Essa é uma época em que muitos jovens chegam a Curitiba para iniciar os estudos nas Universidades. É uma nova fase da vida. Cidade nova, amigos novos, bairro novo! Certamente um momento de descobertas, e nem sempre é fácil se habituar. No início seu mundo será seu apartamento, sua universidade e seu bairro. Por isso, a Apolar vai te ajudar a conhecer um pouco mais desse novo universo, começando pelos bairros.

O Centro de Curitiba abriga um dos campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e as faculdades Uninter e FAE. Além de ser bem próximo dessas universidades, o Centro tem uma série de facilidades, como padarias, farmácias, bancos e comércios variados. Ainda há a vantagem de poder, nas horas vagas, conhecer alguns pontos turísticos da cidade que ficam no centro histórico, como a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, as Ruínas de São Francisco, na Praça João Cândido, e aos domingos a famosa feira de artesanatos do Largo da Ordem.

Também há a simpática Rua das Flores, via dedicada ao uso exclusivo dos pedestres, onde fica estacionado o Bondinho da leitura. Outro ponto turístico muito visitado é o Palácio Avenida, local onde é realizado o famoso espetáculo de Natal há 27 anos, com o coral de crianças cantando temas natalinos.  

Nos bairros Jardim Botânico e Jardim das Américas ficam duas sedes importantes da UFPR (Botânico e Centro Politécnico) e próxima à região também está a PUC – PR.

No bairro Jardim Botânico a grande atração, óbvio, é o Jardim Botânico. Antes de se chamar Jardim Botânico, o bairro tinha o nome de Capanema, em homenagem ao antigo dono de grande parte da área pertencente ao bairro, o Barão de Capanema.

Mas em 1992 a população de Curitiba escolheu em um plebiscito que o bairro deveria levar o nome de seu ponto turístico mais importante, desde então passou a ser denominado Jardim Botânico.

Já o Jardim da Américas se destaca por sua grande estrutura de serviços. Existem três hospitais na região, o Shopping Jardim das Américas e a Praça Bento Mossurunga para os momentos de lazer.

O Rebouças é um bairro com bastante história, por ele passava a Estação Ferroviária, concluída em 1880, o que atraiu indústrias para lá. Até meados dos anos 1970 a região era considerada o setor industrial da capital paranaense. Os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unicuritiba e Opet, podem ficar tranquilos, pois a região do Rebouças dispõe de diversas lojas e restaurantes e conta ainda com os Shoppings Estação e bem próximos encontra-se o Shopping Curitiba e o Mercado Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here