menu

Bairros verdes: por que são importantes para o espaço urbano?

4 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, Curitiba foi eleita algumas vezes como cidade verde modelo, graças ao planejamento sustentável pioneiro e as extensas áreas verdes distribuídas pela cidade, com seus 29 parques e bosques. A harmonia entre natureza e urbano dá tão certo que há 64,5 m² de área verde por habitante, possibilitando uma boa arborização e, ao contrário do que se imagina, dando espaço para um excelente crescimento imobiliário, sem agressão ao meio ambiente.

A região do Ecoville é um exemplo de planejamento urbano, sendo a região mais verde de Curitiba. O parque Barigui, que é um dos maiores e mais antigos parques da cidade com seus 1,4 milhões de metros quadrados de área total, está no meio da região do Ecoville cercado por edifícios, mas que respeitam o espaço da natureza.

E essa mescla entre urbano e natureza só traz benefícios à cidade. Além da melhora na qualidade do ar, os bairros verdes trazem melhoras na saúde, qualidade de vida, lazer e economia. Vamos conferir esses benefícios:

Melhora na saúde

Pesquisadores do Reino Unido descobriram que moradores de áreas verdes têm menores taxas de mortalidade. Pois áreas verdes ajudam na absorção da radiação ultravioleta, dióxido de carbono e na redução do impacto das chuvas.

Entre 2010 e 2011, pesquisadores norte-americanos analisaram dados de 250 mil idosos beneficiários do Medicare (sistema público de saúde americano). Na análise, foi mapeado e quantificado as áreas verdes nos bairros dos pacientes. O resultado mostrou que essas áreas verdes tiveram importância para a redução de doenças crônicas. Segundo os pesquisadores, a vegetação está relacionada a 49 menos doenças crônicas por cada mil moradores. Grandes extensões de vegetação representaram uma queda de 14% nas taxas de diabetes, 13% na de hipertensão e 10% nos distúrbios de colesterol.

Qualidade de vida

Outro benefício encontrado por quem vive em torno de áreas verdes é a melhora na saúde mental e emocional. A Universidade Vrije, na Holanda, realizou uma pesquisa com 350 mil pessoas e concluiu que quanto mais próxima à residência/trabalho é de parques, praças ou jardins, o risco de desenvolver ansiedade e depressão era menor, assim como de uma série de outras doenças.

Ambientes verdes também aumentam as oportunidades de socialização e relaxamento, além do incentivo à prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida e aspectos emocionais.

Praticar exercícios e estar em contato com a natureza são aspectos que podem melhorar sua qualidade de vida. E ter uma mente e corpo em sintonia, leves e ativos, reflete na melhora da produtividade e concentração.

Pesquisadores apontam que os bairros verdes funcionam como remédios naturais, pois ajudam a reduzir a poluição do ar, regulam a umidade e ainda minimizam o efeito do calor. As áreas de vegetação são essenciais para as cidades e funcionam como amenizadores microclimáticos. Sem eles, as cidades seriam cada vez mais quentes, formando ilhas de calor. E além de resfriar a cidade, as áreas verdes são essenciais para redução de poluição e enchentes.

Estética

Além desses benefícios para a saúde mental e física, as áreas verdes trazem benefícios estéticos que refletem na economia. Isso porque parques e bosques deixam a cidade mais bonita, podendo se tornar pontos turísticos, como o Jardim Botânico.

Além de movimentar pessoas e o comércio, essas áreas detêm uma excelente estrutura de alto padrão, atraindo também moradores. Ou seja, é possível encontrar lazer, cultura, comércio e residências nos bairros verdes, tornando-se excelentes locais para investir.

Em Curitiba há um destaque especial para a região do Ecoville, que passou por um ótimo planejamento urbano, tornando-se uma das regiões mais verdes e nobres de Curitiba, excelente para novos investimentos e empreendedorismo.

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.