Objetivo profissional claro e atitude positiva são grandes diferenciais

Para quem perdeu o emprego e está buscando novas oportunidades, nada de desespero. Sempre é tempo de se reinventar. Mas para isso, é preciso ter em mente que se recolocar no mercado exige foco, organização e planejamento.

O primeiro passo é refletir sobre seus objetivos profissionais. Relembre tudo o que já viveu profissionalmente e as experiências que acumulou. Rever sua trajetória pode ajudar a definir possíveis novos caminhos.

Quais são suas metas? O que gosta de fazer? Em que locais você se vê trabalhando? Com estes pontos definidos, você vai vislumbrar seu horizonte de possibilidades e enxergar com clareza aquelas que são mais concretas.

O segundo passo será adequar e atualizar seu currículo de acordo com sua meta. Vale acionar também suas redes profissionais como o Linkedin e seu portfólio de projetos.

Depois de repassar o currículo é hora de divulgá-lo e fazer o seu marketing pessoal. Mantenha-se em contato com sua rede de amigos e comunidades online voltadas para vagas. Sempre que tiver abertura, exponha seus interesses profissionais.

Aproveite para incrementar o seu currículo participando de cursos, palestras e se mantendo atualizado. Esse pode ser um tempo precioso para dar um upgrade em suas habilidades e conhecimentos.

Se julgar necessário, existem empresas especializadas em recrutamento e seleção que podem auxiliá-lo na recolocação no mercado, com indicações para empresas parceiras. Também há a opção de vagas temporárias, que dependendo do seu desempenho e momento da empresa, poderão se transformar em efetivas.

Por fim, na hora da entrevista, nada de mentiras. Você pode se colocar numa situação comprometedora. Seja claro, objetivo e responda apenas o que for perguntado. Evite as frases prontas e clichês. Aproveite essas oportunidade para que o recrutador possa realmente conhecê-lo.

A atitude positiva também conta muito neste momento. Aproveite esse período fora do mercado para investir em sua capacitação, desenvolver sua habilidades e marketing pessoal. Com esses pontos em desenvolvimento, você se sentirá mais seguro e confiante diante dos recrutadores.

CompartilheShare on Facebook9Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here