menu

Casa ou apartamento: qual a melhor opção em relação ao custo benefício?

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Em dúvida sobre se vale mais a pena morar em casa ou apartamento? A gente ajuda você.

A decisão de comprar ou alugar um imóvel não é fácil. É necessário analisar diversos fatores, como preço, conforto, localização, espaço, segurança e muito mais. Para facilitar no seu veredito, separamos algumas vantagens e desvantagens escolher casa ou apartamento, assim como qual a melhor opção em relação ao custo benefício.

Vantagens de morar em casa

  1. Mais espaço

É verdade que existem algumas exceções, porém, na maioria dos casos uma casa tende a ser bem maior do que um apartamento. Cômodos mais amplos, mais vagas na garagem (excelente para quem tem mais de 1 automóvel e quer economizar com taxas extras) e um quintal são alguns dos benefícios de um espaço maior.

  1. Sem gastos com taxa de condomínio

Ao morar em uma casa, a sua única obrigação financeira extra é o pagamento dos impostos públicos de cada imóvel (IPTU). Ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa mensal de condomínio, assim como acontece em qualquer apartamento.

Importante lembrar que esta taxa é cobrada quando você opta por uma casa em condomínio fechado.

  1. Mais liberdade

Sua casa, suas regras. Se você quiser criar um cachorrinho de grande porte, não tem problema. Se quiser dar uma festa no seu quintal, não é necessário fazer nenhum tipo de reserva e ficar controlando o volume do barulho. É você quem decide o momento de fazer mudanças e melhorias no imóvel, podendo escolher fazer obras durante o final de semana. Em uma casa, você é o único responsável por todas as decisões.

Desvantagens de morar em casa

  1. Segurança

Normalmente, casa é um imóvel mais vulnerável do que apartamento, ou seja, está mais sujeito à assaltos.­ Se você optar por morar em uma residência, talvez seja interessante ter um custo extra com itens de segurança e monitoramento.

  1. Maior gasto com manutenção

Se por um lado, é você quem escolhe quando e quais as melhorias devem ser feitas, por outro, você é o único responsável pelos gastos. A vantagem do apartamento é que a taxa de condomínio paga reparos menores e quando há alguma obra grande, o valor total é dividido entre todos os condôminos.

Vantagens de morar em apartamento

  1. Conveniência e facilidade

A taxa de condomínio pode ser um gasto extra, mas também gera uma maior facilidade para o seu cotidiano. Segurança, melhorias, rede elétrica e dos encanamentos, assim como a limpeza são alguns problemas que você não vai precisar lidar em um apartamento.

  1. Segurança

O apartamento é mais seguro do que a casa por conta de dois motivos: atuação da portaria 24 horas e equipe de segurança e proximidade com outros vizinhos, fazendo com que todo mundo cuide um pouco do outro. Vale lembrar que os apartamentos mais altos têm ainda mais segurança, afinal é mais difícil que qualquer pessoa mal intencionada acesse os últimos andares.

  1. Localização normalmente privilegiada

A expansão dos centros urbanos gerou uma necessidade de abrigar mais pessoas em menos espaço, aumentando a construção de prédios. Por conta disso, a maioria dos apartamentos têm uma localização privilegiada.

Desvantagens de morar em apartamento

  1. Menos privacidade

Como você divide o espaço do prédio com muitas pessoas, a privacidade é um pouco comprometida. Da mesma forma que os seus vizinhos podem escutar o seu barulho, o contrário também é verdadeiro. Para quem mora no térreo, a privacidade pode ser ainda menor por contar com janelas que ficam de frente para as áreas comuns do condomínio.

Confira o e-book especial que fizemos sobre a compra de imóveis e faça um negócio correto:

  1. Necessidade de pensar coletivamente

Morar em condomínio significa que você deixa de ser a única pessoa com direitos no local, ou seja, você precisa conciliar suas vontades e necessidades com as dos outros moradores. Em um prédio, a intolerância com barulhos é maior, você precisa reservar ambiente de lazer com antecedência e é essencial participar das reuniões de condomínio.

Qual o melhor custo-benefício?

Tanta a casa, como o apartamento exigem algumas taxas extras que precisam ser levadas em conta para descobrir qual imóvel apresenta o melhor custo-benefício para você. Por exemplo, em uma casa você não precisa se preocupar com o valor mensal do condomínio e nem gastar alugando uma vaga de garagem. Contudo, o custo de manutenção depende exclusivamente de você, diferente dos prédios em que o valor é dividido entre todos os moradores. Além disso, quem mora em residência gasta a mais com a segurança e monitoramento do local.

Outra questão a se levar em conta é o valor do imóvel. Normalmente, o apartamento tem um preço menor do que uma casa, justamente porque as imobiliárias levam em conta o valor do condomínio e por que há uma maior oferta de apartamento do que de residência.

O que levar em conta na hora de decidir?

Como vimos, casas e apartamentos têm os seus pontos positivos e negativos. A escolha pelo imóvel depende da análise das vantagens e desvantagens de cada um aliado ao perfil dos moradores e suas necessidades. Se a sua única preocupação em morar em uma residência é a segurança, você pode optar por se mudar para uma casa dentro de um condomínio fechado.

Uma família com filhos pequenos ou animais de estimação pode ficar melhor acomodado e ter uma maior qualidade de vida no espaço amplo de uma casa. Por outro lado, um apartamento em um condomínio completo é ideal para quem quer aproveitar as áreas de lazer, sem se preocupar diretamente com a sua manutenção.

Não existe uma escolha perfeita entre casa e apartamento. A opção ideal é aquela que melhor se encaixa no perfil dos moradores, se encaixa no seu orçamento, às suas necessidades e projeções para um futuro, ou seja, é uma decisão completamente personalizada.

A boa notícia é que não importa qual seja a sua escolha, a Apolar conta com um catálogo variado de casas e apartamentos para você decidir qual melhor se encaixa na sua vida.

Veja também o nosso e-book sobre compra de imóveis e saiba tudo sobre os processos corretos dessa tarefa:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.