menu

Imóveis em Curitiba: Como escolher a melhor opção?

7 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Curitiba é conhecida mundialmente por ser uma cidade modelo, se diferindo das principais capitais que integram o Brasil. Considerada ecologicamente correta, por ser composta de uma vasta área verde e diversos parques, a cidade sorriso possui um clima semelhante à Europa e um transporte público tecnológico e eficiente. A capital é uma escolha atraente para qualquer tipo de pessoa, isso por ter opções de lazer que agradam praticamente a todos os públicos.

Já está certo que Curitiba é um local muito agradável e ideal para se morar, entretanto, ainda há muitas dúvidas em relação a qual imóvel escolher e qual a localização ideal que atenda às necessidades em questão. Em Curitiba, é melhor morar em casa ou apartamento? Quais são os bairros mais tranquilos? E os mais badalados? Se você tem esse tipo de dúvida, confira agora algumas dicas que podem esclarecer essas imprecisões.

Casa X Apartamento

Escolher entre uma casa ou um apartamento é uma triagem difícil que deve receber uma atenção especial. Veja algumas vantagens e desvantagens que cada tipo de imóvel oferece e qual se encaixa melhor às suas necessidades.

Casa

Casas em Curitiba são muito procuradas. Por ser uma cidade ecológica e sinônimo de tranquilidade, nada melhor do que ficar à vontade em sua própria residência. A liberdade  de se morar em uma casa é considerada seu atributo principal, não sendo necessár io se preocupar com regras de condomínio  ou vizinhos “colados” (como acontece em alguns apartamentos), tendo mais privacidade para quem deseja ficar mais à vontade. Esse fator não se resume somente a capital paranaense, em qualquer lugar uma casa oferece essas vantagens.

As casas também, geralmente, oferecem um espaço maior e uma área em volta, ideal para quem tem animais de estimação, deseja ter criação de plantas e quem sabe até a própria horta.

Infelizmente, nem tudo é vantajoso em relação às casas. A segurança é um fator muito preocupante e incomoda bastante quem adquire esse tipo de imóvel.

Uma opção para quem não quer arcar com esses gastos são os condomínios. Apesar da liberdade ser um pouco menor e também haver gastos, o local é mais seguro, principalmente para quem tem filhos pequenos e objetos de valor na residência.

Apartamento

Apartamentos em Curitiba podem ser uma ótima escolha para quem passa a maior parte do tempo no trabalho ou em seus afazeres diários fora de casa. Em andares altos, os prédios possivelmente trarão uma bela vista, pelo fato de a cidade ser constituída em grande parte de áreas verdes, parques e praças, além da incidência de insetos ser muito menor.

Nos apartamentos, independentemente do local em que se encontram, não há taxa de manutenção (responsabilidade do condomínio) e, na maioria das vezes, possuem porteiros e câmeras, evitando a maioria dos problemas e garantindo a segurança de seus moradores.

Os pontos fracos de se morar em apartamento são a falta de privacidade (em alguns casos) e o incômodo com os vizinhos, pois existem leis de vizinhança e ainda as regras do próprio condomínio. Entretanto, alguns prédios oferecem uma área de lazer com muitas opções, como piscina, campo de futebol e salão de festa, servindo como válvula de escape.

É novo na cidade e gostaria de saber mais sobre ela? Baixe agora o nosso guia de bolso para novos moradores de Curitiba e tenha acesso às melhores informações sobre a capital paranaense:

Depois de conferir as vantagens das casas e apartamentos, saiba um pouco mais sobre os bairros de Curitiba:

Bairros preferidos pela população curitibana

Para quem procura bairros calmos e cômodos, Curitiba oferece diversas opções. Regiões como Mercês e imóveis próximo à praça 29 de Março e à Torre da Telepar, também conhecida como Torre Panorâmica, ofertam uma bela vista da cidade e um clima de tranquilidade.

A Vila Izabel, Água Verde, Cabral, Cristo Rei e Boa Vista também são conhecidas por serem regiões calmas. Todos esses locais oferecem tranquilidade sem abrir mão de se estar próximo ao centro da cidade.

Facilidades ao redor

Curitiba oferece muitas opções de bairros residências que abordam todos os serviços prioritários, como mercados, farmácias, áreas comerciais, shoppings e lojas.

Algumas regiões como Bigorrilho, Juvevê, Cabral, Centro e Centro Cívico ofertam facilidade para transportes públicos e ruas tranquilas sem abrir mão das áreas comerciais.

Bairros agitados

Para quem procura uma região mais badalada, o bairro Batel com certeza é a escolha certa. O local engloba diversas baladas e bares conceituados, ideal para quem não dispensa um agito. Considerado o segundo centro de Curitiba, o Batel recebe diariamente pessoas de todos os estilos, entretanto, também oferta diversas áreas comerciais, sendo considerado um lugar muito bem localizado.

O Centro também não fica de fora da classe de bairros que oferecem agito noturno.  No São Francisco, por exemplo, é possível encontrar ruas como Trajano Reis e Paulo Gomes, que são muito movimentadas por jovens e adultos que não dispensam uma boa festa.

Imóveis valorizados

Assim como todas as cidades, Curitiba também tem locais considerados valorizados. Bairros como Jardim Botânico, Seminário, Ecoville e Mossungue costumam receber empreendimentos de luxo na cidade.

Xaxim e Boqueirão, apesar de não serem extremamente valorizados, são bairros que estão em constante crescimento e ascensão pela população.

Locais históricos

 

Curitiba oferece uma imensa diversidade histórica em que é  possível encontrar região dos mais variados estilos europeus. Algumas opções como Santa Felicidade e Alto da Glória se encaixam nesse padrão, oferecendo infraestrutura e compostos por diversas casas preservadas. S ão lugares certos para quem procura belas regiões com um certo “ar diferente”.

O Centro não fica de fora dos bairros que preservam patrimônios históricos. Lá é possível encontrar fachadas preservadas pelo governo e diversas casas antigas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Curitiba, consulte os imóveis Apolar e veja qual melhor atende às suas necessidades!

Baixe também nosso E-book online sobre os bairros de Curitiba gratuitamente e conheça melhor os melhores locais para morar.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.