Relacionamento entre o objeto construído e o local no qual está inserido. Essa é uma das principais características da arquitetura portuguesa, que é marcada por refinamento e clareza em seus desenhos. Apesar de nomes como Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora e Álvaro Siza Vieira serem referência na arquitetura portuguesa, nos últimos dez anos, jovens escritórios ganharam força e atenção para se destacar em novas produções. O novo estilo é marcado por minimalismo moderno, porém que questiona os parâmetros contemporâneos e se juntam ao campo híbrido.

A seguir, estão 7 projetos dos jovens escritórios e estúdios que tem auxiliado na arquitetura portuguesa contemporânea.

AND-RE

Proposta de centro de pesquisa biomédica que une consolidação e alta sustentabilidade. Escritório AND-RE, fundado pelos arquitetos Bruno André e Francisco Salgado Ré.

Coletivo Cais

Projeto de cobertura do parque infantil e espaço público com qualificação, a ideia é trazer o máximo de sombra para o local, e assim proteger crianças e pais nos dias quentes de verão. Coletivo fundado pelos arquitetos Guilherme Bivar e Marta Pavão.

depA

O pavilhão utiliza do  Museu e do Parque de Serralves como matéria-prima, o Museu possui a forma de um polígono e brinca com o reflexo da água e árvores do parque. Escritório comandado pelos sócios Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral.

Estúdio AMATAM

O espaço infantil tem por objetivo fazer com que as crianças soltem sua criatividade, e funcione como um retiro, por isso a utilização de cores fortes e formas geométricas, pois elas servem para estimular a percepção espacial e visual dos pequenos. A equipe do estúdio é formada por: João Escaleira Amaral, Manuela Tamborino, Ruy Cardoso e Vanessa Vieira.

FAHR 021.3

Peça comemorativa, Eclipse, para celebrar o 20º aniversário da classificação do centro histórico do Porto como Patrimônio Mundial da Unesco, a peça utiliza de formas geométricas e uma cor chamativa, para atrair atenção da pessoas que passam ao redor da praça. Equipe do estúdio: Filipa Frois Almeida, Hugo Reis, Sérgio Marafona, Catarina Azevedo e Henry Ko.

João Tiago Aguiar

Planejar casas com estilo minimalista é sua especialidade, esse estilo moderno urbano favorece no detalhe das casas e traz vertentes mais dinâmicas para o local, potencializando assim a aparência final do projeto.

Romulo Neto Arquitetos

Projeto de um Hotel Rural, que possui como conceito a relação de 3 palavras: Homem (sujeito ativo) – Historia (elemento de construção da sociedade) – Objeto (produto criado). A junção das três vertentes gera um arquitetura moderna e imponente, que se mistura com o clássico.

Fonte: ArchDaily.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here