Dona de praias lindas,uma boa qualidade de vida e povo hospitaleiro, Santa Catarina tem se tornado o destino favorito de muita gente.

 8 motivos para morar em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado do sul do país que faz muito sucesso pelas suas praias estonteantes. Porém, não é só isso que o local oferece.

Conheça agora 5 motivos para se apaixonar e morar em Santa Catarina.

  1. Praias maravilhosas

O litoral do estado é um dos mais lindos do Brasil com praias para todos os gostos, seja para surfar ou curtir um mar calmo com a família. Com águas cristalinas e diversos esportes aquáticos disponíveis, o litoral catarinense é um dos mais visitados do país.

  1. Clima

Quem gosta de todo o tipo de clima vai adorar Santa Catarina. Com estações bem definidas, o estado raramente sofre com falta de chuvas e a umidade relativa do ar normalmente está acima da média. Na região, o verão é quente com céu limpo, já o inverno pode contar com graus negativos e um vento gelado. A primavera é a época de dias quentinhos e no outono as noites são mais chuvosas.

  1. Qualidade de vida

Santa Catarina é vice líder em qualidade de vida no país. Florianópolis, capital do estado, tem o terceiro maior IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Brasil. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), este índice considera longevidade da população, educação e renda.

8 motivos para morar em Santa Catarina

  1. Noite agitada

Na maioria das cidades, em especial na capital Floripa, as opções para curtir a noite são bem diversas. Você encontra bares, baladas, locais com música ao vivo e muito mais. Durante a alta temporada, a vida noturna do litoral também fica ainda mais agitada.

  1. Turismo

Praias estonteantes, serras maravilhosas, festas típicas e o maior parque temático do Brasil, o Beto Carrero World, agitam o turismo no estado durante o ano inteiro.

  1. Gastronomia

Todo local tem suas comidas típicas que fazem sucesso entre os moradores e os turistas. Em Santa Catarina, você vai se deliciar com iguarias como cuca, polenta no fio, caldo de cana, pinhão e tainha.

  1. Economia

Além de ser o sexto estado com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil. Segundo pesquisa do IBGE a taxa de desemprego referente ao terceiro trimestre de 2017 é de 6,7%, enquanto nos trimestres anteriores era de 7,5% e no primeiro, 7,9%, consecutivamente.

8 motivos para morar em Santa Catarina

  1. Educação

Santa Catarina conta com diversas escolas particulares e públicas, e universidades como a a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), uma das mais concorridas e conhecidas do Brasil. Além disso, Santa Catarina teve o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país nos anos finais do ensino fundamental, com 5,1.

 

As 5 melhores cidades de Santa Catarina

Já se apaixonou por Santa Catarina? Então, confira as 5 melhores cidades para se viver no estado. Para decidir os municípios, verificamos os maiores IDHM* (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da região. O índice leva em conta três fatores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

*Os dados são do ano de 2013.

  1. Florianópolis

A capital do estado é a campeã no IDHM, com um índice de 0,847. Conhecida no país pelas suas belas praias, Florianópolis tem uma economia baseada em comércio e serviços, especialmente na alta temporada por conta do turismo. Produção de mariscos e empresas de tecnologia também são encontradas por lá. Assim como a sede da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

  1. Balneário Camboriú

8 motivos para morar em Santa Catarina

Outra importante cidade do litoral catarinense, Balneário Camboriú é a segunda da nossa lista com um índice de 0,845. Da mesma forma que a capital, o município se sustenta com comércios e serviços, em especial na alta temporada. Dados confirmam que nas épocas mais movimentadas do ano, a cidade chega a abrigar 1 milhão de pessoas.

  1. Joaçaba

Com um índice de  de 0,827, o terceiro lugar é da cidade de Joaçaba. O município fica longe das famosas praias, no Oeste do estado. Seus mais de 28 mil habitantes vivem, principalmente, com a indústria de equipamentos agrícolas e produção agropecuária.

  1. Joinville

Os 550 mil habitantes fazem de Joinville a cidade mais populosa do estado. Conhecida no país como “cidade das flores”, o município recebe há mais de 70 anos a tradicional Festa das Flores. Na cidade também acontece o Festival de Dança, considerado um dos maiores do mundo. A relação com a dança não está só nos eventos, Joinville também possui a única sede fora da Rússia da Escola do Teatro Bolshoi, com mais de 300 alunos do Brasil, Argentina, Colômbia, Holanda e Paraguai. Além disso, o município é o terceiro maior polo industrial do sul do país.

Financiamento de Imóveis: saiba como fazer

  1. São José

Parte da região metropolitana de Florianópolis, São José é a quinta cidade com o maior IDHM de Santa Catarina. Com mais de 220 mil habitantes, o município é uma potência econômica do estado. São mais de 1.200 indústrias e 6.300 estabelecimentos comerciais em 113 km quadrados. A pesca artesanal, produção de cerâmica, agropecuária e maricultura também fazem parte do perfil econômico de São José.

Você já mora em Santa Catarina? Conte para a gente nos comentários qual a melhor vantagem do estado. E se você ainda não aproveitou as maravilhas da região, acesse o site da Apolar para conhecer os imóveis para alugar e vender e venha se apaixonar pelas cidades catarinenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here