menu

Dicas para casais que vão comprar o primeiro apartamento

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

 

A compra do primeiro apartamento é um marco importante na vida dos casais e exige bastante atenção para que não sejam cometidos erros. É uma decisão que vai atingir diretamente ambos e deve ser tomada com calma. Confira algumas dicas que podem facilitar o processo:

Controle financeiro

Antes de começar a procurar o imóvel ideal, é fundamental que o casal estabeleça o seu controle financeiro para definir todos os gastos envolvidos na compra e verificar quanto será possível investir antes de, então, buscar o apartamento certo. Ou seja, colocar tudo no papel é essencial.

A maioria das pessoas não pode oferecer o valor total do imóvel para realizar a compra à vista, optando por opções como o financiamento. As parcelas do financiamento não devem comprometer mais do que 30% da renda do casal, levando em consideração que serão pagas por um longo período de tempo.

É necessário também ficar atento às taxas, como o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis), que envolve 3% do valor total do imóvel, e o registro da propriedade – este de 1%.

Consultar um especialista, como um corretor de imóveis, facilita muito o processo e possibilita encontrar as melhores alternativas de negociação, além de ajudar a evitar tomadas de decisões ruins que comprometerão a vida e a renda do casal até que consigam quitar a dívida.

Encontrando o apartamento certo

Definidos os valores que estão ao alcance, é possível começar a procurar o imóvel. Fazer uma lista com as prioridades e características que estão sendo buscadas ajuda a não deixar passar nada. Muitos casais efetuam a compra do primeiro apartamento e logo em seguida já o vendem, justamente por terem pensado apenas no presente. É preciso levar em consideração questões que envolvem o futuro.

Filhos: Se o casal já tem filhos, obviamente vai procurar um apartamento com o tamanho necessário para a família. No entanto, se ainda não possui, deve pensar nisso. Efetuar a compra de um imóvel pequeno envolve menos gastos e parcelas menores. No entanto, se em um futuro próximo for necessário vendê-lo por conta de o espaço ter ficado pequeno para abrigar uma família maior, os gastos se tornarão muito maiores.

Localização: O imóvel deve ser visitado constantemente para verificar se a região oferece o que o casal está procurando. O apartamento pode ser perfeito, mas se a região não for boa, próxima de hospitais, mercados, farmácias e estabelecimentos comerciais, isso pode trazer problemas para o casal. Se a busca é por uma área calma ou movimentada, o ideal é visitar diversas vezes em horários diferentes para entender melhor o fluxo na região do apartamento.

Novo, usado ou na planta: Este é outro fator importante que deve ser levado em conta pelo casal. Ao adquirir um imóvel novo, o valor de compra geralmente é maior e os apartamentos são menores, mas possuem vantagens como espaço bem aproveitado e instalações novas. Os apartamentos usados, por sua vez, costumam ser maiores e mais baratos, no entanto, as condições do imóvel devem ser checadas com atenção, assim como a sua documentação. Comprar na planta é um bom investimento, mas o histórico da construtora deve ser bem investigado para evitar situações como a interrupção das obras.

Imobiliária: Contratar uma imobiliária de confiança traz inúmeros benefícios. Os serviços oferecidos facilitam as buscas, as negociações, a reunião dos documentos necessários e a economia de tempo. O dia a dia das pessoas é muito corrido e dificilmente os horários coincidem. Como a imobiliária corre atrás dos imóveis e agenda as visitas conforme a disponibilidade do casal, ela é um grande benefício para agilizar o processo de compra, além de garantir a integridade do imóvel.

Trabalho e planejamento: Qualquer aquisição a longo prazo exige um grande planejamento e, quando se trata de casais, não é diferente. O ideal é organizar por tópicos em um documento tudo que será necessário para realizar a compra do primeiro apartamento pelo casal

Você sabe como funciona o financiamento de imóvel? Baixe o nosso e-book gratuito sobre  assunto e entenda melhor:

Cuidados que o casal deve ter

 

A compra de um imóvel em conjunto envolve questões especiais, desde a escolha até o financiamento. Esse é um momento em que muitos casais colocam seu relacionamento à prova e o ideal é que os dois estejam preparados e o mais seguro possível de sua decisão.

Escolha: O casal deve deixar bem definido o que é bom para ambos, evitando assim brigas e discussões desnecessárias. Essa é uma decisão que não deve ser tomada no impulso e que exige muito planejamento.

Financiamento: Comprar um imóvel em conjunto é um passo importante em um relacionamento e um sinal de compromisso sério, mas levar em consideração o que fazer em uma eventual separação é importante na hora de fechar negócio. O ideal é consultar um especialista, como um advogado, para saber exatamente como proceder em relação às questões legislativas nessa situação.”

  • Casados: Em comunhão parcial de bens, o patrimônio é divido em 50%. Em separação total, o patrimônio fica com quem estiver com o nome na escritura. Caso ambos contribuam para a aquisição, o nome dos dois deve estar na escritura.
  • União estável: Por meio de contrato, poderá ser definido se a separação de bens será total ou parcial.

Consultar com calma toda a parte legislativa pode evitar problemas no futuro. Existem diversos fatores que podem mudar o processo de compra, como, por exemplo, comprar um apartamento em construção ou um usado. O casal deve compreender em qual situação se encaixa e procurar um especialista para auxiliar no processo.

Analise todas as possibilidades

A compra de um apartamento em conjunto com certeza não é algo simples, mas também não precisa ser tão complicado. Devem ser analisadas todas as possibilidades, tanto a respeito da escolha do imóvel quanto à parte legislativa.

Executar um planejamento acompanhado de um profissional, como um corretor ou advogado, é crucial para obter sucesso e facilitar todo o processo de compra. O certo é não ter pressa e estabelecer todos os fatores no planejamento.

Paciência

Encontrar o imóvel ideal pode demorar um pouco, o certo é ter paciência e não tomar decisões apressadas que podem comprometer o casal. Ficando atentos a essas dicas, é possível descomplicar todo o processo e encontrar o apartamento certo.

Se você achou este post útil, baixe nosso e-book e saiba os cuidados que você precisa ter antes da compra para fazer um bom negócio:

 

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.