Para além de comer bem e fazer exercício, fim de ano é um período ideal para fazer um balanço geral. Inclusive da sua saúde. Com a pressão no trabalho, afazeres domésticos e compromissos sociais, tem sido cada vez mais difícil manter a saúde.

Pensando nisso, listamos 10 dicas para ajudar a manter esse estado ao longo do seu ano todo.

 

1- Atenção ao seu sono

Quantas horas por dia você precisa para recarregar sua bateria? Dormir bem é essencial para recuperar as energias depois de um dia intenso de trabalho.

2- Caminhar é preciso

Ao mesmo tempo em que caminha, você mantém seu coração ritmado, movimenta suas articulações e ainda tem tempo para pensar na vida sem focar nas preocupações. Com o protetor solar, caminhar ao sol também melhora o humor e os níveis de vitamina D no organismo.

3- Passe seus pensamentos para o papel
Assim como um computador, seu cérebro não funciona muito bem se “muitas janelas” estiverem abertas. Ao passar suas ideias para o papel, você já sabe que não terá risco de perdê-las e poderá gastar menos energia se preocupando.
4- Curta os momentos que passa sozinho

Seja assistindo a uma série ou lendo um livro, reserve um tempo só seu. Momentos assim ajudam a trazer um equilíbrio a sua rotina.

5- Cuide da sua casa

Mantenha sua casa organizada e procure renová-la sempre que puder. Doe aquilo que não é mais útil e abra espaço para o novo entrar.

6- O que te faz rir?

Vídeos na internet? Papo com os amigos? Cante em um karaokê ou no banho. Tanto a risada, quanto a música tem um efeito super especial para a saúde de todos. Afinal, como diz o ditado popular “quem canta seus males espanta”.

7- Atenção a alimentação

Não é novidade para ninguém que sempre vale a pena trocar um produto industrial por um natural, orgânico. E claro, tomar muita água. Procure a ajuda de um profissional, caso não consiga disciplinar sua rotina de refeições.

8- Exponha o que você pensa e sente para as pessoas

Mesmo que seja de uma forma informal, quando você compartilha seus sentimentos consegue ter uma perspectiva melhor sobre eles e até mesmo contar com a ajuda e apoio das pessoas ao seu redor. Esse é um ponto fundamental para a saúde mental. Profissionais de saúde também podem oferecer esse atendimento especializado, quando preciso.
9- Saiba quando dizer NÃO e SIM

Não tenha medo de dizer ‘não’ para aquilo que você não concorda ou compactua. Diga sim para mudanças na rotina e  escolhas que podem te colocar fora da zona de conforto.

10- Atitude positiva

Vale lembrar o estudo publicado no American Journal of Epidemiology que apontou que as pessoas otimistas têm menos probabilidades de morrer de câncer, doenças cardíacas, respiratórias ou infeções. Então comece 2018 mentalizando muita saúde! Mas é claro, não deixe de colocar as mudanças de hábitos em prática.

Pequenas atitudes como estas no seu dia a dia podem ter um grande efeito. Feliz 2018!

 

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