Empreender com certeza não é uma tarefa fácil. É preciso planejar muito e pensar em vários quesitos antes de tirar a ideia do papel, como, por exemplo, ter conhecimentos necessários sobre a área de atuação, conhecer a situação do mercado, estudar os concorrentes, conhecer o seu público e, principalmente, escolher o melhor local para abrir um negócio.

Para lhe ajudar nesse último ponto, elencamos cinco questões fundamentais para você ter em mente na hora de escolher um local para sua empresa. Confira as vantagens de cada um.

Seu público frequenta a região?

Pensar no seu público é um dos primeiros passos a ser dado para quem deseja empreender. Além de entender do setor e do seu negócio, é preciso conhecer seu público, saber quem são, do que gostam e, o mais importante, onde estão.

Pesquise qual o perfil do seu público e identifique onde eles se concentram, quais bairros moram e onde trabalham. Com essas informações é possível escolher o melhor lugar para investir. Afinal, você precisa estar onde o seu cliente está, oferecendo o máximo de comodidade possível a ele. Conhecer o poder aquisitivo do seu cliente é importantíssimo para captar esses dados.

É uma região de fácil acesso?

Agora que você sabe quem é o seu público, as regiões que ele costuma estar e o seu poder aquisitivo, você tem um norte para escolher a região ideal. Verifique como é o acesso a esse local, se há uma boa estrutura para a locomoção, com transporte público e estacionamento na via. Tenha em mente a distância do seu negócio com os polos comerciais da cidade, como o centro.

Escolha regiões que tenham a melhor forma de acesso possível e que facilite a vida tanto do seu cliente, quanto a sua. Afinal, atravessar a cidade todo o dia para chegar na sua empresa não é uma experiência boa, pode aumentar o estresse e atrapalhar a sua produtividade.

Quem é a vizinhança?

É extremamente importante saber quais negócios circundam sua empresa, principalmente se há concorrentes próximos e se há outros empreendimentos que atraem o mesmo nicho de consumidor que o seu. Entender como funciona o comércio a sua volta é um modo de identificar se é um bom lugar para investir, principalmente em relação ao movimento do público.

É uma região segura?

Agora que você já eliminou as opções que não se enquadram com o seu público, que tinham um acesso complicado ou eram longe e que tinham uma vizinhança pouco atrativa, é preciso identificar quais oferecem a maior segurança para você e para o consumidor. Procure por bairros com maior investimento em infraestrutura e segurança, eles podem ser mais caros que os demais, mas é sempre melhor prevenir do que remediar. Além de você ter a segurança de que o seu patrimônio não sofrerá danos, o seu cliente terá mais segurança e confiança para ir até a sua empresa.

Qual é o padrão estético da região?

Sim, esse é um ponto importante para o sucesso da sua empresa. Nesse momento você já deve ter algumas boas opções de região para investir e, por isso, avaliar a arquitetura pode ser um critério de desempate. A visão é o sentido que causa maior impacto na memória. Ela é tão eficiente que representa 75% da capacidade de memorização, segundo estudos da UFRGS, o que a torna a principal forma de estimular o consumidor. Por isso, escolha regiões que ofereçam uma estética agradável, que equilibre natureza e espaço urbano, com áreas de lazer e alto padrão.

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