menu

Vizinhança: o que analisar nos entornos do imóvel que você quer comprar

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

O momento de investir em um novo imóvel pode acabar gerando diversas dúvidas – até porque, possivelmente, essa é uma compra que deve durar alguns anos. Um dos aspectos mais importantes para analisar é o bairro em que você pretende morar, sendo recomendável fazer uma boa inspeção nos entornos do imóvel em que você tiver interesse.

Mas o que exatamente é necessário observar com relação a isso? Neste artigo, apresentaremos os principais pontos a serem levados em consideração antes de realizar a compra do seu novo imóvel.

Por que é importante analisar os entornos?

Comprar um imóvel é um grande investimento. Por isso, a realização da aquisição deve ser concreta e deixar você com a certeza de que está fazendo um ótimo negócio, já que é muito provável que você (ou alguma outra pessoa com quem possa morar) realize alguma prática rotineira no local.

Sendo assim, é muito importante que você se sinta seguro e confortável no imóvel e no local onde ele está situado, considerando que a questão do espaço interfere bastante. De nada adianta se o seu imóvel for extremamente aconchegante e espaçoso se a vizinhança pode trazer riscos para a sua paz e harmonia.

Localização

Antes de tudo, é válido observar atentamente se o bairro escolhido por você é de fácil acesso e se a localização permite que você realize as suas necessidades diárias, como as compras do mês. É válido analisar também qual a disponibilidade do transporte público presente na região e as condições das vias que a atendem para evitar problemas futuros de desconforto, como congestionamentos ou grandes caminhadas.

Você prefere uma região central, com muito comércio e grande circulação de pessoas, ou então um local mais afastado, silencioso e sem grandes centros comerciais movimentados? Leve em consideração o que mais o agrada na hora da escolha.

Proximidade

 

Veja corretamente se o local escolhido é realmente ideal para facilitar o seu cotidiano. Observe se o imóvel está próximo do seu trabalho e como é a acessibilidade para chegar ao destino. É válido analisar com cuidado, para evitar frustrações futuras nos momentos em que precisar sair para realizar os afazeres.

Se tiver filhos, é importante observar se o local é próximo e de fácil acesso a escola deles, pois isso aumenta a comodidade e a tranquilidade em relação à segurança das crianças na ida e volta dos estudos.

Veja esse e-book que fizemos sobre os bairros de Curitiba, se estiver interessado na cidade, e saiba mais sobre as melhores localizações para se morar na região:

Segurança

Pesquise sobre a fama do bairro que você escolheu em relação à segurança. Observe atentamente se o local é próximo de delegacias ou se possui constante vigia dos policiais. Converse com os moradores do local e peça para que eles falem com você sobre as ocorrências da região. Investigue as notícias sobre a violência do bairro e qual a frequência dos incidentes.

A segurança é um dos principais fatores de escolha para um bairro. E, nesse quesito, a vizinhança é muito importante, pois pode comprometer até mesmo a sua vida e a de seus familiares.

Saúde

Investigue se o local escolhido conta clínicas de saúde próximas e qual a fama do profissionalismo desses estabelecimentos. A proximidade de hospitais é outro fator ideal para uma boa escolha de onde morar, pois é uma acessibilidade muito importante para os cuidados com a família e de si próprio.

Lazer

Analise se há bastantes locais de lazer próximos ao bairro escolhido. Ter um parque, sorveterias, centros esportivos ou quaisquer pontos de entretenimento próximos à sua casa é muito importante para manter a sua saúde mental, já que o lazer é essencial.

Serviços

Um fator muito importante para ser analisado antes de escolher a localidade é se as empresas prestam serviços para o bairro e se a qualidade fornecida é boa. Muitos lugares ainda não possuem disponibilidade de televisão a cabo, telefone e sinal de operadoras de celular, por exemplo. Isso compromete a qualidade de vida e conforto do seu imóvel.

Além disso, o simples fato de pedir uma comida por delivery, por exemplo, pode gerar frustração e desconforto, já que podem ser poucas empresas que fornecem esse tipo de serviço no local.

Este artigo ajudou você a fazer uma boa escolha na localidade do seu novo imóvel? Continue acompanhando o nosso blog, sempre temos dicas que podem ajudar você a fazer um bom negócio.

Se ainda tiver dúvidas sobre como realizar o financiamento de um imóvel, fizemos um e-book especial que explica corretamente as etapas dessa ação. Confira:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.