Em meio a tempos de crise, é comum haver preocupações quando o assunto é investimento. A fim de fazer valer o seu dinheiro e investir com segurança, grande parte da população aposta em deixar tudo na poupança – o que pode até ser seguro, mas não tem aspectos relevantes quando se trata de rentabilidade.

Em contrapartida, para quem estiver disposto a arriscar um pouco e ter grande probabilidade de colher “bons frutos” em um futuro próximo, é possível optar por um caminho alternativo e que tem alta capacidade rentável: o investimento em imóveis.

O imóvel é um patrimônio de alta durabilidade e que possui ao menos duas finalidades: servir como moradia ou ser alugado para alguém para obter uma renda extra. Além disso, um imóvel sempre mantém alguma valorização e pode ser vendido caso você precise do dinheiro ou queira realizar um novo investimento.

Confira agora alguns passos a serem seguidos para facilitar o investimento e administração no imóvel:

  • O investimento deve sempre ser lucrativo

O investimento em imóveis não é uma tarefa fácil. Portanto, se você deseja realizá-la, alguns detalhes envolvendo custos e tempo devem ser levados em conta: o tempo dedicado para encontrar boas ofertas e visitar os imóveis selecionados; o custo das ligações telefônicas para apurar os detalhes dos imóveis; e o custo de tempo e dinheiro para realizar visitas aos imóveis mais interessantes para confirmar se realmente possuem os requisitos citados pelos anúncios.

Gerenciar imóveis é muito trabalhoso. Portanto, é importante contar o custo desse trabalho e subtraí-lo dos lucros. Dessa maneira, se você desejar terceirizar essa parte do negócio, é essencial obter a capacidade de obter lucro mesmo pagando empresas, funcionários ou até mesmo pessoas que cuidem do setor almejado.

  • Não se limite a apenas alugar

Em vez de limitar-se a apenas alugar seu imóvel, também é possível realizar uma administração (junto ao aluguel) do mesmo. Por exemplo, se você tiver contato com outras pessoas que também possuem imóveis, é válido cogitar a criação de uma empresa dedicada a cuidar disso para você, diminuindo os gastos com a imobiliária.

Outra ideia é administrar mais do que apenas imóveis. Um flat, por exemplo, não apenas obtém renda a partir das unidades locadas, mas também com o rendimento dos serviços prestados. Para entender melhor, é possível obter uma relação com um condomínio fechado, em que não recebemos somente o aluguel de cada moradia, mas existe também a renda da administração do mesmo.

Saiba como fazer um bom negócio com o nosso guia de compra de imóvel:

  • Vender financiado permite ganhar em cima dos juros

Uma das maneiras mais simples de lucrar na venda de um imóvel é vender por meio de um financiamento próprio, fazendo com que o comprador pague juros diretamente a você em vez de pagar aos bancos.

Veja também outros fatores influentes no investimento de um imóvel:

Demanda

Um dos fatores a ser considerado é a demanda por imóveis. Essa é crescente, devido ao resultado natural do crescimento da população. Assim, seja com maior ou menor liquidez (baseada na situação da economia atual), o imóvel sempre encontrará algum comprador ou, na pior das hipóteses, alguém disposto a alugar o mesmo – o que permite que você mantenha o patrimônio em valorização e, ao mesmo tempo, ganhe dinheiro com o aluguel.

Facilidades para a compra

O ato de investir no mercado imobiliário pode ser facilitado por diversos fatores, como o financiamento bancário e a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que pode auxiliar a suavizar as parcelas. Além disso, comprar um imóvel na planta também é muito vantajoso, pois faz o preço do mesmo cair consideravelmente.

Retorno financeiro

É evidente para quem paga aluguel que o dinheiro gasto mensalmente não terá um retorno. Entretanto, quando você compra algum imóvel por financiamento, por exemplo, as parcelas pagas são convertidas na aquisição daquele bem. Ou seja, elas não estão sendo perdidas, mas sim sendo incorporadas a um patrimônio próprio. É de suma importância, no entanto, ficar atento aos juros gerados pelo financiamento para que eles não venham a comprometer sua renda.

Se você deseja comprar um imóvel com a intenção de alugar, é possível utilizar o valor pago mensalmente pelo locatário para quitar a prestação do financiamento, ou até mesmo abater boa parte dela – o que pode vir a ser muito vantajoso.

Segurança

]

Se você prestar atenção, boa parte das pessoas que possuem grande fortuna investe em imóveis – esse conselho é dado por qualquer consultor de mercado financeiro de qualidade. O motivo dessa preferência está na segurança que esse tipo de investimento oferece.

Quando a inflação está em alta, o mercado se demonstra instável e o futuro pode parecer incerto. Entretanto, os imóveis sempre se apresentam como um porto seguro para o seu dinheiro. Independentemente da crise econômica, esse bem permanece como uma reserva patrimonial sólida, capaz de garantir que o investimento nele aplicado seja preservado e ainda renda bons frutos ao longo do tempo.

Entre em contato com a Apolar e adquira o imóvel que mais se encaixa na sua necessidade pelo melhor preço. Apolar, seu imóvel dos sonhos nunca esteve tão próximo!

Baixe também nosso E-book online sobre financiamento de imóveis gratuitamente e aprenda as melhores condições para financiar sua nova moradia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here