menu

O índice que mede a confiança da construção subiu em abril pela segunda vez consecutiva, segundo a Fundação Getulio Vargas. A alta foi de 0,2 ponto, atingindo 67,0 pontos. Segundo a instituição, no entanto, não foi suficiente para reverter a tendência de queda observada desde novembro de 2013. “O resultado sinaliza a persistência de um ritmo muito fraco de atividade neste segundo trimestre”, informa a FGV.

Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, a melhora, que veio do índice de expectativas, ainda é frágil e restrita a alguns segmentos. O indicador permanece muitos pontos abaixo do patamar otimista, o que não permite vislumbrar uma reversão da tendência de queda da atividade.

A suave elevação se deve à melhora da percepção das empresas em relação aos meses seguintes: o Índice de Expectativas avançou 1,1 ponto, alcançando 72,2 pontos. Nesse caso, a expectativa com a situação dos negócios para os próximos seis meses foi o que mais contribuiu para a alta no mês.

Já o Índice da Situação Atual apresentou a quarta queda consecutiva, ao recuar 0,6 ponto, alcançando 62,4 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010. O quesito que mais contribuiu negativamente foi o que mensura o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios.

“O declínio da atividade do setor vem impactando diretamente o mercado de trabalho e, em especial, a contratação de mão de obra qualificada”, diz a FGV.
Inflação da construção

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou taxa de variação de 0,41% em abril, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,79%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,29%, menor que o índice de 0,38% do mês anterior. O índice referente à mão de obra registrou variação de 0,52%, também menor que a taxa de variação de 1,16% do mês anterior. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Cinco capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida, Salvador e Porto Alegre registraram aceleração.

Fonte: G1

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.