menu

Motivos para escolher um apartamento compacto: localização e preço

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Uma das atuais tendências do mercado imobiliário são os apartamentos compactos. De alguns anos para cá, a venda desse tipo de imóvel está apresentando um considerável crescimento devido à sua praticidade e localização. Isso acabou atraindo diferentes tipos de públicos que tomaram desejo por esse formato de moradia.

Entre os públicos que mais buscam por apartamentos compactos atualmente, encontram-se os recém-casados, jovens empreendedores e profissionais que residem longe do seu local de trabalho. A grande questão, nesse caso, são os motivos que levam essas pessoas a procurarem por esse formato de imóvel. Antes de iniciar esta discussão, vamos entender o que é um apartamento compacto.

O que é um apartamento compacto?

O apartamento compacto é um novo modelo de imóvel que está ganhando o gosto de muitas pessoas. Trata-se de apartamentos que possuem áreas muitas vezes menores do que 30m², porém geralmente ficam localizados em bairros de extrema comodidade e facilidade, como partes centrais da cidade.

O modelo já está sendo taxado como uma nova tendência e traz um novo conceito de moradia para as pessoas, entregando praticidade em locais privilegiados, além do estilo único que esse tipo de imóvel oferece.

Estudos realizados pela Secovi-SP apontam que os imóveis compactos saem do mercado mais rápido do que os de outros estilos, sendo que um apartamento com um quarto leva de 15 a 22 dias para ser comprado, enquanto moradias maiores ficam mais de um mês sem ter um novo inquilino.

Porém, resta uma dúvida: quais são os motivos que levam as pessoas a buscarem mais rapidamente um local pequeno para morar, sendo que existem tantos outros imóveis mais espaçosos disponíveis no mercado? Vamos analisar quais os benefícios que um apartamento compacto pode proporcionar.

Localização

Geralmente, os apartamentos compactos são construídos dentro dos bairros mais nobres da cidade, fornecendo uma maior proximidade a lugares de uso cotidiano. Esse fator gera uma maior economia para o morador, pois não é necessário realizar gastos (como compras mais frequentes de gasolina) que precisariam ser feitos se estivesse localizado em bairros mais afastados.

Além disso, esses apartamentos ficam próximos a empresas – o que ajuda os seus funcionários com a facilidade em chegar ao trabalho. Como existem muitos estabelecimentos que ficam mais distantes dos bairros residenciais, aproveitar espaços mais próximos, ainda que menores, é uma forma de encurtar o tempo gasto até chegar ao local de trabalho.

Se você estiver interessado em Curitiba, veja esse e-book que fizemos sobre os melhores bairros da cidade:

Valores mais baixos

Além da economia gerada pela localidade do imóvel, outro fator que pode ajudar a manter suas economias em dia é o valor cobrado pela maioria desses imóveis. Geralmente, o preço de um apartamento compacto é mais baixo se comparado a outros imóveis disponíveis no mercado. Principalmente se a análise for relacionada aos bairros onde esses imóveis estão situados, que, na maioria das vezes, é um grande fator de valorização.

Ambiente

O apartamento compacto entrega um estilo único que geralmente agrada as pessoas. O local é aconchegante e acolhedor, além de fornecer maior tranquilidade e praticidade relacionadas ao tamanho do imóvel.

O número de cômodos acaba por favorecer a interação entre os moradores devido a um maior compartilhamento de espaço. Além disso, ele possibilita uma decoração um pouco mais limpa e bonita, se souber utilizar bem os espaços.

  • Decoração

Já que tocamos no assunto, as decorações dos apartamentos compactos, na maioria das vezes, podem ficar bastante agradáveis, pois utilizam o espaço de maneira mais proveitosa e minimalista, fornecendo um visual bastante atrativo.

Devemos destacar também que os gastos feitos com a decoração da casa são bem menores, fornecendo economias nesse ponto também. Dentro da diminuição de custos, entram também os móveis necessários para o lar que, devido ao tamanho do apartamento, sofrem uma redução.

  • Limpeza

Manter um apartamento compacto limpo é muito mais fácil e gasta menos produtos do que você imagina. Em questão de poucas horas, é possível realizar uma limpeza geral do lugar de forma muito bem-feita.

A organização é uma outra tarefa que fica muito mais dinâmica e fácil com a utilização de um desses imóveis, já que não são tantos objetos e móveis para mover e trocar de lugar. Além disso, devido ao espaço menor, você mesmo acabará mantendo o local organizado sem nem perceber.

A praticidade de um lugar compacto acaba levando a certa educação de consumo, uma vez que só será tirado do lugar aquilo que realmente será consumido, ou seja, que você acredita ter uma grande necessidade de uso no momento.

Segurança

Devido à localidade desses apartamentos e ao fato de situarem-se em grandes prédios, a segurança acaba se elevando, pois a vigilância posta nos condomínios que comportam os apartamentos compactos é bastante forte.

Sendo assim, é possível observar que morar em um apartamento compacto pode trazer muito mais benefícios do que uma boa localização. É um novo modelo de estilo de vida que está presente nesses locais, além da diminuição de custos que essa moradia proporciona.

Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre os apartamentos compactos? Veja também o nosso artigo sobre dicas para economizar num imóvel. Não deixe de ver também o nosso e-book sobre financiamento.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.