Encontrar o imóvel ideal pode ser extremamente difícil quando há diversas opções diferentes no mercado. Muitos não conseguem encontrar o imóvel dos sonhos, ou quando encontram um que gostam, muitas vezes não encontram o preço adequado. Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para te ajudar nesse momento:

1. Faça uma boa visita

Uma boa visita em um imóvel significa separar algumas horas do seu dia para passar um bom tempo vendo todos os cômodos, medindo, tirando fotos e fazendo perguntas. Não tenha medo de questionar o corretor ou o vendedor sobre qualquer coisa relacionada ao ambiente, à vizinhança e à região. Registre todas as dimensões dos cômodos e imagine como os seus móveis e a sua decoração ficariam neles. Se for preciso, leve profissionais como engenheiros e arquitetos para te ajudar a tirar dúvidas relacionadas aos móveis e espaços. Faça mais de uma visita, em horários diferentes, para ter uma ideia de como é a movimentação da rua em cada um deles, e de preferência escolha uma hora de dia, para conseguir perceber em quais locais do imóvel bate sol.

2. Pesquise o máximo que puder sobre a região

Um dos pontos mais importantes para a escolha de um imóvel é a localização dele, dependendo do seu estilo de vida e da sua família, será necessário procurar um bairro mais tranquilo ou mais agitado. Assim, na hora de analisar a compra de um imóvel, é preciso levar em consideração diversos fatores relacionados à localização como: a segurança do bairro, os hábitos dos vizinhos, os serviços ofertados e a infraestrutura das ruas. Cheque o histórico de criminalidade da região, converse com os moradores e comerciantes, veja quais são as opções de transporte que você terá para ir e voltar do trabalho. Tudo isso fará diferença na horá de definitivamente se mudar para um novo lugar!

3. Pense a longo prazo

Na hora de escolher onde morar, mesmo que você não planeje ficar por um grande período de tempo, é preciso ter uma noção de como a região vai estar futuramente, e de como a infraestrutura do imóvel estará também. Observe se há indicações de que o bairro está se desenvolvendo, se há novos empreendimentos por perto e analise se o seu ambiente será ou não valorizado com essas mudanças. Tudo isso é muito importante, pois, futuramente se você decidir se mudar, será difícil de vender ou alugar o seu imóvel se houverem mudanças negativas.

4. Saiba exatamente o que você quer

Antes de começar a sua procura, é preciso ter sempre em mente exatamente o que você quer. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam procurando antes de definir os seus parâmetros e por isso, acabam se perdendo entre tantas opções. Tenha uma boa ideia do seu perfil: que tipo de região você quer? Quais são as suas prioridades? Você prefere um imóvel novo ou usado? E o mais importante de tudo, quanto você pode gastar?

Não esqueça de levar em consideração todos os gastos, desde o frete da mudança, ao aluguel, condomínio e até mesmo pensando nas mudanças que você precisará fazer no ambiente. Tenha sempre em mente o seu orçamento ideal, assim com certeza será mais fácil encontrar o seu imóvel.

5. Saiba lidar bem com a corretora e os vendedores

É importante saber ser cordial e fazer perguntas para os vendedores, corretores ou construtora que estão vendendo e apresentando o imóvel. Questione o motivo do imóvel estar sendo vendido, pesquise o histórico da construtora, e busque todas as burocracias necessárias, como a matrícula do registro de imóveis, para saber se todas as contas, como o IPTU por exemplo, estão em dia.

Na hora de encontra um local para morar, a Apolar Personnalité é seu melhor ajudante! Confira o nosso site e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de dicas e notícias sobre onde morar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here