menu

Comprar um imóvel é um sonho almejado por grande parte da população. Entretanto, por se tratar de uma grande aquisição, acaba por não ser assim tão simples. Na maioria das vezes, as pessoas não têm o capital necessário para realizar o pagamento à vista. Dessa forma, acabam sendo obrigadas a recorrer a outras medidas, como o financiamento, e acabam por comprometer suas rendas.

Financiamento

O financiamento é uma espécie de acordo entre quem está comprando com o banco. Este paga ao vendedor do imóvel o valor integral da compra. Feito isso, o comprador terá de pagar ao banco esse valor dividido em parcelas, evidentemente, com adicional de juros.

Durante o período em que a dívida está sendo paga, o imóvel fica ligado a quem o financiou, entretanto, não pode ser negociado até ser completamente quitado.

Essa opção aparenta ser uma ótima escolha para adquirir sua nova casa/apartamento. Porém, é necessário ficar atento para não acabar comprometendo rigorosamente a sua renda. Além do custo da entrada e das parcelas, você deve levar em conta que existem outros gastos, como o IPTU e taxas do condomínio (caso exista), fora que você também conta com outros gastos mensais pessoais, como alimentação, transporte, filhos (se você os tiver), entre muitos outros.

Assim, para garantir que sua renda não seja comprometida, você deve destinar no máximo 30% dela para sua entrada na compra do imóvel. Esse valor ainda chega a ser arriscado, sendo o ideal cerca de 20% ou menos para que você não tenha probabilidades de enfrentar problemas financeiros. Outra recomendação é que você poupe pelo menos 10% do que ganha para destiná-lo ao pagamento das parcelas. Esse valor pode variar ao decorrer dos tempos, mas nunca estar abaixo desse limite.

Financiamento pela Caixa Econômica Federal

Quando o financiamento é feito a partir da Caixa Econômica, é feita uma exigência para que a entrada mínima para a compra de imóveis usados seja de 10%. No caso de imóveis nunca antes habitados (novos), quando adquiridos a partir do programa “Minha Casa, Minha Vida”, existe a possibilidade de até mesmo não haver nenhuma entrada. É importante frisar que, em ambos os casos, é feita uma análise crédito.

A Caixa permite que você faça uma simulação online em seu site. Assim, é possível descobrir quanto seria o valor da entrada caso você viesse a comprar o imóvel desejado.

Saiba corretamente como proceder na compra de um novo imóvel através desse guia completo que preparamos:

Análise de crédito

A análise de crédito tem o objetivo do estudo da possibilidade de conceder crédito a uma pessoa, independentemente de ser física ou jurídica. Para essa avaliação, são levadas em conta a veracidade das informações prestadas por ela e as suas condições do comprometimento com os compromissos financeiros.

Essa análise também tem a finalidade de minimizar os riscos da operação financeira, além de otimizar os resultados esperados, já que vender a prazo não é apenas uma necessidade de mercado – o capital investido deve retornar acrescido de rentabilidade para que a operação seja vantajosa.

Tipos de financiamento

O financiamento pode ser realizado por meio de duas maneiras. A primeira é pela tabela Price, em que você terá que pagar parcelas de valor fixo, ou pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), em que as parcelas diminuem com o decorrer do tempo.

Há bancos que aceitam apenas uma das opções, enquanto outros utilizam as duas, mas isso é algo relativo e variável. Por esse motivo, recomenda-se simular o financiamento em vários bancos nas duas maneiras de pagamento. Feito isso, é possível comparar qual é a melhor escolha levando em conta o seu orçamento e ser comprometer a sua renda.

Fique atento, pois todas as parcelas são corrigidas pela inflação, independentemente da forma de pagamento.

Realizar a compra à vista

A melhor maneira de não comprometer a sua renda é poupar dinheiro e realizar a compra à vista. Apesar dessa tarefa não ser nem um pouco fácil, é a que melhor apresenta maior garantia da sua venda. Comprando à vista você estará livre de se comprometer as parcelas mensais e poderá negociar seu imóvel a hora que bem entender.

Portanto, cogite essa opção. Apesar de exigir muito esforço nas economias, ela é com certeza a mais vantajosa.

Fatores que influenciam o preço do imóvel

O preço do imóvel pode ser definido a partir de diversos fatores. Dentre eles, o que possui maior relevância é a localização. Por exemplo, duas casas com a mesma área, mesmo número de quartos e mesmo acabamento, mas localizadas em regiões diferentes, sendo uma em um bairro nobre e a outra na periferia, apresentam preços totalmente diferentes.

Outros fatores influentes são os aspectos internos, facilidade ao comércio (proximidades a mercados e farmácias, por exemplo), acessibilidade (no transporte, escolas, hospitais, por exemplo), condições do imóvel e a segurança que a região oferece.

Conte com a Apolar para ajudar na hora da compra, nós oferecemos as melhores condições a partir de suas necessidades. Apolar, seu sonho do imóvel próprio nunca esteve tão próximo.

Baixe também nosso E-book online sobre financiamento de imóveis gratuitamente e aprenda as melhores condições para financiar sua nova moradia.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.