazer mais segurança, dar equilíbrio e auxiliar no bem-estar de clientes e funcionários. Elas são capazes de influenciar o corpo a produzir hormônios e de provocar sensações diferentes. Por exemplo, o vermelho acelera o batimento cardíaco e deixa a pessoa mais agitada e ansiosa. Já o azul costuma ser muito utilizado em escolas por trazer calma e seriedade. É muito comum que empresas realizem investimentos com projetos especiais, em móveis e de iluminação e esqueçam dessa parte essencial que é a cor.

E quando pensamos em cores não há como não pensar em flores. Elas são indispensáveis para quem se preocupa com o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Elas melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e fazem, no fim, com que as pessoas trabalhem mais felizes.

Uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half em parceria com a Happiness Works, descobriu que funcionários mais felizes e dispostos costumam ser mais engajados, leais, criativos e produtivos do que aqueles que não estão satisfeitos com o emprego. A pesquisa ouviu 23 mil profissionais de 8 países.

Flores melhoram o desempenho no ambiente de trabalho

Não é “achismo”. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland (Austrália) apontou que um escritório decorado com plantas pode aumentar a produtividade da equipe em até 15%. Outros estudos apontam que profissionais que tem plantas no escritório são 12% menos estressados.

Tornam o ambiente mais alegre

A Universidade do Texas, entrevistando 450 funcionários, descobriu que investir em plantas no ambiente tem grande influência na felicidade dos funcionários. Os que tinham alguma planta no escritório se mostraram mais satisfeitos com o trabalho do que os que não tinham nenhuma vegetação em volta. Além disso, a vegetação acalma o ambiente.

Filtra o ar

Uma das principais funções das plantas na natureza é filtrar no ar. Logo, ter vegetação no ambiente do trabalho é contribuir para a melhoria na qualidade de vida. No livro “Plantas – Como elas contribuem para a saúde e o bem-estar do homem” o pesquisador Bill Wolverton publicou uma pesquisa feita pela NASA, a qual diz que plantas funcionam como uma espécie de peneiras de poluentes.

Aumenta a umidade do ar

Além de aumentar a qualidade do ar (podendo reduzir em até 20% de poeira), as plantas também melhoram os níveis de umidade do ar, aumentando-a em até 15% no escritório. Isso porque a água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente. Dessa forma, o ar fica mais leve, trazendo benefícios à saúde.  

Reduz o estresse

Plantas exercem influência positiva na nossa percepção do ambiente. A psicóloga Helen Russell, da Universidade de Surrey (Reino Unido), descobriu que plantas podem reduzir o estresse. Para chegar a essa descoberta, a pesquisadora aplicou um teste difícil a 2 grupos de participantes: um grupo realizou o teste em uma sala cheia de plantas, enquanto o outro realizou o mesmo teste em uma sala sem plantas.

Comparando a frequência cardíaca e a pressão arterial dos dois grupos, ela constatou que o resultado do grupo que trabalhou no ambiente verde foi superior ao outro.

Aumenta a produtividade

Como já mostramos, vários estudos mostram que a vegetação pode aumentar a produtividade da equipe. Alguns mostraram que as plantas ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. Para a constatação, os pesquisadores europeus realizaram o mesmo teste comparativo que a psicóloga Helen Russell: dividiram dois grupos em salas com e sem plantas.

O resultado foi que houve um aumento de 12% na produtividade dos que estiveram na presença de plantas e flores.

Como escolher as plantas certas para o seu escritório

Na hora de escolher a planta ideal para o ambiente de trabalho, cuide com tamanho máximo que ela poderá atingir. Para vasos usados na mesa do escritório, recomenda-se plantas de até 20 cm para não atrapalhar as atividades.

O minicacto é uma planta recomendada e propícia para ambientes corporativos. Além de trazer charme a mesa, exigem pouca iluminação solar e precisam ser regadas apenas a cada 20 ou 30 dias.

Violetas também são muito utilizadas para a decoração de escritórios. É preciso deixá-las expostas em luz direta e regá-las uma ou duas vezes por semana, sem molhar as folhas e flores. Outra opção é o Lírio da Paz e o Pau D’água, que devem ficar à sombra.

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.