A Era da Tecnologia trouxe a digitalização de diversos tipos de arquivos que antes ocupavam salas inteiras, liberando e otimizando muito o espaço dos escritórios. Mesmo assim, ainda existem documentos e arquivos que devem permanecer fisicamente dentro da empresa. Por isso, é necessário priorizar a organização do ambiente, garantindo um local de trabalho confortável para todos os colaboradores.

A organização do escritório é crucial para a produtividade de uma empresa. Imagine chegar em uma sala comercial na qual existam fios espalhados pelo chão, objetos sendo derrubados a todo momento e pilhas e mais pilhas de papéis sobre as mesas. Além de causar um desconforto visual, esse desarranjo é capaz de provocar estresse nos colaboradores, comprometendo a dinâmica da empresa.

Leia também: Sala comercial: economia para empresas de médio porte.

Com a correria do dia a dia corporativo, muitas vezes a organização é colocada em segundo plano. Dessa forma, uma providência somente é tomada quando o ambiente encontra-se praticamente inabitável. Assim, cria-se uma cultura empresarial propensa à desorganização. Confira 5 dicas para manter seu escritório organizado desde já.

1- Opte por móveis multifuncionais

Além de cores harmoniosas e um belo design de interior, é necessário priorizar pela otimização do espaço. Caso não queira optar por móveis planejados, elementos como estantes e nichos podem ser extremamente funcionais. Esses tipos de mobília são os melhores amigos de lugares pequenos e que necessitam de arquivamento ou material bibliográfico.

2- Separe o que é necessário do que apenas ocupa espaço

Antes de começar a jogar fora as coisas do seu escritório, é preciso passar um pente fino. Selecione tudo aquilo que você não utiliza há um bom tempo, separe também as coisas diferentes, mas que possuem a mesma funcionalidade. A partir desse filtro inicial, você ficará apenas com aquilo que é necessário e utiliza frequentemente. Assim, há uma otimização do espaço e fará com que tudo se acomode em no seu devido lugar.

3- Na mesa, apenas o que for utilizar frequentemente

Separe aquilo que fará no dia. Tudo o que for relativo aos outros dias da semana vai direto para a gaveta. Dessa forma, é possível focar no trabalho daquele dia, sem ocupar sua cabeça com afazeres que não necessitam de soluções imediatas.

4- Agora, hora de hierarquizar suas gavetas

Pronto, aliviamos a quantidade de coisas que haviam sobre a sua mesa. Mas agora, as suas gavetas estão abarrotadas? Pode ficar tranquilo. Uma boa solução para esse problema é hierarquizá-las. Por exemplo, trabalhos com demandas frequentes ocupam a primeira gaveta, os de menor demanda ou com maior prazo, ocupam os locais abaixo, e assim sucessivamente.

5- Cada coisa em seu lugar

Sua mesa já está dando gosto de olhar, suas gavetas estão organizadas, agora, vamos para a última etapa da sua força tarefa. Chegou a hora de deixar tudo encaixado em seu devido lugar. Uma boa ferramenta que poderá facilitar muito seu trabalho são as prateleiras, para o escritório, e os escaninhos para a sua mesa. Com eles, é possível que você mantenha as coisas em locais fixos e de fácil acesso para você e os demais colaboradores que forem utilizá-las.

A organização de uma empresa é um fator decisivo para o desenvolvimento. Além disso, proporciona um ambiente agradável e saudável para todos os frequentadores.

Conheça detalhes técnicos do Opus One que vão te surpreender.

Com mais de 45 anos de experiência, a Apolar Personnalité possui diversas opções de imóveis e mais de 90 lojas no Paraná e Santa Catarina, além de conexões em Miami e Paris. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here