menu

Bairros curitibanos: Bigorrilho

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Conhecido por muitos curitibanos como “Champagnat”, o Bigorrilho tem este apelido em homenagem à São Marcelino Champagnat, um padre francês que foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999. O bairro começou com o Juvenato dos Irmãos Marista (em que São Marcelino foi fundador) que tinha uma chácara do Bigorrilho às Mercês.

A região é uma das que tem a maior concentração de edifícios na cidade de Curitiba. Os prédios estão presentes, principalmente, nas vias principais da área, enquanto as casas tradicionais ficam nas ruas secundárias. O bairro também conta com bastante lojas de ruas nos andares térreos de alguns condomínios.

História do bairro

Como comentamos acima, antigamente existia uma chácara na qual funcionava o Juvenato dos Irmãos Maristas. Foi na década de 50 que os Irmãos Maristas decidiram lotear parte de seu local. Atualmente, esta área corresponde aos quarteirões que vão da Praça da Ucrânia até a rua Presidente Taunay. Esta pequena e restrita região ficou conhecida, na época, por Jardim Champagnat.

 Em 2001, aconteceu uma tentativa de mudança do nome Bigorrilho para Champagnat. A proposta não chegou a ser votada em um plebiscito popular, pois houve uma mobilização contra o projeto. Como resultado, a Câmera Municipal rejeitou a proposta com a maioria dos votos dos vereadores.

A atitude despertou a curiosidade da Fundação Cultural de Curitiba, que fez uma grande pesquisa sobre o bairro, resgatando a sua história desde o começo até os dias atuais. Todas as informações coletadas, você encontra no livro: Bigorrilho, a construção de um espaço urbano.

Bairros curitibanos

Contexto atual do bairro

Com os binários feitos pela Prefeitura Municipal, o trânsito no Bigorrilho é bastante facilitado. Esta implementação conta com vias principais e secundárias com mão única e uma via paralela seguindo o sentido contrário.

O bairro também conta com o terminal de integração Campina do Siqueira, um dos mais movimentados da cidade. Por ser uma das principais formas de chegar ao Parque Barigui, o movimento do local continua alto principalmente no final de semana. O terminal também conta com importantes linhas de ônibus de Curitiba, como o Inter 2 e o expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido. Este último, liga o extremo leste ao oeste da cidade, além de facilitar o acesso ao centro e outras regiões distantes.

Além dos diversos prédios residenciais e acesso fácil de ônibus, o Bigorrilho possui um dos parques mais conhecidos do município, praças, faculdades e diversas opções de lazer e gastronomia.

 

Pontos para se visitar

Se você está procurando por um bairro com diversas opções de lazer para a família, o Bigorrilho é o lugar. Vamos conhecer os principais pontos para se visitar?

  1. Parque Barigui

O parque, que é um dos maiores e mais antigos parques da cidade, foi batizado com o nome do rio que o corta. Este local conta com diversas opções de lazer, para todos os tipos de pessoas, como: pistas de caminhada e corrida, ciclovia, equipamentos de academia ao ar livre, pistas de aeromodelismo e quiosques com churrasqueiras. Além de um heliporto, o Centro de Exposições de Curitiba e o Museu do Automóvel. Morada para a fauna local, o parque Barigui tem acesso liberado 24 horas por dia e possui um amplo estacionamento.

  1. Praça da Espanha

Crédito: Prefeitura de Curitiba.

Este é um local que atrai os mais diversos tipos públicos, desde crianças, até jovens e adultos. Aos sábados, a praça conta com a famosa Feira de Antiguidade, exposição de carros e atividades, como pintura para crianças e yoga. Contudo, o que realmente atrai a população para este lugar é o projeto Batel Soho. Inspirado nos bairros nova iorquinos, a proposta é criar uma ótima experiência no circuito de compras, gastronomia e lazer.

  1. Praça da Ucrânia

Às sextas-feiras, a partir das 17h, o local enche de gente querendo aproveitar o melhor da comida de rua em Curitiba. A Feira Gastronômica da Praça Ucrânia reúne 26 barras de comidas típicas das mais diferentes culinárias, como nordestina, ucraniana, alemã, japonesa e muito mais. Enquanto alguns se deliciam com os pratos, outros preferem aproveitar as 9 barracas da Feira de Orgânicos – que acontece ao mesmo tempo.

 

Afazeres do dia a dia

Com diversas opções de atendimento à saúde, o bairro não tem a mesma a sorte com escolas de Ensino Médio. Apesar disso, o Bigorrilho conta com duas das principais faculdades da cidade e um importante shopping center.

  1. Universidade Tuiuti do Paraná

Crédito: Universidade Tuiuti do Paraná.

Tradicional instituição de ensino superior de Curitiba, a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) oferece em sua grade cursos de graduação e pós-graduação nas mais diferentes áreas de conhecimento.

  1. Hospital Universitário Evangélico do Paraná

Parte do curso de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná, o local foi fundado na década de 50. Hoje em dia, o hospital é o maior complexo privado do estado com 548 leitos (452 são de atendimento exclusivo ao SUS) e 36 especialidades médicas.

Para você, qual é o maior ponto positivo do Bigorrilho? Conte para a gente nos comentários. Se quiser saber mais sobre os bairros de Curitiba e conhecer o melhor de cada região para morar, não se esqueça de acessar o nosso e-book.

Bairros curitibanos

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.