menu

Bairros curitibanos: Boa Vista

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Para continuar com a nossa análise dos bairros curitibanos, o Boa Vista foi o escolhido da vez. Predominantemente residencial, esta região de Curitiba conta com mais de 30 mil habitantes, distribuídos em 5 km² de território.

Vizinho dos bairros: Ahú, Barreirinha, Bacacheri, Cabral, Santa Cândida e São Lourenço, o Boa Vista é uma área em que casas e sobrados predominam, tendo opções reduzidas de prédios e condomínios verticais.

Bairros curitibanos Boa Vista

História do bairro

O bairro Boa Vista recebeu este nome por ter uma posição geográfica privilegiada com uma visão panorâmica da cidade de Curitiba.

A região começou a ser ocupada em meados de 1890, quando Ludovico Geronasso adquiriu algumas áreas no bairro. Nesta época, o local se transformou em chácaras e permaneceu por diversas décadas com esta paisagem tipicamente rural. No início, o território era usado para o cultivo da erva-mate, depois aumentando o repertório para o plantio de cereais e criação de gado. Durante anos, a venda de leite e lenha foram uma das principais atividades econômicas do Boa Vista.

Foi só no começo dos anos 60 que as chácaras foram divididas e o bairro começou a passar por uma crescente urbanização.

Contexto atual do bairro

Bairros curitibanos Boa Vista

Atualmente, o Boa Vista continua se destacando pela sua localização. Com duas avenidas principais (Av. Paraná e Av. Anita Garibaldi) e um terminal de ônibus, o bairro tem ligação fácil com a região central e outros locais importantes da cidade.

Quem opta por morar nesta área não tem dificuldade em fazer compras, pois a região é repleta de comércios e conta com um conhecido hipermercado. O Bosque Boa Vista agrada os moradores do local, que tem um lugar perto para descansar, aproveitar o ar livre e se exercitar.

O bairro também apresenta uma boa oferta de imóveis. O valor de metro quadrado por lá é um pouco mais baixo se comparado com outras regiões de Curitiba. Mesmo assim, o Boa Vista é um bom local para se investir, já que os preços dos imóveis e terrenos têm crescido aos poucos nos últimos anos.

Bairros curitibanos

Pontos para se visitar

Localizado na região norte de Curitiba, o bairro conta com comércios, locais gastronômicos, um bosque maravilhoso, fundação cultural e muito mais.

O Bosque Boa Vista (também conhecido como Dr. Martim Lutero) abrange uma área de 11.682m², sendo que 7.000m² é de bosque natural. Entre as espécies encontradas na mata, estão: pinheiros, canelas, paus de bugre, pinheiros bravos, pitangueiras, guabirobeiras e outras. No parque, você também pode aproveitar os equipamentos de lazer, como playground e quadras de esportes.

Bairros curitibanos Boa Vista

A sede da Fundação Cultural de Curitiba fica na Rua da Cidadania, localizada no terminal do Boa Vista. Lá acontece diversos eventos culturais, como música, artes visuais e artes cênicas. O local também abriga atividades e exposições.

 

Afazeres do dia a dia

Apesar de ser praticamente um bairro residencial, o Boa Vista também conta uma grande quantidade de pequenos estabelecimentos gastronômicos. Temos como exemplos:

  • Bar do Victor: conhecido pelos deliciosos frutos do mar há mais de 50 anos. Tem em seu menu os tradicionais bolinhos de bacalhau, moqueca e uma adega climatizada com vinhos brancos.
  • Cantinho da Bica: a especialidade do lugar é o churrasco, em especial, a costelinha de porco. Além das maravilhosas carnes, o empreendimento conta com feijoada aos sábados.

Bairros curitibanos Boa Vista

  • Cervejaria da Vila: o local preferido para quem ama cerveja. A carta da casa conta com rótulos nacionais e importados dos mais diferentes estilos. O chopp também tem a sua vez no estabelecimento.

O bairro também conta com escolas e hospitais públicos (além da UPA) e privados em toda a sua área. Um fato que muitos ainda não sabem é que o Boa Vista é um dos principais lugares para se comprar materiais de construção em Curitiba. Boa parte das lojas sem concentram nas proximidades da Avenida Paraná.

Por conta da Rua da Cidadania, a região também conta com o Sacolão da Família. O local, que é um programa social da Prefeitura Municipal, reúne hortaliças e frutas de qualidade com preços baixos. A ideia do projeto é ampliar o acesso a alimentação saudável para toda a população curitibana.

Morar em curitiba

Gostou das nossas informações sobre o Boa Vista? Acha que faltou alguma coisa? Conte para a gente nos comentários. E se você quiser saber mais sobre todos os bairros de Curitiba e conhecer o melhor de cada bairro para morar, acesse o nosso E-book.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.