menu

Como financiar um apartamento

6 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

O sonho de se obter o próprio apartamento toma conta de grande parte das famílias brasileiras. Nos últimos anos, a facilidade de se obter o imóvel aumentou significantemente. Os créditos bancários ganham cada vez mais força, permitindo a compra, mesmo para quem não tem o necessário para tal realização no momento, por meio de uma alternativa que vem se tornando bastante visada ultimamente: o financiamento.

Quando uma pessoa compra um apartamento, seja ele novo ou usado, existe a opção de financiar o pagamento. Os bancos são quem realizam os financiamentos, pagando a quem vende o imóvel o valor que quem vai realizar a compra quer financiar. Assim, cria-se uma relação entre o comprador e o banco, onde a quantia investida é paga por meio de parcelas com acréscimo de juros. O imóvel não pode ser negociado até que o pagamento da dívida esteja devidamente concluído.

Com a estabilidade econômica, alongaram-se os prazos de financiamento, permitindo assim que o valor das prestações diminuísse significativamente. Ultimamente, a queda dos juros permitiu obter crédito por até 35 anos com uma taxa razoável, tornando o crédito imobiliário uma opção questionável até para quem tem poupança e pode pagar à vista.

Sobretudo, antes de se obter um financiamento, é necessário realizar um estudo para entender melhor os diferentes tipos de financiamentos e qual é a melhor opção de acordo com suas condições. Isso depende da sua faixa de renda e do valor do imóvel em questão. Confira abaixo os diferentes tipos de financiamento e como realizar o mesmo.

Documentos necessários

Para realização do financiamento é necessário a apresentação de alguns documentos. Primeiramente, deve se entregar originais e cópias de RG e CPF, dos comprovantes de renda e de estado civil.

Condições de financiamento

Muitos bancos oferecem a opção de financiamento, mas como sabemos qual escolher?

A diferença entre eles está nas condições de pagamento, como a duração do contrato, taxas de juros compradas, condições de pagamentos e valor do imóvel financiado.

O certo é realizar uma ampla pesquisa e ver qual banco é o mais vantajoso, depois de escolhido, o primeiro passo é ir até uma agência e conversar com o gerente para iniciar o processo que permitirá a liberação do crédito.

É importante saber como funciona a compra de um imóvel, para entender melhor os detalhes que englobam esse processo:

Tipos de financiamento:

Sistema Financeiro de habilitação (SFH)

Financiamento realizado pelo Governo Federal. É garantido através dos recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O SFH é responsável pela maior parte dos financiamentos que ocorrem no Brasil, para que ele ocorra é necessário que o valor do imóvel seja avaliado em R$750 mil no Distrito Federal, Rio de janeiro e São Paulo. Nos outros estados, o valor máximo é de R$650 mil.

Outra exigência das instituições financeiras é que os valores das parcelas não comprometam 30% da renda familiar. Isso, mesmo restringindo as opções para adquirir o imóvel, serve como garantia para proteger o cliente e a própria instituição da inadimplência.

Se o proprietário atual estiver usado o FGTS quando comprou o apartamento, um novo comprador só poderá utilizá-lo novamente após três anos. Ele também não pode possuir imóveis na cidade em que trabalha, ou nas cidades que fazem divisa ou pertençam à mesma região metropolitana.

O prazo máximo para quitar a dívida é de 35 anos, as taxas de juro são de no máximo 12% e a compra só pode ser realizada por pessoa física.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Modalidade criada com a função de servir de complemento ao SFH, sendo que ele foca em pessoas com necessidades específicas. Igualmente desenvolvido pelo Governo Federal, os juros são maiores e variáveis com relação ao SFH, por conta de os riscos também serem.

Não é necessário ter um limite de renda comprometida nem um valor máximo do apartamento para adquirir esse financiamento. A compra pode ser realizada tanto por pessoa física quanto jurídica e o prazo para quitar a dívida é de 35 anos.

Avaliação do imóvel

A avaliação é realizada por meio de uma empresa, Arquiteto ou Engenheiro. Após isso, é feito a elaboração do contrato pelo banco, o qual solicita que o comprador e o vendedor assinem o documento, que deve ser registrado em cartório e levado à agência bancária. Assim, o crédito é liberado, o vendedor recebe o dinheiro e o comprador começa a pagar as parcelas.

E agora?

Depois de conhecer as etapas necessárias para realizar o financiamento, confira algumas dicas para fechar o contrato:

  • Entre em contato com o banco para solicitação de crédito antes de encontrar o apartamento ideal;
  • O valor total a pagar pode variar em até 30%;
  • Tente sempre negociar o valor;
  • É possível cortar o custo migrando para outro banco;
  • A idade do mutuário afeta o valor das prestações (o prazo encurta para candidatos com mais de 45 anos e 6 meses);
  • O aporte inicial pode ser maior em certos bancos.

Por fim, conclui-se que o financiamento pode ser uma válvula de escape para quem quer fugir de aluguéis e ter o tão sonhado apartamento próprio, entretanto, deve-se ir a fundo nas pesquisas e realizar diversos cálculos para que não haja equivoco e a dívidas estejam sempre sobre controle.

Veja o e-book que preparamos para você entender um pouco melhor sobre financiamento de imóveis.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.