Dicas para climatizar a sua casa de um modo especial com as luzes certas

Repensando a decoração da sua casa ou apartamento? Que tal investir na iluminação? As pessoas subestimam o poder que ela tem, mas a verdade é que a luz certa, no lugar certo é capaz de transmitir sensações e criar ambientes mais que especiais.

Para isso, o primeiro passo é definir o que quer passar em cada cômodo. No geral, salas de estar, sala de TV e quartos, as prioridades são lazer, descanso e conforto. Já na cozinha, lavanderia, banheiros e escritório, concentração e atenção são os pontos essenciais.

Com isso, você já pode definir a temperatura de cor da luz que usará em cada ambiente. Aposte nas lâmpadas de cores quentes, com luminosidade amarelada, para os ambientes mais acolhedores, enquanto nos demais, priorize as luzes frias, fluorescentes que não têm calor. E claro, para ambientes integrados, mantenha o mesmo tom de luz.

Luz direta x Luz indireta

Quanto aos espaços das luzes, a dica é priorizar uma luz direta que ilumine todo o cômodo, e oferecer opções com pontos de luzes indiretas, com abajures em mesas laterais, aparadores, etc.

Na sala, você pode utilizar luminárias de chão ou abajures ao lado do sofá, além de spots de luz voltados para a mesa de centro. Na sala de jantar, aposte em lustres ou pendentes para iluminar a mesa.

No quarto, coloque abajures com interruptores separados em cada lado da cama para dar independência ao casal. Também vale investir em luzes no espelho ou no desnível de gesso, quando houver. No escritório, aposte em uma luz focada para a mesa de trabalho.

Tem algum ponto do décor que gostaria de destacar? Um quadro, uma coleção? Utilize luzes diretas, como arandelas, ou instalações de leds que são uma grande tendência. Dê atenção ao tamanho das luminárias e pendentes para que seja proporcional à dimensão do cômodo.

 

CompartilheShare on Facebook4Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here