O nome é complicado, mas com certeza você já viu uma fachada em structural glazing. Muito utilizada em empreendimentos comerciais e residenciais, a fachada structural glazing, também chamada de fachada cortina ou pele de vidro, é aquela fachada inteira de vidro, dando muito estilo ao edifício.

Usada desde a década de 1970, essa fachada de vidro refletivo laminado é sinônimo de status para grandes edifícios comerciais. Afinal, quem nunca se perguntou o que há por trás de uma bela fachada de vidro espelhado? E esse é o objetivo desse estilo nas construções, trazer mais sofisticação.

Aliando beleza e requinte, o vidro utilizado tem excelente durabilidade e proporciona conforto acústico e térmico. Além disso, oferece o benefício de mais luminosidade ao ambiente. Em alguns casos, torna-se dispensável o uso de persianas ou cortinas, pois os avanços tecnológicos permitem a adição de proteção solar ao vidro, reduzindo a incidência de raios UV.

Mas não foram somente por esses motivos que o vidro ganhou papel importante na construção de edifícios. O aspecto estético foi muito importante, pois o vidro cobria a estrutura de alumínio e sua fácil instalação, que pode ser feita ao mesmo tempo em que é feito o revestimento, deu maior agilidade na construção.

Leia também: Qual a diferença entre edifício comercial e corporativo?

Diferença entre fachada cortina e structural glazing

Embora muito semelhantes, existem pequenas diferenças entre fachada cortina e structural glazing. As duas são consideradas fachadas de pele de vidro, mas o que as diferencia é a estrutura que será utilizada para montagem.

Enquanto a fachada cortina permite a visualização de fora para dentro, sendo possível ver colunas e parte da estrutura horizontal, a fachada structural glazing utiliza vidros colados em caixilhos, evitando a visualização externa.

Leia também: 5 vantagens de um empreendimento com boa localização.

Confira nas imagens abaixo a diferença estética entre os modelos:

Fachada Cortina
Structural Glazing

Quais Vidros utilizados

Como falamos, hoje os vidros utilizam proteções solares evitando os raios UV, porém no começo não era assim. Os edifícios que utilizavam essas estruturas eram verdadeiras estufas. Hoje em dia esse problema térmico foi resolvido sem afetar a iluminação.

Além de uma alternativa sustentável, pois reduz o uso do ar-condicionado e iluminação artificial, os vidros laminados de controle solar trouxeram alto desempenho e leveza às edificações.

Além dos vidros espelhados, há opções de vidros temperados, laminados e duplo insulados, e com algumas combinações, envolvendo o alumínio, abre-se espaço para composições e cores.

Prática, moderna e bonita, a fachada structural glazing é uma excelente opção para quem busca economia, conforto e elegância para o escritório. Então, se você está buscando um edifício com essas qualidades em uma excelente localização, o Opus One Ecoville é a solução perfeita.

Leia também: Por que iniciar seu empreendimento no Opus One?

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here