A Associação Apolar e a Franqueadora RIA fizeram do Dia Internacional da Mulher uma inspiração aos cuidados com a saúde, beleza e posicionamento do papel da mulher na sociedade. A semana foi comemorada com dicas de automaquiagem e cuidados com a pele, através da parceria com uma consultora da Mary Kay. No dia 09/março, uma palestra foi disponibilizada as mulheres da rede, onde tivemos como tema “O Emponderamento Feminino”. Mas o que este tema transmitiu as mulheres?

Emponderamento Feminino, como explicado pela psicóloga Fabiana Parizotto, é a afirmação da mulher em todas as atividades sociais, econômicas e políticas, fazendo com que a sua inserção e visibilidade sejam aumentadas tanto na fala como no espaço. Isso é fazer com que cada mulher fortaleça e assuma o seu poder individual diante da nossa sociedade.

Muitos acham que o dia da mulher começou a ser celebrado devido a um incêndio em março de 1911, nos Estados Unidos, onde 125 mulheres morreram por terem ficado trancadas dentro de uma fábrica, esse incêndio acabou virando um mito para a celebração. Mas realmente foi isso que aconteceu?

Tudo começou quando 15.000 mulheres marcharam em Nova York demandando direito a voto, melhores condições de trabalho, fim do trabalho infantil, diminuição da carga horária, que naquela época era de até 14 horas diárias, de segunda-feira a sábado, chegando a incluir alguns domingos de manhã e salários baixos.

Em 1910, a militante Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem definir uma data precisa, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagem. O objetivo era homenagear todas as mulheres que sofreram com a luta por seus direitos e igualdade.

Em 1914, foi escolhido o dia 8 de março como data oficial e era um mecanismo para protestos. Mas foi somente em 1975 que a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher por meio de um decreto.

Se desde os anos 1900 as mulheres lutam pelos seus direitos, não seria diferente em uma época globalizada onde seus movimentos estão ficando cada vez mais fortes e com mais adeptos. Hoje vemos mulheres entrando para a política, comandando nações, e ocupando outros cargos importantes que antigamente eram apenas destinados a homens.

Gerações e mais gerações de mulheres lutaram para que hoje todas pudessem ser ouvidas e não reprimidas quando falam de algo que as incomoda, mas essa luta não pode parar e não deve ser esquecida. A data 08 de março é simbólica para uma luta que deve acontecer todos os dias.

Confira algumas fotos das nossas comemorações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here