menu

Cuidados que você deve ter com o contrato de compra de imóvel

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Saiba agora tudo o que você precisa levar em conta na hora de assinar o contrato de compra e venda de imóvel

Quando a decisão de adquirir uma propriedade é tomada, diversas questões devem ser levadas em conta. Pensando nisso, resolvemos mostrar alguns cuidados que você deve ter com o contrato de compra de imóvel.

Antes de começar a procurar por um novo lar é fundamental ter um bom planejamento financeiro, considerando todos os custos que este novo investimento vai trazer ao orçamento. Com um valor em mente e o imóvel escolhido, chega a hora da negociação. É aqui que se discute o preço final e a forma de pagamento.

Cuidados que você deve ter com o contrato de compra de imóvel

Em seguida, com tudo bem definido, é o momento de assinar o contrato de compra e venda do imóvel. Mas não pense que esta é a hora de relaxar. A atenção redobrada na assinatura do documento previne possíveis problemas futuros. Conheça agora 8 dicas que você precisa ter com o contrato de compra de imóvel.

 

  1. Defina bem os critérios

A aquisição de uma propriedade é o maior investimento para muitos brasileiros. Por isso, não custa confirmar mais de uma vez, antes de assinar o contrato de compra, se aquele imóvel se encaixa exatamente naquilo que procura, tanto no quesito estrutura quanto no valor.

 

Confirme se no documento estão descritas todas as especificações combinadas anteriormente, como valor de venda e entrada, quantidade de parcelas e forma de pagamento. Depois de assinado não tem como voltar atrás, então leia calmamente e se possível com outra pessoa junto.

 

  1. Saiba com quem você está negociando

Seja como uma pessoa jurídica ou física, para se ter segurança em um negócio é fundamental que você conheça quem está vendendo a propriedade. Portanto, não se sinta mal em pesquisar a reputação da empresa ou da pessoa com quem você está assinando o contrato.

 

Este cuidado precisa ser redobrado se o imóvel for vendido na planta. Se este é o seu caso, estude qual é a confiabilidade da construção na questão de cumprimento de prazos. Sites como o Reclame Aqui, permitem que você verifique se há reclamações da empresa e se ela solucionou os problemas apontados.

 

  1. Confira a documentação

 

Toda a documentação do imóvel é algo público, ou seja, qualquer um pode ter acesso. São estes papéis que comprovam se a propriedade tem plenas condições de ser vendida pelo ponto de vista legal. É interessante que você verifique os registros do bem no Cartório de Registro de Imóveis antes de assinar qualquer contrato.

 

Se a propriedade já estiver pronta, ela precisa ter o registro da escritura no cartório, uma certidão que mostra todo o histórico de negociações anteriores e eventuais impedimentos para a venda. Agora, se for um imóvel na planta, os documentos são uma forma de assegurar se a construtora registrou todas as promessas que fez.

 

  1. Preste atenção no memorial descritivo

Você está prestes a comprar um imóvel na planta ou que ainda esteja em construção? Então, saiba que a leitura do memorial descritivo é indispensável. É neste documento que todas as características que devem ser entregues pela construtora estão descritas.

 

Como não há a possibilidade de verificar os acabamentos e as particularidades em uma propriedade que ainda não está pronta, o memorial descritivo é o principal registro de tudo que deve ser entregue ao fim da obra. É a garantia que você tem futuro na hora de vistoriar o imóvel na entrega.

 

  1. Acabe com todas as suas dúvidas

Muitas pessoas acabam não fazendo muitos questionamentos por sentirem vergonha. Não se sinta acanhado e tire todas as dúvidas que possam aparecer. Lembre-se de que este é um dos maiores investimentos que você vai fazer na vida e tudo precisa estar muito claro

 

Se for necessário, visite o imóvel ou a obra repetidas vezes e confira todos os detalhes. Pergunte tudo aquilo que desejar, seja para o construtor, corretor de imobiliária ou vendedor. Você também pode solicitar que o responsável tire as suas dúvidas por escrito. Desta forma, há a comprovação física do que foi prometido.

 

  1. Guarde todos os documentos

Guarde tudo aquilo que diz respeito a negociação do imóvel ou ao imóvel em si. Isso vale também para todo o material publicitário, assim como para as mensagens trocadas com corretores ou o proprietário do imóvel. Essa segurança permite que você tenha uma comprovação de tudo o que foi prometido antes do contrato de compra ser assinado. E se houver necessidade, essas provas podem servir de base para uma ação judicial.

Cuidados que você deve ter com o contrato de compra de imóvel

  1. Atenção redobrada na hora de ler o contrato

Nunca assine o contrato sem antes ler linha por linha. Confirme se no documento está especificado todos os deveres e direitos do vendedor e do comprador. Lembrando que essa descrição precisa ser bem clara, para que não haja margem para mais de uma interpretação.

 

Não se esqueça de verificar se tudo aquilo que foi combinado durante as negociações está presente no papel. Se não for o caso, peça a inclusão ou a retirada da cláusula que não considera adequada.

 

  1. Busque ajuda profissional

Uma ajuda profissional é sempre a melhor forma de garantir a segurança do negócio. Quando falamos das questões relativas à escolha do imóvel e condução da negociação, não há nada melhor do que a assessoria de um corretor de imóveis competente e confiável.

Já no momento da análise de documentos e assinatura do contrato, o auxílio de um advogado com conhecimento no mercado imobiliário é muito bem-vindo.

A Apolar conta com diversos profissionais da área que estão preparados para lhe ajudar a encontrar o lar mais adequado ao seu perfil social e econômico. Escolha o seu imóvel ideal na nossa página de ofertas e converse com um de nossos profissionais. Para mais dicas sobre o setor dos imóveis, acesse o nosso blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.