menu

Como comprar a casa própria: 12 dicas para realizar este sonho

8 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Quer realizar o sonho da casa própria? Então confira o post de hoje

Quem mais tem o desejo de comprar o seu imóvel? Seja para obter ganhos financeiros ou para ter um lar, muitos estão procurando investir neste patrimônio. Pensando nisso, resolvemos dar 10 dicas para realizar o sonho de comprar a casa própria.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a compra do seu novo imóvel precisa ser segura. Afinal, este é um investimento alto e você precisa usar seu dinheiro de forma inteligente. Confira agora algumas dicas para você acertar e encontrar a casa perfeita:

  1. Defina o tipo de imóvel que você quer

Quando você começar a pesquisar seu novo lar, vai perceber que existem diversas opções. Então, antes de sair visitando tudo o que aparecer para você, decida qual o tipo de imóvel você quer. É um apartamento? Casa? Como precisa ser o condomínio? Em qual região? Qual o tamanho? Qual o valor máximo que pretende gastar? Assim, você evita arrependimento.

  1. Estágios dos imóveis

Depois de decidir o tipo de imóvel que gostaria de comprar, é importante considerar o estágio em que ele se encontra (novo, usado ou na planta).

  • Imóvel novo

Este tipo de imóvel costuma ser a opção mais cara. Verifique a sua localização, se é próximo de escolas, supermercados, farmácias e outros serviços que você vá precisar. Uma dica fundamental para quem for comprar uma casa nova é pensar nisso como um investimento, ou seja, analisar todos os aspectos que podem valorizá-lo para uma futura venda.

Também é essencial verificar se a empresa vendedora do imóvel é de confiança, checando o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e outros empreendimentos que ela construiu. Outra dica é analisar o material descritivo e conferir se todos os itens e as marcas dos materiais utilizados são os mesmos que constam no papel.

  • Imóvel usado

Normalmente, estas são as opções mais baratas e que melhor se encaixa no orçamento de boa parte da população. A dica mais importante para este tipo de imóvel é uma boa inspeção do lugar que você está querendo comprar.  Verifique e anote todos os possíveis defeitos que você encontrar, como rachaduras, infiltrações e mofos. Lembre-se de marcar este encontro durante o dia, onde a luz do sol deixa as falhas mais visíveis. Com as anotações você consegue analisar o quanto vai gastar com a reforma e negociar um melhor valor com o proprietário.

Também vale a pena pedir a matrícula da casa no Cartório de Registro de Imóveis. Com este documento em mãos, você consegue conferir todas as modificações que já foram feitas no imóvel, como metragem, transações e escrituras.

  • Imóvel na planta

Muitos ficam atraídos pelo imóvel na planta por eles serem uma casa nova mais em conta. Para evitar dores de cabeça e ser enganado com erros na escritura, irregularidades e até mesmo fraudes, verifique o memorial descritivo do imóvel. Neste documento deve constar todas as informações sobre a escritura do terreno, se o IPTU foi pago e se o projeto foi aprovado pela prefeitura.

Você sabe como funciona a compra de um imóvel? Veja no nosso guia como realizar esse processo corretamente:

  1. Localização

Na região do imóvel que você pretende comprar tem os estabelecimentos que você costuma ir diariamente (mercado, banco, farmácia e outros)? Ou você vai precisar usar o carro ou pegar um ônibus para tudo que quiser fazer? A localização é essencial na compra da casa. Afinal, ninguém quer ter um super trabalho de sair do bairro para resolver as coisas básicas em outro lugar.

  1. Condomínio

Se estiver procurando por um apartamento ou casa em condomínio fechado, verifique se há vaga na garagem o suficiente para sua demanda. Também confira se a área de lazer ofertada pelo condomínio está dentro as suas expectativas. Lembre-se que você vai morar por muitos anos neste local, ou seja, ninguém quer ficar arrependido com a escolha mais tarde, não é mesmo?

  1. Segurança

Pesquise na internet e jornais qual o índice de violência da região que você pretende morar. Também vale conversar com os futuros vizinhos e conferir qual a percepção deles em relação à segurança do local.

  1. Iluminação

Muita gente não dá atenção devida à iluminação no imóvel. Mas a verdade é que uma casa em que não bate sol é mais fria e gera uma umidade excessiva, problema que pode descascar as paredes, descolar os revestimentos e um maior aparecimento de mofo e ácaros.

  1. Visite mais de uma vez

Para se ter certeza de que o imóvel é ideal para você, é legal visita-lo mais de uma vez, em especial em horários e dias diferentes, inclusive finais de semana e durante a noite. Desta forma, é possível analisar o movimento, segurança e barulho em diversas situações.

  1. Verifique a geografia do local

Isso significa que é necessário analisar se a região do imóvel não tem histórico de enchentes e deslizamentos, por exemplo.

  1. Estude o valor do imóvel

Analise qual o valor de uma casa por metro quadrado na região escolhida para conseguir avaliar quanto o seu futuro imóvel realmente vale. Importante ressaltar que algumas situações influenciam no preço final, como andar, estrutura do condomínio, se já é mobiliado, entre outros.

  1. Analise o gasto total

Para saber exatamente quanto a sua nova casa vai custar, calcule tudo o que for necessário comprar ou reformar o imóvel. Também vale fazer uma conta somando o valor da parcela, condomínio (se tiver), água, luz, gás e internet. Desta forma, você tem uma média de quanto vai gastar mensalmente com contas fixas.

  1. Faça uma vistoria

A vistoria completa no futuro imóvel é essencial, especialmente se o imóvel for usado. Verifique se todas as torneiras e lâmpadas estão funcionando, se não há vazamentos, se o local é arejado, se não há mofo e se não há rachaduras e falhas.

  1. Verifique a necessidade de reforma

Se optar por um imóvel antigo, analise e anote tudo aquilo que pretende mudar na sua nova casa. Já as opções novas, normalmente, são entregues sem piso, pintura e acabamento. Portando, estes gastos precisam ser contabilizados também.

 

Gostou das nossas dicas para comprar a casa própria? Tenha em mente que você não precisa correr para fazer este investimento. Só entre no processo de compra se estiver completamente feliz e segura com a escolha. Uma boa dica para ter certeza se encontrou o imóvel ideal é fazer uma lista de prós e contras de todas as casas que você visitar. E sabe uma boa notícia? Você pode contar com a Apolar para realizar o seu sonho.

Entre em contato com os nossos consultores e diga exatamente o que você deseja e nós iremos ajudar a encontra-lo.

Caso esteja pensando em realizar um financiamento, baixe agora o nosso e-book sobre financiamento de imóveis e fique por dentro do funcionamento:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.