Saber como organizar o escritório é fundamental para a produtividade e a qualidade de vida no trabalho, pois a bagunça atrapalha a realização das tarefas diárias. Seja em um escritório ou home office, tudo começa com uma mesa de trabalho organizada e limpa.

Acredite, organizar uma mesa de trabalho e mantê-la dessa forma faz toda a diferença no cotidiano e na sua produtividade. Por exemplo, imagine que você acaba de chegar no seu trabalho e se depara com materiais espalhados, embalagens de comida jogadas, uma xícara de café suja e uma pilha de documentos amontoados em sua mesa. Qual é a sensação que você tem ao chegar num ambiente assim, confusão, estresse, cansaço?

Pois então, a desorganização e bagunça de uma simples mesa de trabalho pode provocar sensações ruins em nossa mente. Por isso, é essencial tomarmos consciência de que manter a organização traz diversos benefícios. Veja:

  • Preserva a sensação de bem-estar e conforto;
  • Economiza tempo;
  • Previne imprevistos e perda de documentos;
  • Garante melhor imagem profissional;
  • Aumenta a produtividade;
  • Ajuda a ter foco ao realizar tarefas.
Leia também: 5 dicas simples para manter seu escritório organizado.

Além de sabermos os benefícios da organização, é necessário começarmos a arrumar e manter a mesa de trabalho organizada. Saiba como com essas 7 dicas infalíveis abaixo:

1- Utilize organizadores de escritório

Os organizadores, como separadores de arquivos, caixas plásticas e porta lápis e caneta auxiliam na organização da sua mesa de trabalho. Por isso, aposte nesses objetos para manter a boa estética no ambiente e deixar organizado, sem confusão.

2- Tenha só o que precisa em cima da mesa

Mantenha sobre a sua mesa os objetos que você realmente usa no dia a dia e livre-se daquele documento, fone velho ou daquela pilha de cartão repetidos que você não vai mais usar. Portanto, descarte ou guarde o que não usa mais em um organizador específico. Afinal, menos é mais organização.

Uma dica é usar o princípio da proximidade. Para isso, elenque os objetos que você usa com frequência e mantenha-os sobre a mesa. Assim, você facilita o acesso de materiais que são úteis ao seu cotidiano.

3- Descarte materiais de papelaria velhos: canetas, lápis, post it 

Muitas pessoas têm o hábito de guardar coisas velhas e que não estão mais funcionando com a esperança de que “talvez, quem sabe, um dia eu preciso”. Isso é um hábito que pode fazer com que você acumule bagunça e deixe sua mesa desorganizada.

Por isso, faça uma limpa naqueles materiais de papelaria que não funcionam, como canetas falhando, lápis pequenos ou posts its com anotações antigas. Deixe sobre a mesa o que você vai usar mesmo!

4- Gerencie e acomode seus papéis em gavetas 

Normalmente, um escritório tem uma boa rotatividade de papéis e as mesas de trabalho acabam ficando com aquelas pilhas desagradáveis de documentos e arquivos. A dica aqui é você gerenciar os documentos por prioridade e identificar quais não irá mais utilizar na semana ou no mês. Em seguida, acomode esses papéis em gavetas.

Assim, sua mesa de trabalho ficará mais agradável e com mais espaço. Para deixar ainda mais arrumado, coloque divisórias e pastas com identificação nas gavetas sobre o que se trata cada documento.

Leia também: Sala comercial, economia para empresas de médio porte.

5- Tenha um cesto de lixo ao lado de sua mesa 

Essa é uma dica importante para manter a organização de qualquer local de trabalho. Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos em cima da mesa objetos e até embalagens de comida que deveriam ir para o lixo.

Nesse caso, ter um cesto de lixo ao lado da mesa de trabalho facilita a organização e mantém o local limpo e longe da bagunça.

6- Tenha um objeto de decoração pequeno e agradável

Ter um objeto de seu gosto, que seja pequeno e delicado, traz harmonia para a sua mesa. Por exemplo, plantas suculentas ou um porta-retratos da família.

Esses objetos aumentam o conforto do seu local de trabalho e transformam sua mesa em um ambiente aconchegante e único. Mas lembre-se, se sua mesa for pequena e não tiver muito espaço, você pode colocar esse objeto em alguma prateleira.

7- Separe alguns minutos no final do dia para arrumar a mesa

Por último e não menos importante, separe 10 minutos do fim do expediente para arrumar e organizar sua mesa de trabalho. Assim, você mantém o local organizado e evita retrabalho no dia seguinte.

Manter a mesa de trabalho organizada e limpa é a chave para você ter mais produtividade e conseguir otimizar seu tempo. Por isso, invista nessas sete dicas infalíveis e tenha um ambiente de trabalho sempre arrumado. E, se mesmo com toda essa organização o seu escritório ainda estiver bagunçado, busque uma nova sala comercial para alugar.

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here