No momento de comprar a tão sonhada casa ou apartamento, você saberia escolher o melhor negócio: consórcio imobiliário ou financiamento? Se a sua resposta foi não, preparamos especialmente para você algumas dicas, explicando quais são as principais diferenças entre eles.

Consórcio imobiliário

Você sabe o que é e como funciona um consórcio para financiamento imobiliário? O consórcio é uma reunião de pessoas em grupo que contribuem mensalmente com uma quantia para um fundo comum. O tempo de contribuição e o número de cotas do grupo são determinados previamente.

Por que fazer um consórcio para comprar imóveis?

consórcio ou financiamento de imóveis

O consórcio é uma forma simples e acessível de realizar o sonho da casa própria. Esse sistema é indicado para quem vai comprar o imóvel e pode esperar para fechar o negócio, pois ainda não definiu o local e o imóvel. Você compra, constrói, reforma ou amplia seu imóvel contribuindo mensalmente.

Como fazer um consórcio?

Para fazer um consórcio você deve escolher o que quer comprar e decidir o valor da Carta de Crédito – com parcelas que cabem no seu bolso. Depois de ter adquirido uma cota em um grupo, você precisa torcer para ser contemplado em um sorteio ou você pode ofertar um lance fixo ou livre. Você deve estar se perguntando o que são lances fixos e livres, certo? Vamos conhecer mais sobre as duas opções abaixo.

O lance é uma forma de antecipar a contemplação, caso você tenha uma reserva de dinheiro – no caso seria como um adiantamento de parcelas.

  • Lance fixo: você oferece 20% do valor que está faltando para quitar o seu consórcio. O contemplado será aquele que, entre todos do grupo, possuir a cota mas próxima da cota sorteada pela Loteria Federal.
  • Lance livre: você pode ofertar qualquer valor maior que a sua parcela mensal. O lance é convertido em percentual e aquele que representar o maior valor será considerado vencedor. Em caso de empate, a cota contemplada será a mais próxima da sorteada.

No consórcio feito com a Caixa Seguradora, por exemplo, é possível usar 50% do valor do crédito para dar um lance. Fonte: Site da Caixa.

Vantagens do Consórcio

  • Uma das vantagens do consórcio imobiliário é ter cartas de crédito de R$ 70 mil a R$ 700 mil, com prazos de até 200 meses para pagar. De acordo com o valor da carta, além de poder converter a Carta de Crédito em espécie, após 180 dias da contemplação e com a quitação do saldo devedor.
  • Você também pode usar o consórcio para construir sua casa, caso tenha um terreno próprio, urbanizado, quitado e livre de ônus.
  • Para complementar o pagamento do bem adquirido com a Carta de Crédito de acordo com as regras do Fundo, você pode usar seu FGTS. Após a aquisição do bem, é possível usá-lo para amortizar o saldo devedor ou ainda pagar prestações. Tudo deve seguir as regras do Fundo. Fique atento!

Agora que as dúvidas sobre como funciona o consórcio imobiliário e suas dúvidas foram sanadas, vamos entender como funciona o financiamento imobiliário.

Financiamento imobiliário

O financiamento é uma linha de crédito oferecida pelas instituições financeiras para utilização na aquisição de um imóvel novo ou usado, sendo residencial, comercial, para término de construção e reforma, ou ainda para aquisição de lotes urbanizados para fins residenciais.

Por que escolher o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é indicado para quem já decidiu qual imóvel quer comprar e a localização. Podendo levar até 35 anos (420 meses) para ser quitado, qualquer pessoa pode optar por esse sistema. Porém, é preciso ter renda suficiente para comprovar e ter o crédito aprovado pela instituição financeira escolhida. Lembre-se que todos que irão compor a renda do financiamento não devem ter restritivos em seus nomes, ter mais de 18 anos e renda mensal.

Outro detalhe importante é que o valor da prestação não pode não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta.

 

Como fazer um financiamento em 4 passos simples

Confira abaixo um passo a passo para realizar o financiamento imobiliário sem problemas:

  1. O primeiro passo para fazer um financiamento é a simulação no site da instituição financeira que apresentar as melhores taxas e vantagens.
  2. O segundo passo é providenciar todos os documentos exigidos pelo banco.
  3. Após a análise de crédito – verificação e aprovação do cadastro -, o banco determina o valor a ser financiado levando em consideração a capacidade de pagamento das prestações dos clientes que irão compor a renda. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam sem restrições no nome.
  4. Depois da análise e ter o crédito aprovado, é só assinar o contrato.

Vantagens do Financiamento 

  • Você pode vender o imóvel sem quitar o financiamento. É preciso apenas acertar com o comprador o valor a ser transferido em relação ao saldo devedor do financiamento. Importante: o banco precisa aprovar a transação.
  • O FGTS pode ser usado para compor a renda ou para quitar o financiamento.
  • É a forma mais rápida de sair do aluguel, já que no financiamento não há a necessidade de esperar ser contemplado.
  • Não há variação do valor do imóvel.
  • Reajustes anuais pela TR.

consórcio ou financiamento de imóveisAgora com as todas informações reunidas e sabendo a vantagem de cada um dos sistemas fica muito mais fácil escolher qual se adapta melhor as suas necessidades. Lembre-se sempre de conversar e esclarecer todas as suas dúvidas. Leia o contrato atentamente e com calma, e vá anotando ou grifando o que não entender. Não faça nada por impulso.

Mas se você ainda tem dúvidas qual imóvel escolher, entre no site da Apolar. Vamos ajudá-lo a escolher seu novo lar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here