Com um conceito criado pelo programador Brand Neuberg em 2005, o Coworking é sistema de espaço integrado e compartilhado entre um grupo de profissionais com uma gama de estruturas básicas, esse é o ambiente propício para startups e autônomos que estão no começo de uma nova empreitada empreendedora e não conseguem arcar com altos custos em abrir um novo escritório.

Atuando como um espaço colaborativo, esse modelo estabelece uma estrutura comum como o escritório de diversas empresas, porém de uma maneira bem menos monótona, sem regulamentos e o rigor impostos nos ambientes corporativos. Os coworkers (nomenclatura atribuída as pessoas que atuam nesse espaço) dispõem de uma típica infraestrutura partilhada: internet, impressão, ar condicionando, sala de reunião, equipe de limpeza e outras coisas, porém um dos diferenciais em trabalhar em Coworkings é a dinâmica dos ambientes e dos membros que atuam lá, essa dinâmica permite gerar fluxo, troca de informações e ideias com profissionais de diversas áreas de atuação e nichos.

Os motivos pelos quais esses ambientes estão cada vez mais crescendo, é pela simples lógica preestabelecida de uma pessoa poder contratar o serviço do ambiente através de um pacote mensal e dispor de benefícios como: menor custo com as despesas, maior interatividade, network, possibilidade de expansão intelectual, profissional e a dinâmica assumida pela coletividade. Até mesmo a arquitetura dos ambientes Coworkings é planejada para gerar o espírito de coletivismo, através de móveis leves e híbridos que permitem facilmente ser mudados com disposição, boa iluminação elétrica e natural, espaços com conveniências e entretenimento e algumas salas privadas.

Esse modelo de ambiente apresenta benefícios tão interessantes, que já é utilizado a muito tempo na rede de franquias Apolar, e será utilizado de maneira inovadora na nova loja Apolar Concept, que trará ao seus clientes uma nova forma de enxergar o universo imobiliário.

Abaixo estão algumas imagens da estrutura dinâmica dos Coworkings:

Fonte: ArchDaily

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here