menu

Vai dividir a casa ou apartamento? Confira 4 dicas essenciais

5 minutos de leitura

Modo noturno

Tamanho da fonte

Pensando em dividir apartamento ou casa em Curitiba? O desafio de sair da casa dos pais e morar sozinho faz parte da vida de muitos jovens que chegam para estudar e trabalhar em Curitiba. Mas junto dessa mudança, na maioria das vezes, está a companhia do roommate — um colega de casa, que vai dividir as despesas e viabilizar tudo isso.

E aí pode surgir a dúvida: como fazer essa parceria dar certo? Estabelecer limites pode ser um bom norte. Por isso enumeramos quatro pilares de convivência para te ajudar a estabelecer limites claros, com ações simples, para ter mais chances de uma parceria de sucesso:

Como dividir apartamento ou casa com alguém

1) Limpeza doméstica é básica

Regra básica: sujou, limpou. Se o seu colega não tiver isso como algo natural dele, ajude-o a desenvolver. Pode ser conversando e mostrando a diferença que faz.

Eis alguns exemplos: limpar os fios de cabelo que caem no banheiro, não deixar acumular a louça na pia, delimitar os dias de quem irá retirar o lixo ou limpar cada cômodo.

Cabe a cada um definir o que se encaixa melhor no perfil dos moradores. Vão contratar uma faxineira semanalmente ou mensalmente para ajudar a manter a casa em ordem? Farão algum revezamento de limpeza? Façam um acordo verbal ou escrito de como farão a limpeza.

Muita gente se incomoda com roupas íntimas penduradas no banheiro. Se for o caso, respeite seu colega e guarde tudo corretamente. Colocou a roupa no varal? Tire-as após secá-las para das espaço para os demais. Quem vai usar a máquina de lavar a cada dia? E a geladeira?

Deixe claro que cada um deve cuidar de seus alimentos. Ninguém merece sentir um cheiro desagradável e descobrir que é uma comida estragada ou embolorada. E isso nos leva para o próximo item.

2) Dividir comida corretamente

Comida é um assunto muito delicado. Em alguns casos, em casas com mais gente, funciona a ideia de dividir a alimentação e rachar todas as despesas. Mas, normalmente, quando se trata de duas ou três pessoas, é difícil aliar os gostos e rotinas de cada um. Por isso, costuma ser mais fácil estabelecer que cada um compre a sua comida. Pode parecer egoísta, mas é prático.

Outra dica é separar a geladeira e armários por prateleiras individuais. Se forem precisar de algo do amigo, deixem acordado que um pode avisar o outro, pegar e repor depois. Além disso, da sua parte, quando for fazer comida, pergunte sempre se seu roommate aceita. É uma demonstração de consideração e um detalhe que faz a diferença e servirá de exemplo para ele.

3) Controle financeiro dentro de casa é o principal

Quem será o gestor financeiro da casa? É muito importante determinar o responsável por pagar as contas. Essa pessoa irá informar os valores para os demais e efetuar o pagamento de tudo. Já a outra pessoa deverá transferir o dinheiro dentro do prazo.

Geralmente produtos de limpeza entram no rateio geral com as demais contas. Assim como a comida, é importante ter em mente o que é de quem no caso de eletrodomésticos e itens em geral.

O dinheiro, ou a falta dele, costuma ser a razão principal para dividir o apartamento ou casa, porque muitas vezes é o que possibilita “mordomias básicas” como uma internet melhor, Netflix, e arcar com despesas de condomínio etc. Com tudo sendo pago em dia, serão altas as chances dessa parceria dar certo — afinal é uma das principais formas de se estabelecer confiança.

4) Convívio em geral tem que ser agradável

Outro motivo para a parceria dar certo são as regras básicas de convívio geral. Podem realizar festas? Qual o horário de barulho? Quem pode convidar? Costumes e hábitos em geral, caberá a vocês se entenderem.

Na maioria das vezes, quando o assunto é visitas ou namorados, é interessante manter um mínimo de equilíbrio. O ideal é que vá apenas algumas vezes, preferencialmente aos finais de semana — afinal, ele ou ela não são moradores daquela casa.

Com o tempo a tendência é irem se conhecendo e se adaptando à rotina do outro: horário de acordar, tomar banho, tudo. Outra dica é terem um calendário de provas, caso sejam estudantes, assim poderão saber quando o outro terá prova e precisará de mais tempo de silêncio e concentração. E até poderá incentivá-lo a estudar.

Assim, mesmo sem serem necessariamente do mesmo ciclo social, o respeito e diálogo entre os dois estará sendo cultivado. E todos se sentirão realmente em casa.

Caso tenham qualquer problema em algum desses pilares, convoque uma reunião,  faça novas combinações até que o acordo funcione para ambas as partes. Quando a divisão dá certo, além de reduzir as despesas, o roommate pode se tornar uma boa companhia para dividir e marcar essa importante fase da vida.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas.

Loading

Fique por dentro »

Como anunciar?

É muito fácil anunciar seu imóvel com a Apolar. O processo é rápido e simples, para que o seu investimento tenha retorno imediato, sem preocupação com burocracia ou negociação complicada. E o melhor: o anúncio é grátis!

Basta cadastrar seus dados e informações sobre o imóvel no link https://www.apolar.com.br/anuncie e um corretor da Apolar irá entrar em contato com você. Depois da vistoria seu imóvel estará pronto para ser anunciado para venda ou locação!

A equipe da Apolar prepara o melhor anúncio para seu imóvel, destacando todos os pontos positivos e os diferenciais (localização, metragem, atributos). Além disso, fotógrafos profissionais fazem o registro dos ambientes, tornando o anúncio ainda mais atrativo.

O anúncio ficará disponível em um dos maiores portais imobiliários do país, que recebe mais de 10 mil acessos diariamente.

Quais documentos?

A praticidade para venda ou locação com a Apolar também passa pela entrega de documentação.

Documentos para alugar:
RG
CPF
Ficha de cadastro preenchida

Documentos para comprar:
RG
CPF
Comprovante de estado civil
Certidões pessoais

Documentos para vender:
Documento do imóvel
RG
CPF
Comprovante de estado civil

Em situações especiais outros documentos podem ser exigidos e a equipe Apolar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Você quer alugar ou vender?

A Apolar tem agilidade garantida na locação ou na venda de imóveis e uma lista de clientes com cadastro pré-aprovado. Além disso, seu imóvel será anunciado em um dos maiores portais imobiliários do Brasil, que recebe mais de 10 mil acessos diários, além de parceria com outros sites parceiros.

Para facilitar o processo de cadastro, é possível realizar a avaliação e a vistoria online. Se seu imóvel está em outra imobiliária, é possível mudar para a Apolar com cobertura das condições atuais. Ou seja, menos burocracia para você!

Toda a equipe da Apolar é especializada no ramo. Os anúncios são criados para destacar todos os diferenciais do imóvel e as imagens são produzidas por fotógrafos profissionais.

Para quem vai alugar, é possível optar entre mais de 10 opções de fiança. E todos os clientes contam com consultoria jurídica com advogados especialistas no setor imobiliário.