Ter um gato em casa pode não ser uma tarefa fácil. Felinos adoram escalar e arranhar móveis por diversão ou até mesmo para afiar as suas garras. Eles têm uma personalidade única e precisam de muitos cuidados por parte dos seus donos. No texto de hoje, você confere dicas essenciais para que o seu gato tenha uma vida feliz e tranquila ao seu lado.   

Local para dormir

Gatos adoram dormir com os seus donos, mas é necessário que tenham o seu próprio espaço de descanso. Em pet shops você encontra uma variedade de camas. As mais indicadas para gatos são as cabaninhas, pois o bichano pode se esconder em momentos de medo ou em busca de tranquilidade. Eles amam ficar escondidos para não serem importunados.

Caixa de areia

Ter uma caixa de areia é fundamental para qualquer gato. Ao determinar um local para o animal fazer as necessidades fisiológicas, ele fará apenas lá e isso será mais higiênico para vocês. Confira algumas dicas importantes antes de escolher:

  1.      Atenha-se ao tamanho da caixa. Comprar uma versão pequena não é uma boa escolha, afinal, o bichano pode abandonar o uso da caixa higiênica se estiver apertada demais para o seu porte.
  2.      Não se prenda à beleza do produto. Pense no conforto que seu pet terá ao usá-la. Outro ponto: pense em uma opção que seja prática na limpeza diária.
  3.      Escolha uma caixa de areia fechada para evitar que a sujeira se espalhe do lado de fora.
  4.      Se você possui mais de dois gatos, opte por uma quantidade maior de caixas para que tenham outra opção, caso uma delas esteja muito suja ou ocupada.
  5.      Deixe sempre a areia limpa. Caso encontre-a suja, ele não terá vontade de usar e isso pode causar problemas urinários sérios. Gatos sentem nojo de fazer necessidades em locais sujos e acabam segurando até encontrar outro lugar.
  6.      Utilize areia adequada para caixas higiênicas. Isso garante mais saúde para o felino e seus donos. O uso de desinfetante granulado e/ou bactericida próprios para caixa de areia de gatos também deve ser considerado. Para manutenção, troca e descarte da areia: siga as instruções no rótulo do produto. A caixa deve ser limpa diariamente.
Tela para janelas

Se você mora em apartamento, prepare-se para proteger a sua janela para o seu amigo. Gatos gostam de subir em janelas para apreciar a vista e podem se machucar, caso não haja nenhuma proteção.

Ração

A ração é muito importante para a saúde do bichano, já que ela é a grande fonte de nutrientes. Nada de comprar a ração mais barata. Verifique a quantidade de proteínas para garantir uma alimentação adequada.

Pote de água

Gatos não dispensam uma água fresca e fazem cara feia para água que está parada por muito tempo ou com qualquer sujeirinha. Troque-a pelo menos 3 vezes ao dia para evitar que o seu pet fique sem se hidratar e possa ter problemas urinários no futuro.

Arranhador

É um dos itens essenciais para você ter em casa. Gatos têm a necessidade de afiar suas unhas e você não vai querer que ele detone os seus móveis, não é mesmo? Em pet shops você encontra uma diversidade de arranhadores de diferentes tamanhos e formatos.

Brinquedos

Os bichanos passam boa parte do dia dormindo, mas quando acordam adoram fazer uma farra. Procure brinquedos que possibilitem a ele fazer um exercício. Bichinhos com catnip são bem-vindos e deixam qualquer um louco.

Escovação

Há escovas certas para cada tipo de pelagem. Então, antes de escolher qualquer opção, se atente ao tipo de pelo do seu animal. Para pelo curto, é recomendada escova com cerdas macias. Já os que possuem uma pelagem média e longa, a escova precisa ser mais dura, facilitando o desembaraçamento dos pelos. Quanto mais escovação, menos chances de que o seu bichano tenha problemas com bolas de pelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here