menu

9 itens de uma casa feliz, segundo a ciência

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

A nossa casa é o melhor lugar do mundo. Quem discorda? Ela nos transmite segurança, aconchego, bem-estar. É justamente esse sentimento que nos faz sentir saudade do lar quando estamos viajando para qualquer canto do mundo – até o mais incrível deles. Mas a ciência comprovou que é possível tornar o nosso ninho ainda melhor e mais feliz. São nove maneiras de tornar a rotina mais leve e divertida. E o melhor: nada de reforma, quebra-quebra e trabalho. Confira!

Lavabo | A bancada de madeira bruta que compunha o antigo frontão da lareira destaca-se no espaço pintado de um tom verde seco. Cuba da Roca. A escada veio da Divino Espaço. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Pinte uma parede de verde ou amarelo

De todas as cores do arco-íris, o amarelo e o verde são os tons que mais provocam sentimentos de felicidade e bem-estar, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Vrije, em Amsterdã, na Holanda. Você pode escolher entre todos os tons de amarelos e verdes que existem e eleger apenas uma parede para colocar a cor.

Fruteira e flores na bancada de mármore do bar (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

Faça um arranjo de flores

Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos mostrou que ter um belo arranjo de flores em casa só faz bem. Segundo os pesquisadores, elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade a longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.

Com espaço de sobra, os moradores conseguiram deixar os livros prediletos à mão e ainda expor porta-retratos com momentos especiais. Os objetos de decoração são da LS Selection e da L’Oeil (Foto: Célia Weiss)

Espalhe fotos pela casa

Se você tem apenas um livro e um copo d’água em seu criado-mudo, experimente incluir também um porta-retrato com uma foto linda de sua família. Os cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, garantem que isso fará você mais feliz. Segundo a pesquisa, olhar para fotos antigas e de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calmaria.

Potes recebem uma tinta spray e velas. Regadores Ideia Única, prato Jardineiro Fiel (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

Acenda uma vela de baunilha

Se você é da turma que adora acender uma vela aromatizada para relaxar, vai gostar de saber dessa notícia. Uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Senses, especialista em estudos químicos, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Se estiver na dúvida na hora de escolher a sua vela, fique sempre com o cheiro mais doce!

bloco-de-notas (Foto: ThinkStock)

Faça anotações

Um estudo feito pela Associação de Ciência Psicológica, nos Estados Unidos, mostrou que escrever pequenos lembretes em blocos e cadernos contribui para o bom humor, assim como fazer atividades físicas e terapia. Segundo os cientistas, redescobrir as notas após algum tempo faz com que você se sinta mais feliz. Aproveita e já anota essas dicas em um bloquinho.

Aprenda a tornar a sua ausência mais tranquila para o seu pet (Foto: Thinkstock)

Tenha um amigo peludo

Não precisa de ciência para saber que ter um cão ou gato em casa torna o ambiente muito mais divertido e acolhedor. Mas uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e, consequentemente, os tornam muito mais felizes.

aroma-floral (Foto: ThinkStock)

Escolha aromas florais

“A flor é uma manipuladora de humores”, afirma a pesquisadora Patricia Wilson, da Universidade La Salle, na Filadélfia, nos Estados Unidos após conduzir um estudo sobre aromas. Quando os participantes da pesquisa foram questionamos sobre cheiros que traziam felicidade, 74% deles afirmaram flores. Você concorda?

Quarto do casal | Cama executada pela Marcenaria Doffini. Capa de edredom da Alexia Lutece, com manta comprada em Amsterdã. Pendente da Lumina Arandela. Na parede, a obra Kimono, do artista plástico Thomaz Velho – amigo do casal (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)

Arrume a cama

Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.

Desenhada pelo arquiteto Flavio Miranda, a bancada do banheiro da suíte tem cuba dupla com metais industriais (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

Lembre-se: menos é mais!

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Ou seja, quanto mais enfeites e acessórios você tem, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, a solução para uma vida calma e feliz é uma boa limpeza e uma casa minimalista. Que tal tentar?

 

Fonte: Casa e Jardim

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.