Abrir uma empresa envolve diversas etapas e desafios, alguns mais complexos e burocráticos e outros mais simples. Um deles é a escolha da localização. No caso de montar um consultório odontológico ou uma clínica odontológica, é importante escolher uma localização que o paciente se sinta seguro e confortável.

Como falamos anteriormente, o primeiro passo para escolher uma boa localização para seu empreendimento é estruturar seu plano de negócios. Nele, deve conter estratégias de mercado, análise da concorrência e, principalmente a definição do público. Após esse passo, a escolha da localização estará mais alinhada com os seus objetivos de negócio.

Estruturando o plano de negócios do consultório odontológico

O plano de negócios do seu consultório odontológico deve ter um planejamento objetivo, claro e fundamentado. Assim, as chances de sucesso do consultório aumentam. Para isso, estruture cada etapa abaixo.

Defina o público do seu consultório odontológico 

Essa é a primeira etapa e mais importante para o sucesso da clínica. Isso porque ela influencia em todas os processos de abertura do consultório, incluindo a localização.

Para definir seu público faça alguns questionamentos de comportamento e perfil de quem você quer alcançar com os seus serviços e segmente suas atividades. Por exemplo, qual(is) especialidade(s) seu consultório vai oferecer? Implantes dentários? Clareamento dental? Qual público pretende atender? Homens, crianças, mulheres, idosos ou pacientes especiais?

Por exemplo, se o dentista optar por atender reabilitação oral, em geral, vai atender adultos e idosos. Logo, descarte a possibilidade de escolher o consultório no quarto andar de um prédio sem elevador. Ou, se o dentista atenderá pessoas da classe alta, deve escolher a localização em um bairro de classe média ou alta.

Analise a concorrência e defina seu diferencial 

Analisar a concorrência é importante para que seu consultório odontológico não seja impactado de forma negativa na escolha da localização. Para isso, analise se o bairro ou a região possui muitas clínicas ou consultórios com o mesmo segmento que o seu. Como também, pesquise se a sua concorrência já “domina” aquela região e quais seriam as estratégias para alavancar o seu consultório médico.

Com esses estudos, você consegue definir seus diferenciais de mercado e como seu público será fidelizado por meio das vantagens do seu consultório.

3 dicas para definir a localização

Obviamente, o plano de negócios e etapas acima são essenciais para o crescimento do seu consultório odontológico e ambas impactam na escolha da localização. Após deixá-lo bem estruturado, confira as dicas abaixo e defina a melhor localização para o seu consultório odontológico!

1- Na escolha do ponto do consultório, priorize a acessibilidade e segurança

A escolha do local deve ser de fácil acesso e locomoção (ônibus, carro, moto). A acessibilidade é importante, pois passa mais confiança ao paciente. Por isso, opte por locais com ruas bem asfaltadas e bem movimentadas.

Leia também: Dicas para escolher um ponto comercial para alugar.

Em relação a segurança, opte por um local com bastante luminosidade. Ruas movimentadas e luminosas passam maior sensação de insegurança. Além disso, invista na segurança interna do seu consultório, como câmeras de segurança e estacionamento conveniado.

2- Saiba o seu modelo de consultório odontológico

Defina o modelo do seu consultório para evitar imprevistos. Com isso, analise o número de salas, tamanho, banheiros, recepção, andar, vista, entre outros. Tudo isso deverá ser levado em conta para não se arrepender e ter que trocar de ponto comercial. Por isso, ao escolher o local, invista em um consultório que atenda às suas necessidades imediatas e futuras.

3- Cuide da aparência da clínica odontológica

A aparência da sua clínica odontológica é fundamental para atrair mais clientes. E, ela começa já no trajeto até a entrada do consultório, ou seja, deve ser agradável na parte interna e externa.

Nesse sentido, escolher uma localização em uma rua muito esburacada, com lixo excessivo ou com muita poluição visual pode distrair a atenção do seu cliente. Por isso, opte por locais tranquilos, com arborização e vista harmoniosa. Assim, passará uma imagem limpa e de acordo com a saúde dental.

Leia também: 5 vantagens de ter um empreendimento em um bairro verde.

Investir em uma boa localização para o seu consultório médico é garantir uma carreira como profissional de saúde de sucesso. Portanto, escolha o local que passe a imagem que você deseja aos seus pacientes e siga as dicas que preparamos pra você!

E lembre-se, para facilitar os processos burocráticos, escolha um imóvel em uma imobiliária confiável e transparente.

Com mais de 45 anos de experiência, os imóveis da Apolar Personnalité passam por uma cuidadosa avaliação, para manter sempre o padrão elevado que nossos clientes procuram. Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here