menu

Bairros curitibanos: Cajuru

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Bairros curitibanos: Cajuru

Crédito para paranaclube.com.br

Um dos principais bairros da zona leste de Curitiba, o Cajuru conta com mais de 11km² de área geográfica e recebe nomes específicos (Vila Oficinas, Vila Centenário e Jardim Mercúrio). Apesar de ser basicamente residencial, a região também possui um forte apelo comercial.

 

História do bairro

Os primeiros registros do bairro aparecem em 1681, em uma petição de terras chamada “Cahajurú”. Também foram descobertos diversos documentos, datados de 1840, de compras e transferências de terrenos na Restinga do Cajuru. Contudo, a área só começou a fazer presença na vida do município em 1858, com a instalação da rede provincial da Congregação das Irmãs de José de Chambery.

 

Contexto atual do bairro

Lembra que comentamos acima que a região recebe nomes específicos? Agora, vamos explicar melhor as subdivisões do bairro.

  • Vila Oficinas: a região, que engloba o Terminal Vila Oficinas, tem este nome, pois ali se encontra as antigas oficinas de trens da RFFSA.
  • Vila Centenário: aqui se encontra o Terminal Centenário. A área conta com uma enorme vida comercial e é uma das melhores regiões do bairro. Nesta vila se encontram escolas públicas e particulares, além de uma creche municipal e Armazém da Família. Seus moradores consideram a área como um bairro independente.
  • Jardim Mercúrio: é nesta região que os principais conjuntos residenciais e condomínios do bairro são encontrados. Aqui, são encontradas unidades de saúde, escolas públicas e particulares e Farol do Saber. Por ser uma das melhores e mais desenvolvidas áreas do bairro, muitos a confundem como um local independente. Atualmente, existe um projeto para esta independência acontecer – junto com a área que delimita o Terminal Centenário.

Como conta com ruas importantes, por exemplo a Presidente Affonso Camargo, e o Terminal Centenário, o Cajuru apresenta uma fácil locomoção para os mais diversos pontos da cidade.

Pontos para se visitar

Apesar de ser basicamente residencial, a região conta com alguns pontos que valem muito a pena conhecer e passear.

  1. Estádio Durival de Britto e Silva

Conhecido popularmente como “Vila Capanema”, o estádio do Paraná Clube, tricolor paranaense, tem uma capacidade para 20.083 torcedores. O local é parte da herança que o Paraná recebeu do Colorado Esporte Clube. Entre as principais partidas que o estádio já recebeu estão: Espanha x Estados Unidos e Suécia x Paraguai na Copa do Mundo de 1950.

Bairros curitibanos: Cajuru

  1. Museu de História Natural

Referência nacional em pesquisa zoológica, o local recebe pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e também de outras instituições do país. Eles vêm especialmente para estudar a coleção que o museu possui. Mas se engana quem acha que só podem participar estudiosos. Para as pessoas da comunidade, o local é aberto para as exposições permanentes sobre os Ecossistemas Brasileiros. Que tal fazer um passeio diferente com a sua família e conhecer um pouco mais sobre história, biologia e arte?

 

  1. Parque Linear do Cajuru e Parque dos Peladeiros

Bairros curitibanos: Cajuru

Para quem ama relaxar ou se exercitar ao ar livre, saiba que o bairro conta com duas opções de parque: o Linear do Cajuru e dos Peladeiros. No primeiro, há quadras, equipamentos de ginástica, mesas de jogos e pistas de skate e patinação. Já o segundo, oferece campos de futebol e beisebol. Muitas opções para você e sua família não ficarem parados, não é mesmo?

 

Afazeres do dia a dia

O bairro conta com uma infraestrutura completa, perfeito para quem deseja ter todo o tipo de serviço pertinho de casa. No Cajuru, é possível encontrar instituições de ensino (inclusive superior), hospitais, agências bancárias e todo o tipo de comércio. Vamos conhecer alguns destes lugares?

 

  1. UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Bairros curitibanos: Cajuru

Crédito: UFPR

Os maiores campus urbanos da UFPR estão presentes no bairro Cajuru. No Centro Politécnico, se encontram os setores de Biológicas, Engenharias, Exatas, Tecnológicas e Ciências da Terra. Já o campus do Jardim Botânico conta com os cursos da área de saúde (Farmácia e Odontologia, por exemplo) e dos Sociais Aplicadas (Administração, Contabilidade, Economia e mais). Também é encontrado o Setor de Educação Profissional e Tecnológica, em que estão presentes os cursos técnicos de ensino médio e tecnológicos superior.

 

  1. Hospital Universitário Cajuru

Hospital escola para os estudantes de Medicina, Enfermagem e Biomedicina da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), é referência em atendimento ao trauma e cirurgia ortopédica e neurológica em Curitiba. O local também é um dos principais prontos socorros da cidade, recebendo pacientes do SAMU, SIATE, SUS, particular e convênio.

 

Você já conhecia o bairro Cajuru? Para ter certeza se esta é a região ideal para você e sua família, conheça o nosso e-book sobre todos os locais de Curitiba e os pontos positivos de morar em cada uma delas.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.