menu

Nova gestão do Secovi-PR quer ampliar pesquisa

4 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

O Sindicato da Habitação e Con­domínios do Paraná (Secovi-PR) empossou na segunda-feira à noite uma nova diretoria. Li­­liana Ribas Tavernaro, da Taver­naro Imóveis, de Ponta Grossa, é a nova presidente da gestão 2010-2014. A entidade, que responde por duas mil imobiliárias e oito mil condomínios só em Curitiba, tem como foco principal nos próximos anos aumentar sua representatividade no estado e a qualidade dos serviços do setor para a sociedade.

Hoje, o Secovi-PR, por meio do Instituto Paranaense de Pes­quisas do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), é uma das principais fontes de informação do setor, com um estudo am­­plo e mensal sobre preços de com­­pra e venda e locação de imó­­­­veis de Curitiba, entre ou­­tros dados, que são divulgados, com frequência, para seus associados e a população em geral, no site www.secovipr.com.br.

Na gestão anterior, o desafio de levar esse mesmo banco de dados para outras regionais (Cas­cavel, Foz do Iguaçu, Matinhos (Litoral), Londrina, Maringá e Ponta Grossa) já existia, mas ainda depende de avanços. “Este ano vamos voltar a incentivar as imobiliárias para que alimentem o banco de dados do In­­pes­par com sua oferta de imóveis para que possamos ampliar essa pesquisa. Sem isso não te­­mos como dimensionar o mercado das outras regionais”, afirma Liliana.

Formação

A bandeira da excelência de serviço passa pela capacitação da força de trabalho do setor imobiliário (corretores) e do setor condominial (porteiros, zeladores e síndicos). Isso é feito pela Univer­sidade Livre do Mercado Imobi­liá­­rio e Condominial do Paraná (Unihab), setor de educação profissional da entidade. “O diferencial deste ano é a parceria, firmada este mês, com o Instituto Fe­­deral do Paraná (IFPR), para que esses cursos tenham uma certificação dada por uma instituição de ensino idônea”, frisa Liliana. O técnico em Tran­­sações Imobiliárias é um dos cursos que serão oferecidos pelo Secovi-PR, por meio da parceria da Unihab e do IFPR, este ano. Em 2009, 3.245 pessoas passaram pela Unihab, um crescimento de 10% em relação a 2008.

Saúde

O Secovi-PR oferece atendimento médico e odontológico a funcionários de imobiliárias e condomínios em três de suas sedes: Curitiba, Maringá e Londrina. No ano passado 120 mil pessoas passaram pelo Secovimed. Para o atendimento é necessário que a imobiliária ou condomínio contribua com determinada quantia por funcionário, parecido com um plano de saúde.

Mediação

O Secovi-PR trabalhará nesta gestão para uma atuação maior da Câmara de Mediação e Ar­­bitragem (CMA), criada em 1997. O órgão, que em 2009 atendeu cerca de 500 casos, é composto por profissionais do setor com formação (uma especialização) na área de mediação e arbitragem. Ques­tões como inadimplência e irregularidades em condomínios são discutidas e deliberadas por um mediador escolhido por ambas as partes. Para os casos irem à CMA é necessário que exista uma cláusula compromissória na convenção do condomínio que determine a Câ­­mara como órgão para resolução de conflitos. Caso não haja consenso na mediação, a questão é resolvida por três árbitros. “Trata-se de um meio para en­­contrar uma solução rápida pa­­ra um problema, sem que seja preciso levá-lo à Justiça co­­mum, o que economiza custos”, ressalta Liliana.

Serviço:

Mais informações sobre o Secovi-PR e seus serviços pelo telefone (41) 3259-6000.

Fonte : Gazeta do Povo

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.