09-antes-e-depois-home-office-ganha-cor-e-organizacao-com-reforma-rapidaTer um closet em casa é um dos maiores sonhos de uma parte considerável das mulheres. Organizado, então, é o paraíso na Terra! Sabemos que existem closets grandes e pequenos e que muitas casas nem tem espaço para um. Mas armário não falta. As dicas que daremos hoje servem, em geral, para os dois casos. Nesta primeira etapa abordaremos o planejamento armários e closets. Afinal, de que adiante um lindo closet desorganizado e mal projetado?

Se for fazer armários para o quarto ou para o closet, planeje de acordo com a sua necessidade, antes de contratar um marceneiro ou empresa de móveis planejados.
O que mais vemos por aí são prateleiras muito distantes umas das outras, pouco espaço para sapatos e bolsas, calceiros desnecessários e por aí vai.

 

O que a maioria precisa é de:

 

  • Prateleiras suficientes para guardar todas as camisetas e blusas de malha. Não adianta ter uma distância muito grande uma da outra porque quando as pilhas são muito altas, a tendência é cair.
  • As dezenas de bolsas e carteiras de noite ficam melhor quando enfileiradas em prateleiras. Mas também podem ficar penduradas numa parede.
  • Se for um casal, deve ter o lado dele e o dela separados;
  • Gavetas são boas para joias e bijuterias, meias, cuecas, calcinhas, roupas de dormir, roupas de ginástica, óculos, relógios, maquiagem, roupas de praia, segunda pele, lenços e echarpes, bermudas e shorts;
  • Calcule a altura das gavetas de acordo com os conteúdos. Exemplo: as de calcinhas, meias, cuecas e bijuterias não precisam ser profundas. Uns 10 cm já são suficientes ou o necessário para caber uma colmeia;
  • Peça para fazer divisórias de tamanhos diferentes nas gavetas de joias e bijuterias para separar brincos, pulseiras, anéis etc:
  • Pode fazer divisórias também para gravatas, óculos, relógios, maquiagem;
  • Projete os cabideiros para tudo o que não pode ser dobrado;
  • Se o espaço for pequeno, não precisa manter as roupas muito quentes penduradas. Geralmente são usadas em viagens, como casacos pesados…e podem ser guardadas em spacebags;
  • Aquele cabideiro retrátil para calças não é tão útil quanto parece. Além de ocupar mais espaço, torna mais difícil o ato de retirar uma calça.
  • Conte o número de calçados que possui e reserve um bom espaço para eles. Principalmente nós, mulheres, gostamos de colecioná-los. Se for fazer prateleiras para os sapatos, elas devem ter alturas diferentes. Para as sandálias rasteiras, podem ser estreitas. Para sapatos de salto muito alto, mais altas, e para as botas mais altas ainda. O ideal são prateleiras retráteis ou sapateiras tradicionais de closet. É importante que os sapatos não fiquem em contato direto com as roupas.
  • Você deve prever também locais pendurar cintos, gravatas, colares e chapéus;
  • Todo closetdeve ter um espelho, uma cadeira ou um pufe e um cabideiro para as roupas que tiramos quando chegamos em casa. Mas não se esqueça de colocá-las para lavar ou guardá-las no dia seguinte.
  • A iluminação também deve ser uma preocupação. Opte pela luz branca que não distorce as cores das roupas. Pode colocar spotsembutidos em prateleiras, nos locais de pouca iluminação.
  • Os cabides devem ser todos iguais. Isso significa que, embora haja um cabide para cada tipo de roupa, eles devem ser da mesma coleção, tamanho e estilo.
  • Os armários de cima devem ser reservados para malas e roupas de pouco uso.
  • Pense também se a rouparia (cama, mesa e banho) entrará no closete reserve um bom espaço com prateleiras para ela.

 

Bem, se o espaço for muito pequeno, existem técnicas e organizadores que podem ser comprados à parte que ajudam muito, como colmeias para diversos conteúdos, divisórias de gaveta, ganchos para pendurar colares, cabides para gravatas e cintos, caixas, entre outros.

O importante é que seu armário caiba tudo o que tem. Se o armário for pequeno faça descartes com mais frequência. Cada roupa nova que entrar uma velha pode sair.
Tudo deve estar ao alcance de seus olhos. Só usamos o que a gente vê. Evite guardar qualquer coisa em sacos. Eles podem causar mofo e você vai esquecer o que tem dentro.
É importante levar em conta que cada caso é um caso e que existe solução para tudo. Desde o mais simples armário até o closet mais sofisticado.

Fonte: http://umbrinco.com/blog/2013/09/09/organizacao-de-armarios-e-closets-planejamento/#prettyPhoto

 

CompartilheShare on Facebook7Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn7Share on Google+0